Design como estratégia de valorização territorial: a Ria de Aveiro
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10773/30394 |
Resumo: | A presente investigação pretende explorar o impacto do design na criação de valor num ambiente complexo como são as cidades. Com foco na cidade de Aveiro e na cultura do sal, foi feito um estudo relacionado com a evolução e das características que a definiram e a definem na atualidade. Inicialmente, tentando perceber o mundo que nos rodeia, apoiado por revisão bibliográfica para a definição do que são os não lugares e como este influenciam a sociedade contemporânea e os comportamentos que eles fazer despertar. Que tipo de sociedade cresce sobre estes comportamentos, como estes traduzem a realidade e por isso novos hábitos de consumo cultural e comercial. Um processo de análise, que foi complementado por casos de estudo que recaíram sobre a cidade, a cultura, a relação entre os seus promotores e as tipologias de iniciativas. Após a consolidação do conhecimento aferido, foi desenvolvido um projeto com foco no espaço da antiga lota de Aveiro, um lugar de memória mas também um espaço abandonado. Através a criação de um projeto identitário, que foi promovido através de recursos e plataformas digitais e analógicas, procurou-se explorar a colaboração de diversos atores. Como resultado, esta iniciativa apresenta um arquivo relevante de apoio a futuras iniciativas a desenvolver juntamente com a sociedade civil, governamental e económica para futura orientação estratégica do espaço A Lota. Através desta ação, procurou-se contribuir para a discussão de como estas abordagens fazem criar cidades mais resilientes e como podemos contribuir para a construção de cidades contemporâneas com e para as pessoas. |
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Design como estratégia de valorização territorial: a Ria de AveiroAveiroSalEdificado abandonadoLugares e não lugaresClasse criativaColaboraçãoCuriosidadeA presente investigação pretende explorar o impacto do design na criação de valor num ambiente complexo como são as cidades. Com foco na cidade de Aveiro e na cultura do sal, foi feito um estudo relacionado com a evolução e das características que a definiram e a definem na atualidade. Inicialmente, tentando perceber o mundo que nos rodeia, apoiado por revisão bibliográfica para a definição do que são os não lugares e como este influenciam a sociedade contemporânea e os comportamentos que eles fazer despertar. Que tipo de sociedade cresce sobre estes comportamentos, como estes traduzem a realidade e por isso novos hábitos de consumo cultural e comercial. Um processo de análise, que foi complementado por casos de estudo que recaíram sobre a cidade, a cultura, a relação entre os seus promotores e as tipologias de iniciativas. Após a consolidação do conhecimento aferido, foi desenvolvido um projeto com foco no espaço da antiga lota de Aveiro, um lugar de memória mas também um espaço abandonado. Através a criação de um projeto identitário, que foi promovido através de recursos e plataformas digitais e analógicas, procurou-se explorar a colaboração de diversos atores. Como resultado, esta iniciativa apresenta um arquivo relevante de apoio a futuras iniciativas a desenvolver juntamente com a sociedade civil, governamental e económica para futura orientação estratégica do espaço A Lota. Através desta ação, procurou-se contribuir para a discussão de como estas abordagens fazem criar cidades mais resilientes e como podemos contribuir para a construção de cidades contemporâneas com e para as pessoas.The present research intends to explore the impact of design on value creation in a complex environment such as cities. With a focus on the city of Aveiro and the salt culture, a study was carried out related to the evolution and the characteristics that defined it and define it nowadays. Initially, trying to perceive the world around us, supported by bibliographical review for the definition of what non-places are and how this influence contemporary society and the behaviors they do wake up. What kind of society grows on these behaviors, how these translate the reality and for that reason new habits of cultural and commercial consumption. A process of analysis, which was complemented by case studies that fall on the city, the culture, the relationship between its promoters and the typologies of initiatives. After consolidating the verified knowledge, a project was developed focusing on the space of the old Aveiro loft, a place of memory but also an abandoned space. Through the creation of an identity project, which was promoted through digital and analogical resources and platforms, we sought to explore the collaboration of various actors. As a result, this initiative presents a relevant archive of support for future initiatives to be developed together with civil, governmental and economic society for future strategic orientation of the A Lota area. Through this action, we sought to contribute to the discussion of how these approaches make cities more resilient and how we can contribute to the construction of contemporary cities with and for people.2021-01-28T19:47:32Z2018-01-01T00:00:00Z2018info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/30394porAlmeida, Nuno Filipe dos Santosinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-17T04:07:52ZPortal AgregadorONG |
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