Comportamento do consumidor: emoções, motivações e experiências
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2012 |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10348/1486 |
Resumo: | Embora se baseie em ideias que vêm sendo consolidadas por alguma investigação empírica do autor, este capítulo é, sobretudo, um ensaio teórico sobre as determinantes afectivas do comportamento do consumidor. Apesar da cada vez maior aceitação do papel fundamental do afecto na formação das atitudes face às marcas, a maioria dos livros introdutórios de marketing continua a transmitir a ideia de que os consumidores fazem escolhas racionais e baseadas em atributos dos produtos. Em nítida oposição a esta tradição, este texto assenta no pressuposto básico de que as qualidades afectivas atribuídas aos estímulos ambientais desempenham um papel principal na activação e direcção do comportamento do consumidor, incluindo as decisões e experiências de consumo. O texto dá grande atenção à definição do sistema afectivo e à forma como este se relaciona com o modo como os consumidores são motivados para, se envolvem e recordam as experiências de consumo. Adoptando esta visão, o marketing experiencial poderá ser visto como uma forma de proporcionar experiências agradáveis que respondem a necessidades físicas, sensoriais, cognitivas, emocionais e sociais dos consumidores. |
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Embora se baseie em ideias que vêm sendo consolidadas por alguma investigação empírica do autor, este capítulo é, sobretudo, um ensaio teórico sobre as determinantes afectivas do comportamento do consumidor. Apesar da cada vez maior aceitação do papel fundamental do afecto na formação das atitudes face às marcas, a maioria dos livros introdutórios de marketing continua a transmitir a ideia de que os consumidores fazem escolhas racionais e baseadas em atributos dos produtos. Em nítida oposição a esta tradição, este texto assenta no pressuposto básico de que as qualidades afectivas atribuídas aos estímulos ambientais desempenham um papel principal na activação e direcção do comportamento do consumidor, incluindo as decisões e experiências de consumo. O texto dá grande atenção à definição do sistema afectivo e à forma como este se relaciona com o modo como os consumidores são motivados para, se envolvem e recordam as experiências de consumo. Adoptando esta visão, o marketing experiencial poderá ser visto como uma forma de proporcionar experiências agradáveis que respondem a necessidades físicas, sensoriais, cognitivas, emocionais e sociais dos consumidores. |
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