Olhar para o céu: a criança e a astronomia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Curval, Ana Sofia Marafona
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/20.500.11960/1503
Resumo: A educação pré-escolar revela-se fundamental no desenvolvimento integral da criança pois é neste espaço que a criança começa a contactar e experimentar com situações e fenómenos diversificados. O presente relatório emerge da Prática de Ensino Supervisionada II (PES II) do Mestrado em Educação Pré-Escolar e foi desenvolvido num Jardim de infância do Agrupamento da Abelheira no concelho de Viana do Castelo. Este relatório encontra-se estruturado em três partes. Nesta primeira parte é apresentada a caracterização do meio, do jardim de infância e do grupo das crianças onde decorreu a PES II. Na segunda parte apresenta-se um estudo realizado nesse contexto focado na questão de investigação: “É possível alterar conhecimentos de crianças de 5 e 6 anos acerca de fenómenos astronómicos?”. Para o efeito foram definidos quatro objetivos de modo a dar resposta á questão formulada. Apoiado numa metodologia qualitativa, centrada num desenho de investigação-ação, contou com 21 crianças com idades compreendidas entre os 5 e os 6 anos. Nele foram desenvolvidas doze atividades focadas na temática abordada e através das quais se pretendeu avaliar as aprendizagens das crianças relativamente a conceitos de astronomia. Como instrumentos de recolha de dados optou-se pela observação apoiada por registos audiovisuais, notas de campo e desenhos realizados pelas crianças. Os dados recolhidos foram sujeitos a uma análise de conteúdo. Os resultados do estudo indicam que apesar do tema não ser muito abordado nesta etapa educativa, a maioria das crianças já manifestava algumas ideias prévias sobre os diferentes fenómenos abordados. Após a realização das diferentes atividades a maioria das crianças revelou ter compreendido os diferentes conceitos, verbalizando e identificando corretamente: as fases da Lua; a forma, denominação e características do Planeta Terra; posicionamento e algumas características dos Planetas do Sistema Solar e a compreensão da ocorrência dos fenómenos de dia e noite. Algumas crianças manifestavam ainda ter alguns conhecimentos acerca do movimento de rotação e translação do Planeta Terra. Na terceira parte deste relatório efetua-se uma reflexão final sobre toda a PES.
id RCAP_d72b34d828e821da1b5d23e2b9038cf3
oai_identifier_str oai:repositorio.ipvc.pt:20.500.11960/1503
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Olhar para o céu: a criança e a astronomiaCiênciasEducação pré-escolarFenómenos astronómicosSciencePreschool educationAstronomic eventsA educação pré-escolar revela-se fundamental no desenvolvimento integral da criança pois é neste espaço que a criança começa a contactar e experimentar com situações e fenómenos diversificados. O presente relatório emerge da Prática de Ensino Supervisionada II (PES II) do Mestrado em Educação Pré-Escolar e foi desenvolvido num Jardim de infância do Agrupamento da Abelheira no concelho de Viana do Castelo. Este relatório encontra-se estruturado em três partes. Nesta primeira parte é apresentada a caracterização do meio, do jardim de infância e do grupo das crianças onde decorreu a PES II. Na segunda parte apresenta-se um estudo realizado nesse contexto focado na questão de investigação: “É possível alterar conhecimentos de crianças de 5 e 6 anos acerca de fenómenos astronómicos?”. Para o efeito foram definidos quatro objetivos de modo a dar resposta á questão formulada. Apoiado numa metodologia qualitativa, centrada num desenho de investigação-ação, contou com 21 crianças com idades compreendidas entre os 5 e os 6 anos. Nele foram desenvolvidas doze atividades focadas na temática abordada e através das quais se pretendeu avaliar as aprendizagens das crianças relativamente a conceitos de astronomia. Como instrumentos de recolha de dados optou-se pela observação apoiada por registos audiovisuais, notas de campo e desenhos realizados pelas crianças. Os dados recolhidos foram sujeitos a uma análise de conteúdo. Os resultados do estudo indicam que apesar do tema não ser muito abordado nesta etapa educativa, a maioria das crianças já manifestava algumas ideias prévias sobre os diferentes fenómenos abordados. Após a realização das diferentes atividades a maioria das crianças revelou ter compreendido os diferentes conceitos, verbalizando e identificando corretamente: as fases da Lua; a forma, denominação e características do Planeta Terra; posicionamento e algumas características dos Planetas do Sistema Solar e a compreensão da ocorrência dos fenómenos de dia e noite. Algumas crianças manifestavam ainda ter alguns conhecimentos acerca do movimento de rotação e translação do Planeta Terra. Na terceira parte deste relatório efetua-se uma reflexão final sobre toda a PES.Preschool education is seen as something essential for the development of a child, as it is in this place that the child begins to contact and experiment with several different kinds of situations. This following report emerges from a Supervised Teaching Practice II (PES II) in the Master Degree in Preschool Education and has been developed in the Kindergarten Agrupamento da Abelheira in Viana do Castelo. The structure of this report is divided in three parts. In the first part, we can find the characteristics of this level of education, this Kindergarten and of the children