Relatório de Estágio realizado na Escola Secundária José Gomes Ferreira

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sá, Catarina de Oliveira Santos Paiva
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.5/26107
Resumo: Este relatório representa o culminar de todo o meu processo de formação profissional desenvolvido no âmbito da Educação Física, sob a forma de análise e reflexão crítica acerca do meu desempenho enquanto professora na Escola Secundária José Gomes Ferreira. O processo de estágio foi orientado com base no Guia de Estágio Pedagógico 2020/2021, que abrange quatro áreas de intervenção pedagógica. Estas áreas sugerem abordagens algo diferenciadas, mas deverão ser, sempre que possível, complementadas e articuladas entre si. O presente documento ilustra, de forma crítica e reflexiva, a minha experiência de estágio, abrangendo as minhas aprendizagens, expectativas, decisões, dificuldades, superações e aspirações profissionais. Por fim, o relatório encontra-se redigido sob a forma de uma analogia, que remete para o contexto de preparação de uma peça de teatro, onde os diferentes intervenientes do processo de estágio assumem as funções inerentes ao contexto em questão. Apesar da temática, que apresenta um propósito meramente criativo, o documento descreve crítica e reflexivamente a minha experiência, de acordo com cada uma das áreas anteriormente referidas e articulando-as sempre que possível, suportando de forma lógica e coerente com as fontes teóricas necessárias ao complemento da informação descrita.
id RCAP_d72722a3078272be3dd41055a72af0fe
oai_identifier_str oai:www.repository.utl.pt:10400.5/26107
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Relatório de Estágio realizado na Escola Secundária José Gomes FerreiraAprendizagemEducação FísicaEscolaEstágio pedagógicoFormação profissionalIntervenção pedagógicaPeça de teatroProfessorReflexão críticaRelatórioCritical reflectionLearningPedagogical internshipPedagogical interventionPhysical EducationProfessional trainingReportSchoolTeacherTheater playDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoEste relatório representa o culminar de todo o meu processo de formação profissional desenvolvido no âmbito da Educação Física, sob a forma de análise e reflexão crítica acerca do meu desempenho enquanto professora na Escola Secundária José Gomes Ferreira. O processo de estágio foi orientado com base no Guia de Estágio Pedagógico 2020/2021, que abrange quatro áreas de intervenção pedagógica. Estas áreas sugerem abordagens algo diferenciadas, mas deverão ser, sempre que possível, complementadas e articuladas entre si. O presente documento ilustra, de forma crítica e reflexiva, a minha experiência de estágio, abrangendo as minhas aprendizagens, expectativas, decisões, dificuldades, superações e aspirações profissionais. Por fim, o relatório encontra-se redigido sob a forma de uma analogia, que remete para o contexto de preparação de uma peça de teatro, onde os diferentes intervenientes do processo de estágio assumem as funções inerentes ao contexto em questão. Apesar da temática, que apresenta um propósito meramente criativo, o documento descreve crítica e reflexivamente a minha experiência, de acordo com cada uma das áreas anteriormente referidas e articulando-as sempre que possível, suportando de forma lógica e coerente com as fontes teóricas necessárias ao complemento da informação descrita.This report represents the conclusion of the entire process of my professional training developed in Physical Education, in the form of the analysis and critical reflection about my performance as a teacher at the José Gomes Ferreira High School. The guidance of the internship process was based on the Pedagogical Internship Guide 2020/2021, which covers four areas of pedagogical intervention. These areas suggest somewhat different approaches, but should be, whenever possible, complemented and articulated with each other. This document illustrates, in a critical and reflective way, what was my internship experience, covering my learning, expectations, decisions, difficulties, achievements and professional aspirations. Finally, the report is written in the form of an analogy, which refers to the context of the preparation of a theater play, where the different participants of the internship process assume the roles inherent to this context. Despite the theme, which presents a merely