Entreajuda e Tutoria entre crianças de idades diferentes em Jardim de Infância

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Barbosa, Ana Catarina Ferreira Theias
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.21/14414
Resumo: Relatório de Prática Profissional Supervisionada II apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Educação Pré-Escolar
id RCAP_d724c7b0a0535d73fd23f2ff68dcd5de
oai_identifier_str oai:repositorio.ipl.pt:10400.21/14414
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Entreajuda e Tutoria entre crianças de idades diferentes em Jardim de InfânciaTutoria entre criançasEntreajuda entre criançasGrupos heterogéniosEducação pré escolarChildren’s tutoring interactionsChildren´s mutual help interactionsKindergarten heterogeneousPreschool educationRelatório de Prática Profissional Supervisionada II apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Educação Pré-EscolarO presente relatório desenvolve-se no âmbito da Unidade Curricular de Prática Profissional Supervisionada módulo II (PPS II), integrada no Mestrado em Educação Pré-Escolar. A PPS II decorreu num Jardim de Infância (JI) da rede pública, em Lisboa, com um grupo de 20 crianças com idades compreendidas entre os 4 e os 6 anos da idade. Este trabalho visa retratar de uma forma reflexiva o percurso percorrido enquanto educadora estagiária, durante seis meses de intervenção pedagógica, desenvolvendo uma atitude de cariz investigativa. É assim, apresentada uma caraterização de todo o contexto socioeducativo, interligada à explicitação das minhas intencionalidades pedagógicas. Apresenta-se igualmente a investigação realizada no contexto da PPS II. Assim, a mesma foi elaborada seguindo as diretrizes de um estudo de caso, de natureza qualitativa, que procura compreender qual a influência dos grupos heterogéneos em idade, nas interações de entreajuda e tutoria entre crianças de idades diferentes, bem como qual o papel do adulto como potenciador destas mesmas interações, e por fim, conhecer quais as conceções das crianças do grupo sobre a valorização que as mesmas atribuem a este tipo de interações. Destaco que, para a recolha de dados foram utilizadas a observação, as notas de campo e as entrevistas feitas à educadora cooperante e às crianças. Os resultados deste estudo sugerem que, numa sala de atividades em que haja uma prática sistematizada associada a valores interacionais de qualidade, por parte da equipa educativa, as interações de entreajuda e tutoria entre crianças de idades diferentes, ocorrem mais espontaneamente, independentemente da sua idade. O relatório apresenta ainda, uma reflexão sobre construção da profissionalidade docente enquanto (futura) educadora de infância.ABSTRACT This report is developed within the scope of the Curricular Unit of Professional Practice Supervised module II (PPS II), integrated in the Master's degree in Pre-School Education. The PPS II took place in a kindergarten (JI) in Lisbon, with a group of 20 children aged between 4 and 6 years old. This work aims to portray in a reflexive way the path traveled as an intern kindergarten teacher, during six months of pedagogical intervention, developing an attitude of an investigative nature. Thus, a characterization of the entire socioeducational context, linked to the explanation of my pedagogical intentions. It is also presented the research carried out in the context of PPS II. This research followed a qualitative case-study design and examines the influence of heterogeneous groups in age, on the mutual help and tutoring interactions between children of different ages, as well as the role of adults as enhancer of these same interactions, and finally, knowing which conceptions children have about these matters. I would point out that, for the purpose of data collection, observation, field notes and interviews to the kindergarten teacher and the children, were used. The results of this study suggests that, in an activity room where there is a systematized practice of interactional quality values on the part of the educational team, the interactions of mutual help and tutoring among children of different ages occur more spontaneously, regardless of their ages. The report also presents a reflection on the construction of teaching professionalism as a (future) kindergarten teacher.Lino, DalilaRosa, JoãoRCIPLBarbosa, Ana Catarina Ferreira Theias2022-03-09T09:18:50Z2021-07-222021-07-22T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/14414TID:202930556porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-03T10:10:33Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/14414Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:22:13.507888Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Entreajuda e Tutoria entre crianças de idades diferentes em Jardim de Infância
title Entreajuda e Tutoria entre crianças de idades diferentes em Jardim de Infância
spellingShingle Entreajuda e Tutoria entre crianças de idades diferentes em Jardim de Infância
Barbosa, Ana Catarina Ferreira Theias
Tutoria entre crianças
Entreajuda entre crianças
Grupos heterogénios
Educação pré escolar
Children’s tutoring interactions
Children´s mutual help interactions
Kindergarten heterogeneous
Preschool education
title_short Entreajuda e Tutoria entre crianças de idades diferentes em Jardim de Infância
title_full Entreajuda e Tutoria entre crianças de idades diferentes em Jardim de Infância
title_fullStr Entreajuda e Tutoria entre crianças de idades diferentes em Jardim de Infância
title_full_unstemmed Entreajuda e Tutoria entre crianças de idades diferentes em Jardim de Infância
title_sort Entreajuda e Tutoria entre crianças de idades diferentes em Jardim de Infância
author Barbosa, Ana Catarina Ferreira Theias
author_facet Barbosa, Ana Catarina Ferreira Theias
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Lino, Dalila
Rosa, João
RCIPL
dc.contributor.author.fl_str_mv Barbosa, Ana Catarina Ferreira Theias
dc.subject.por.fl_str_mv Tutoria entre crianças
Entreajuda entre crianças
Grupos heterogénios
Educação pré escolar
Children’s tutoring interactions
Children´s mutual help interactions
Kindergarten heterogeneous
Preschool education
topic Tutoria entre crianças
Entreajuda entre crianças
Grupos heterogénios
Educação pré escolar
Children’s tutoring interactions
Children´s mutual help interactions
Kindergarten heterogeneous
Preschool education
description Relatório de Prática Profissional Supervisionada II apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Educação Pré-Escolar
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-07-22
2021-07-22T00:00:00Z
2022-03-09T09:18:50Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.21/14414
TID:202930556
url http://hdl.handle.net/10400.21/14414
identifier_str_mv TID:202930556
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133493854208000