group used in this study. In the second part there’s a study made in this context which is based in the following research question: “Is it possible to change the knowledge of 5 and 6 years old children about astronomic facts?” For that matter, there have been defined four goals. Supported by a qualified methodology and a based on an experimental kind of research, this study was followed through in a group of 21 children at the age of 5 and 6. In this group, there were developed 12 activities based on this main theme, from which we could evaluate the development of the children’s learning skills in the Astronomy’s concepts. To proportionate us all the data needed in this study; we have chosen methods such as video recordings of the children’s behavior, our own observation notes and drawings made by the children. All the collected data has been used in a strict analysis of context. The results of this study have shown that although this type of subject isn’t used much during this phase of education, most of kids did have some preconceived ideas on the topics discussed. After having done all of the activities, most of children appeared to have understood all of the different concepts and were able to correctly identify and verbalize the: Moon phases; the shape, name and characteristics of the Planet Earth; the position and some of the characteristics of the other Planets of the Solar System; and the phenomenon of day and night. Some of the children seemed to have knowledge about the rotation and translation of the Planet Earth. In the third and final part of this report, we have made a final reflection on the entire PES.2016-03-24T10:37:58Z2013-07-30T00:00:00Z2013-07-30info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/20.500.11960/1503porCurval, Ana Sofia Marafonainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-21T14:40:36Zoai:repositorio.ipvc.pt:20.500.11960/1503Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:44:11.816158Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Olhar para o céu: a criança e a astronomia
title Olhar para o céu: a criança e a astronomia
spellingShingle Olhar para o céu: a criança e a astronomia
Curval, Ana Sofia Marafona
Ciências
Educação pré-escolar
Fenómenos astronómicos
Science
Preschool education
Astronomic events
title_short Olhar para o céu: a criança e a astronomia
title_full Olhar para o céu: a criança e a astronomia
title_fullStr Olhar para o céu: a criança e a astronomia
title_full_unstemmed Olhar para o céu: a criança e a astronomia
title_sort Olhar para o céu: a criança e a astronomia
author Curval, Ana Sofia Marafona
author_facet Curval, Ana Sofia Marafona
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Curval, Ana Sofia Marafona
dc.subject.por.fl_str_mv Ciências
Educação pré-escolar
Fenómenos astronómicos
Science
Preschool education
Astronomic events
topic Ciências
Educação pré-escolar
Fenómenos astronómicos
Science
Preschool education
Astronomic events
description A educação pré-escolar revela-se fundamental no desenvolvimento integral da criança pois é neste espaço que a criança começa a contactar e experimentar com situações e fenómenos diversificados. O presente relatório emerge da Prática de Ensino Supervisionada II (PES II) do Mestrado em Educação Pré-Escolar e foi desenvolvido num Jardim de infância do Agrupamento da Abelheira no concelho de Viana do Castelo. Este relatório encontra-se estruturado em três partes. Nesta primeira parte é apresentada a caracterização do meio, do jardim de infância e do grupo das crianças onde decorreu a PES II. Na segunda parte apresenta-se um estudo realizado nesse contexto focado na questão de investigação: “É possível alterar conhecimentos de crianças de 5 e 6 anos acerca de fenómenos astronómicos?”. Para o efeito foram definidos quatro objetivos de modo a dar resposta á questão formulada. Apoiado numa metodologia qualitativa, centrada num desenho de investigação-ação, contou com 21 crianças com idades compreendidas entre os 5 e os 6 anos. Nele foram desenvolvidas doze atividades focadas na temática abordada e através das quais se pretendeu avaliar as aprendizagens das crianças relativamente a conceitos de astronomia. Como instrumentos de recolha de dados optou-se pela observação apoiada por registos audiovisuais, notas de campo e desenhos realizados pelas crianças. Os dados recolhidos foram sujeitos a uma análise de conteúdo. Os resultados do estudo indicam que apesar do tema não ser muito abordado nesta etapa educativa, a maioria das crianças já manifestava algumas ideias prévias sobre os diferentes fenómenos abordados. Após a realização das diferentes atividades a maioria das crianças revelou ter compreendido os diferentes conceitos, verbalizando e identificando corretamente: as fases da Lua; a forma, denominação e características do Planeta Terra; posicionamento e algumas características dos Planetas do Sistema Solar e a compreensão da ocorrência dos fenómenos de dia e noite. Algumas crianças manifestavam ainda ter alguns conhecimentos acerca do movimento de rotação e translação do Planeta Terra. Na terceira parte deste relatório efetua-se uma reflexão final sobre toda a PES.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-07-30T00:00:00Z
2013-07-30
2016-03-24T10:37:58Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/20.500.11960/1503
url http://hdl.handle.net/20.500.11960/1503
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131527202734080