creative purpose, the document describes critically and reflectively my experience, according to each of the previously mentioned areas and articulating them whenever possible and is supported in a logical and coherent way with the necessary theoretical sources to complement the described information.Quitério, Ana Luísa DiasRepositório da Universidade de LisboaSá, Catarina de Oliveira Santos Paiva2022-11-17T16:33:07Z20222022-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.5/26107TID:203092732porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-06T14:55:36Zoai:www.repository.utl.pt:10400.5/26107Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:09:49.952460Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Relatório de Estágio realizado na Escola Secundária José Gomes Ferreira
title Relatório de Estágio realizado na Escola Secundária José Gomes Ferreira
spellingShingle Relatório de Estágio realizado na Escola Secundária José Gomes Ferreira
Sá, Catarina de Oliveira Santos Paiva
Aprendizagem
Educação Física
Escola
Estágio pedagógico
Formação profissional
Intervenção pedagógica
Peça de teatro
Professor
Reflexão crítica
Relatório
Critical reflection
Learning
Pedagogical internship
Pedagogical intervention
Physical Education
Professional training
Report
School
Teacher
Theater play
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short Relatório de Estágio realizado na Escola Secundária José Gomes Ferreira
title_full Relatório de Estágio realizado na Escola Secundária José Gomes Ferreira
title_fullStr Relatório de Estágio realizado na Escola Secundária José Gomes Ferreira
title_full_unstemmed Relatório de Estágio realizado na Escola Secundária José Gomes Ferreira
title_sort Relatório de Estágio realizado na Escola Secundária José Gomes Ferreira
author Sá, Catarina de Oliveira Santos Paiva
author_facet Sá, Catarina de Oliveira Santos Paiva
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Quitério, Ana Luísa Dias
Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Sá, Catarina de Oliveira Santos Paiva
dc.subject.por.fl_str_mv Aprendizagem
Educação Física
Escola
Estágio pedagógico
Formação profissional
Intervenção pedagógica
Peça de teatro
Professor
Reflexão crítica
Relatório
Critical reflection
Learning
Pedagogical internship
Pedagogical intervention
Physical Education
Professional training
Report
School
Teacher
Theater play
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Aprendizagem
Educação Física
Escola
Estágio pedagógico
Formação profissional
Intervenção pedagógica
Peça de teatro
Professor
Reflexão crítica
Relatório
Critical reflection
Learning
Pedagogical internship
Pedagogical intervention
Physical Education
Professional training
Report
School
Teacher
Theater play
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
description Este relatório representa o culminar de todo o meu processo de formação profissional desenvolvido no âmbito da Educação Física, sob a forma de análise e reflexão crítica acerca do meu desempenho enquanto professora na Escola Secundária José Gomes Ferreira. O processo de estágio foi orientado com base no Guia de Estágio Pedagógico 2020/2021, que abrange quatro áreas de intervenção pedagógica. Estas áreas sugerem abordagens algo diferenciadas, mas deverão ser, sempre que possível, complementadas e articuladas entre si. O presente documento ilustra, de forma crítica e reflexiva, a minha experiência de estágio, abrangendo as minhas aprendizagens, expectativas, decisões, dificuldades, superações e aspirações profissionais. Por fim, o relatório encontra-se redigido sob a forma de uma analogia, que remete para o contexto de preparação de uma peça de teatro, onde os diferentes intervenientes do processo de estágio assumem as funções inerentes ao contexto em questão. Apesar da temática, que apresenta um propósito meramente criativo, o documento descreve crítica e reflexivamente a minha experiência, de acordo com cada uma das áreas anteriormente referidas e articulando-as sempre que possível, suportando de forma lógica e coerente com as fontes teóricas necessárias ao complemento da informação descrita.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-11-17T16:33:07Z
2022
2022-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.5/26107
TID:203092732
url http://hdl.handle.net/10400.5/26107
identifier_str_mv TID:203092732
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131194068041728