Relatório de Estágio realizado na Escola Secundária José Gomes Ferreira
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.5/26107 |
Resumo: | Este relatório representa o culminar de todo o meu processo de formação profissional desenvolvido no âmbito da Educação Física, sob a forma de análise e reflexão crítica acerca do meu desempenho enquanto professora na Escola Secundária José Gomes Ferreira. O processo de estágio foi orientado com base no Guia de Estágio Pedagógico 2020/2021, que abrange quatro áreas de intervenção pedagógica. Estas áreas sugerem abordagens algo diferenciadas, mas deverão ser, sempre que possível, complementadas e articuladas entre si. O presente documento ilustra, de forma crítica e reflexiva, a minha experiência de estágio, abrangendo as minhas aprendizagens, expectativas, decisões, dificuldades, superações e aspirações profissionais. Por fim, o relatório encontra-se redigido sob a forma de uma analogia, que remete para o contexto de preparação de uma peça de teatro, onde os diferentes intervenientes do processo de estágio assumem as funções inerentes ao contexto em questão. Apesar da temática, que apresenta um propósito meramente criativo, o documento descreve crítica e reflexivamente a minha experiência, de acordo com cada uma das áreas anteriormente referidas e articulando-as sempre que possível, suportando de forma lógica e coerente com as fontes teóricas necessárias ao complemento da informação descrita. |
id |
RCAP_d72722a3078272be3dd41055a72af0fe |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.repository.utl.pt:10400.5/26107 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Relatório de Estágio realizado na Escola Secundária José Gomes FerreiraAprendizagemEducação FísicaEscolaEstágio pedagógicoFormação profissionalIntervenção pedagógicaPeça de teatroProfessorReflexão críticaRelatórioCritical reflectionLearningPedagogical internshipPedagogical interventionPhysical EducationProfessional trainingReportSchoolTeacherTheater playDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoEste relatório representa o culminar de todo o meu processo de formação profissional desenvolvido no âmbito da Educação Física, sob a forma de análise e reflexão crítica acerca do meu desempenho enquanto professora na Escola Secundária José Gomes Ferreira. O processo de estágio foi orientado com base no Guia de Estágio Pedagógico 2020/2021, que abrange quatro áreas de intervenção pedagógica. Estas áreas sugerem abordagens algo diferenciadas, mas deverão ser, sempre que possível, complementadas e articuladas entre si. O presente documento ilustra, de forma crítica e reflexiva, a minha experiência de estágio, abrangendo as minhas aprendizagens, expectativas, decisões, dificuldades, superações e aspirações profissionais. Por fim, o relatório encontra-se redigido sob a forma de uma analogia, que remete para o contexto de preparação de uma peça de teatro, onde os diferentes intervenientes do processo de estágio assumem as funções inerentes ao contexto em questão. Apesar da temática, que apresenta um propósito meramente criativo, o documento descreve crítica e reflexivamente a minha experiência, de acordo com cada uma das áreas anteriormente referidas e articulando-as sempre que possível, suportando de forma lógica e coerente com as fontes teóricas necessárias ao complemento da informação descrita.This report represents the conclusion of the entire process of my professional training developed in Physical Education, in the form of the analysis and critical reflection about my performance as a teacher at the José Gomes Ferreira High School. The guidance of the internship process was based on the Pedagogical Internship Guide 2020/2021, which covers four areas of pedagogical intervention. These areas suggest somewhat different approaches, but should be, whenever possible, complemented and articulated with each other. This document illustrates, in a critical and reflective way, what was my internship experience, covering my learning, expectations, decisions, difficulties, achievements and professional aspirations. Finally, the report is written in the form of an analogy, which refers to the context of the preparation of a theater play, where the different participants of the internship process assume the roles inherent to this context. Despite the theme, which presents a merely creative purpose, the document describes critically and reflectively my experience, according to each of the previously mentioned areas and articulating them whenever possible and is supported in a logical and coherent way with the necessary theoretical sources to complement the described information.Quitério, Ana Luísa DiasRepositório da Universidade de LisboaSá, Catarina de Oliveira Santos Paiva2022-11-17T16:33:07Z20222022-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.5/26107TID:203092732porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-06T14:55:36Zoai:www.repository.utl.pt:10400.5/26107Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:09:49.952460Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Relatório de Estágio realizado na Escola Secundária José Gomes Ferreira |
title |
Relatório de Estágio realizado na Escola Secundária José Gomes Ferreira |
spellingShingle |
Relatório de Estágio realizado na Escola Secundária José Gomes Ferreira Sá, Catarina de Oliveira Santos Paiva Aprendizagem Educação Física Escola Estágio pedagógico Formação profissional Intervenção pedagógica Peça de teatro Professor Reflexão crítica Relatório Critical reflection Learning Pedagogical internship Pedagogical intervention Physical Education Professional training Report School Teacher Theater play Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
title_short |
Relatório de Estágio realizado na Escola Secundária José Gomes Ferreira |
title_full |
Relatório de Estágio realizado na Escola Secundária José Gomes Ferreira |
title_fullStr |
Relatório de Estágio realizado na Escola Secundária José Gomes Ferreira |
title_full_unstemmed |
Relatório de Estágio realizado na Escola Secundária José Gomes Ferreira |
title_sort |
Relatório de Estágio realizado na Escola Secundária José Gomes Ferreira |
author |
Sá, Catarina de Oliveira Santos Paiva |
author_facet |
Sá, Catarina de Oliveira Santos Paiva |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Quitério, Ana Luísa Dias Repositório da Universidade de Lisboa |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Sá, Catarina de Oliveira Santos Paiva |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Aprendizagem Educação Física Escola Estágio pedagógico Formação profissional Intervenção pedagógica Peça de teatro Professor Reflexão crítica Relatório Critical reflection Learning Pedagogical internship Pedagogical intervention Physical Education Professional training Report School Teacher Theater play Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
topic |
Aprendizagem Educação Física Escola Estágio pedagógico Formação profissional Intervenção pedagógica Peça de teatro Professor Reflexão crítica Relatório Critical reflection Learning Pedagogical internship Pedagogical intervention Physical Education Professional training Report School Teacher Theater play Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
description |
Este relatório representa o culminar de todo o meu processo de formação profissional desenvolvido no âmbito da Educação Física, sob a forma de análise e reflexão crítica acerca do meu desempenho enquanto professora na Escola Secundária José Gomes Ferreira. O processo de estágio foi orientado com base no Guia de Estágio Pedagógico 2020/2021, que abrange quatro áreas de intervenção pedagógica. Estas áreas sugerem abordagens algo diferenciadas, mas deverão ser, sempre que possível, complementadas e articuladas entre si. O presente documento ilustra, de forma crítica e reflexiva, a minha experiência de estágio, abrangendo as minhas aprendizagens, expectativas, decisões, dificuldades, superações e aspirações profissionais. Por fim, o relatório encontra-se redigido sob a forma de uma analogia, que remete para o contexto de preparação de uma peça de teatro, onde os diferentes intervenientes do processo de estágio assumem as funções inerentes ao contexto em questão. Apesar da temática, que apresenta um propósito meramente criativo, o documento descreve crítica e reflexivamente a minha experiência, de acordo com cada uma das áreas anteriormente referidas e articulando-as sempre que possível, suportando de forma lógica e coerente com as fontes teóricas necessárias ao complemento da informação descrita. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-11-17T16:33:07Z 2022 2022-01-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.5/26107 TID:203092732 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.5/26107 |
identifier_str_mv |
TID:203092732 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1817550486518104064 |