Design como estratégia de valorização territorial: a Ria de Aveiro

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Almeida, Nuno Filipe dos Santos
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/30394
Resumo: A presente investigação pretende explorar o impacto do design na criação de valor num ambiente complexo como são as cidades. Com foco na cidade de Aveiro e na cultura do sal, foi feito um estudo relacionado com a evolução e das características que a definiram e a definem na atualidade. Inicialmente, tentando perceber o mundo que nos rodeia, apoiado por revisão bibliográfica para a definição do que são os não lugares e como este influenciam a sociedade contemporânea e os comportamentos que eles fazer despertar. Que tipo de sociedade cresce sobre estes comportamentos, como estes traduzem a realidade e por isso novos hábitos de consumo cultural e comercial. Um processo de análise, que foi complementado por casos de estudo que recaíram sobre a cidade, a cultura, a relação entre os seus promotores e as tipologias de iniciativas. Após a consolidação do conhecimento aferido, foi desenvolvido um projeto com foco no espaço da antiga lota de Aveiro, um lugar de memória mas também um espaço abandonado. Através a criação de um projeto identitário, que foi promovido através de recursos e plataformas digitais e analógicas, procurou-se explorar a colaboração de diversos atores. Como resultado, esta iniciativa apresenta um arquivo relevante de apoio a futuras iniciativas a desenvolver juntamente com a sociedade civil, governamental e económica para futura orientação estratégica do espaço A Lota. Através desta ação, procurou-se contribuir para a discussão de como estas abordagens fazem criar cidades mais resilientes e como podemos contribuir para a construção de cidades contemporâneas com e para as pessoas.
id RCAP_d7249603226dbe3460d93f45ae0e2ffc
oai_identifier_str oai:ria.ua.pt:10773/30394
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str
spelling Design como estratégia de valorização territorial: a Ria de AveiroAveiroSalEdificado abandonadoLugares e não lugaresClasse criativaColaboraçãoCuriosidadeA presente investigação pretende explorar o impacto do design na criação de valor num ambiente complexo como são as cidades. Com foco na cidade de Aveiro e na cultura do sal, foi feito um estudo relacionado com a evolução e das características que a definiram e a definem na atualidade. Inicialmente, tentando perceber o mundo que nos rodeia, apoiado por revisão bibliográfica para a definição do que são os não lugares e como este influenciam a sociedade contemporânea e os comportamentos que eles fazer despertar. Que tipo de sociedade cresce sobre estes comportamentos, como estes traduzem a realidade e por isso novos hábitos de consumo cultural e comercial. Um processo de análise, que foi complementado por casos de estudo que recaíram sobre a cidade, a cultura, a relação entre os seus promotores e as tipologias de iniciativas. Após a consolidação do conhecimento aferido, foi desenvolvido um projeto com foco no espaço da antiga lota de Aveiro, um lugar de memória mas também um espaço abandonado. Através a criação de um projeto identitário, que foi promovido através de recursos e plataformas digitais e analógicas, procurou-se explorar a colaboração de diversos atores. Como resultado, esta iniciativa apresenta um arquivo relevante de apoio a futuras iniciativas a desenvolver juntamente com a sociedade civil, governamental e económica para futura orientação estratégica do espaço A Lota. Através desta ação, procurou-se contribuir para a discussão de como estas abordagens fazem criar cidades mais resilientes e como podemos contribuir para a construção de cidades contemporâneas com e para as pessoas.The present research intends to explore the impact of design on value creation in a complex environment such as cities. With a focus on the city of Aveiro and the salt culture, a study was carried out related to the evolution and the characteristics that defined it and define it nowadays. Initially, trying to perceive the world around us, supported by bibliographical review for the definition of what non-places are and how this influence contemporary society and the behaviors they do wake up. What kind of society grows on these behaviors, how these translate the reality and for that reason new habits of cultural and commercial consumption. A process of analysis, which was complemented by case studies that fall on the city, the culture, the relationship between its promoters and the typologies of initiatives. After consolidating the verified knowledge, a project was developed focusing on the space of the old Aveiro loft, a place of memory but also an abandoned space. Through the creation of an identity project, which was promoted through digital and analogical resources and platforms, we sought to explore the collaboration of various actors. As a result, this initiative presents a relevant archive of support for future initiatives to be developed together with civil, governmental and economic society for future strategic orientation of the A Lota area. Through this action, we sought to contribute to the discussion of how these approaches make cities more resilient and how we can contribute to the construction of contemporary cities with and for people.2021-01-28T19:47:32Z2018-01-01T00:00:00Z2018info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/30394porAlmeida, Nuno Filipe dos Santosinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-17T04:07:52ZPortal AgregadorONG
dc.title.none.fl_str_mv Design como estratégia de valorização territorial: a Ria de Aveiro
title Design como estratégia de valorização territorial: a Ria de Aveiro
spellingShingle Design como estratégia de valorização territorial: a Ria de Aveiro
Almeida, Nuno Filipe dos Santos
Aveiro
Sal
Edificado abandonado
Lugares e não lugares
Classe criativa
Colaboração
Curiosidade
title_short Design como estratégia de valorização territorial: a Ria de Aveiro
title_full Design como estratégia de valorização territorial: a Ria de Aveiro
title_fullStr Design como estratégia de valorização territorial: a Ria de Aveiro
title_full_unstemmed Design como estratégia de valorização territorial: a Ria de Aveiro
title_sort Design como estratégia de valorização territorial: a Ria de Aveiro
author Almeida, Nuno Filipe dos Santos
author_facet Almeida, Nuno Filipe dos Santos
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Almeida, Nuno Filipe dos Santos
dc.subject.por.fl_str_mv Aveiro
Sal
Edificado abandonado
Lugares e não lugares
Classe criativa
Colaboração
Curiosidade
topic Aveiro
Sal
Edificado abandonado
Lugares e não lugares
Classe criativa
Colaboração
Curiosidade
description A presente investigação pretende explorar o impacto do design na criação de valor num ambiente complexo como são as cidades. Com foco na cidade de Aveiro e na cultura do sal, foi feito um estudo relacionado com a evolução e das características que a definiram e a definem na atualidade. Inicialmente, tentando perceber o mundo que nos rodeia, apoiado por revisão bibliográfica para a definição do que são os não lugares e como este influenciam a sociedade contemporânea e os comportamentos que eles fazer despertar. Que tipo de sociedade cresce sobre estes comportamentos, como estes traduzem a realidade e por isso novos hábitos de consumo cultural e comercial. Um processo de análise, que foi complementado por casos de estudo que recaíram sobre a cidade, a cultura, a relação entre os seus promotores e as tipologias de iniciativas. Após a consolidação do conhecimento aferido, foi desenvolvido um projeto com foco no espaço da antiga lota de Aveiro, um lugar de memória mas também um espaço abandonado. Através a criação de um projeto identitário, que foi promovido através de recursos e plataformas digitais e analógicas, procurou-se explorar a colaboração de diversos atores. Como resultado, esta iniciativa apresenta um arquivo relevante de apoio a futuras iniciativas a desenvolver juntamente com a sociedade civil, governamental e económica para futura orientação estratégica do espaço A Lota. Através desta ação, procurou-se contribuir para a discussão de como estas abordagens fazem criar cidades mais resilientes e como podemos contribuir para a construção de cidades contemporâneas com e para as pessoas.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-01-01T00:00:00Z
2018
2021-01-28T19:47:32Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10773/30394
url http://hdl.handle.net/10773/30394
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1777303567466496000