Implementação de um modelo pedagógico de estudos de caso: colaboração entre estudantes e profissionais de Farmácia em atividade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Moreira, Fernando
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Jesus, Ângelo, Oliveira, Ana Isabel, Pinho, Cláudia, Santos, Marlene, Correia, Patrícia, Oliveira, Rita, Cruz, Agostinho
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.22/23506
Resumo: A aplicação de estudos de caso tem vindo a evidenciar vantagens no desenvolvimento de reflexão crítica entre os estudantes na área da saúde. No âmbito da unidade curricular de Estágio I do 3º ano da Licenciatura em Farmácia da Escola Superior de Saúde (ESS) do Politécnico do Porto, foi implementada a apresentação e resolução de estudos de caso como elemento de avaliação. O principal objetivo deste método de ensino-aprendizagem consistiu no estabelecimento de uma rede constituída por diferentes intervenientes: profissionais, estudantes e docentes. Adicionalmente, pretendia-se a promoção da divulgação dos estudos de caso em eventos científicos. Após serem convidados os orientadores de estágio dos estudantes de Farmácia a apresentar casos decorrentes da prática profissional que gostariam de ver explorados, os temas propostos foram alvo de apreciação por parte dos docentes (seleção, rejeição ou modificação). Seguiu-se sorteio dos estudos de caso por 15 grupos de 3-4 estudantes que foram informados de que o trabalho a realizar deveria ser redigido no formato de artigo. Foram apresentadas 25 propostas, tendo sido excluída apenas uma. Todos os estudos de caso foram efetivados, redigidos e apresentados pelos estudantes e 53% (n = 8) foram submetidos para apresentação em congressos no âmbito académico e/ou científico.
id RCAP_d72c936fc1eb4e9dea0b6b3cffbabb99
oai_identifier_str oai:recipp.ipp.pt:10400.22/23506
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str
spelling Implementação de um modelo pedagógico de estudos de caso: colaboração entre estudantes e profissionais de Farmácia em atividadeEstudos de casoFarmáciaEnsino politécnicoMonitorizaçãoA aplicação de estudos de caso tem vindo a evidenciar vantagens no desenvolvimento de reflexão crítica entre os estudantes na área da saúde. No âmbito da unidade curricular de Estágio I do 3º ano da Licenciatura em Farmácia da Escola Superior de Saúde (ESS) do Politécnico do Porto, foi implementada a apresentação e resolução de estudos de caso como elemento de avaliação. O principal objetivo deste método de ensino-aprendizagem consistiu no estabelecimento de uma rede constituída por diferentes intervenientes: profissionais, estudantes e docentes. Adicionalmente, pretendia-se a promoção da divulgação dos estudos de caso em eventos científicos. Após serem convidados os orientadores de estágio dos estudantes de Farmácia a apresentar casos decorrentes da prática profissional que gostariam de ver explorados, os temas propostos foram alvo de apreciação por parte dos docentes (seleção, rejeição ou modificação). Seguiu-se sorteio dos estudos de caso por 15 grupos de 3-4 estudantes que foram informados de que o trabalho a realizar deveria ser redigido no formato de artigo. Foram apresentadas 25 propostas, tendo sido excluída apenas uma. Todos os estudos de caso foram efetivados, redigidos e apresentados pelos estudantes e 53% (n = 8) foram submetidos para apresentação em congressos no âmbito académico e/ou científico.Escola Superior de Enfermagem de CoimbraRepositório Científico do Instituto Politécnico do PortoMoreira, FernandoJesus, ÂngeloOliveira, Ana IsabelPinho, CláudiaSantos, MarleneCorreia, PatríciaOliveira, RitaCruz, Agostinho2023-09-11T15:35:14Z2022-072022-07-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.22/23506porMoreira, F., Jesus, Â., Oliveira, A. I., Pinho, C., Santos, M., Correia, P., Oliveira, R., & Cruz, A. (2022). Implementação de um modelo pedagógico de estudos de caso: Colaboração entre estudantes e profissionais de Farmácia em atividade. 132–137.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-09-13T01:46:41ZPortal AgregadorONG
dc.title.none.fl_str_mv Implementação de um modelo pedagógico de estudos de caso: colaboração entre estudantes e profissionais de Farmácia em atividade
title Implementação de um modelo pedagógico de estudos de caso: colaboração entre estudantes e profissionais de Farmácia em atividade
spellingShingle Implementação de um modelo pedagógico de estudos de caso: colaboração entre estudantes e profissionais de Farmácia em atividade
Moreira, Fernando
Estudos de caso
Farmácia
Ensino politécnico
Monitorização
title_short Implementação de um modelo pedagógico de estudos de caso: colaboração entre estudantes e profissionais de Farmácia em atividade
title_full Implementação de um modelo pedagógico de estudos de caso: colaboração entre estudantes e profissionais de Farmácia em atividade
title_fullStr Implementação de um modelo pedagógico de estudos de caso: colaboração entre estudantes e profissionais de Farmácia em atividade
title_full_unstemmed Implementação de um modelo pedagógico de estudos de caso: colaboração entre estudantes e profissionais de Farmácia em atividade
title_sort Implementação de um modelo pedagógico de estudos de caso: colaboração entre estudantes e profissionais de Farmácia em atividade
author Moreira, Fernando
author_facet Moreira, Fernando
Jesus, Ângelo
Oliveira, Ana Isabel
Pinho, Cláudia
Santos, Marlene
Correia, Patrícia
Oliveira, Rita
Cruz, Agostinho
author_role author
author2 Jesus, Ângelo
Oliveira, Ana Isabel
Pinho, Cláudia
Santos, Marlene
Correia, Patrícia
Oliveira, Rita
Cruz, Agostinho
author2_role author
author
author
author
author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Repositório Científico do Instituto Politécnico do Porto
dc.contributor.author.fl_str_mv Moreira, Fernando
Jesus, Ângelo
Oliveira, Ana Isabel
Pinho, Cláudia
Santos, Marlene
Correia, Patrícia
Oliveira, Rita
Cruz, Agostinho
dc.subject.por.fl_str_mv Estudos de caso
Farmácia
Ensino politécnico
Monitorização
topic Estudos de caso
Farmácia
Ensino politécnico
Monitorização
description A aplicação de estudos de caso tem vindo a evidenciar vantagens no desenvolvimento de reflexão crítica entre os estudantes na área da saúde. No âmbito da unidade curricular de Estágio I do 3º ano da Licenciatura em Farmácia da Escola Superior de Saúde (ESS) do Politécnico do Porto, foi implementada a apresentação e resolução de estudos de caso como elemento de avaliação. O principal objetivo deste método de ensino-aprendizagem consistiu no estabelecimento de uma rede constituída por diferentes intervenientes: profissionais, estudantes e docentes. Adicionalmente, pretendia-se a promoção da divulgação dos estudos de caso em eventos científicos. Após serem convidados os orientadores de estágio dos estudantes de Farmácia a apresentar casos decorrentes da prática profissional que gostariam de ver explorados, os temas propostos foram alvo de apreciação por parte dos docentes (seleção, rejeição ou modificação). Seguiu-se sorteio dos estudos de caso por 15 grupos de 3-4 estudantes que foram informados de que o trabalho a realizar deveria ser redigido no formato de artigo. Foram apresentadas 25 propostas, tendo sido excluída apenas uma. Todos os estudos de caso foram efetivados, redigidos e apresentados pelos estudantes e 53% (n = 8) foram submetidos para apresentação em congressos no âmbito académico e/ou científico.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-07
2022-07-01T00:00:00Z
2023-09-11T15:35:14Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.22/23506
url http://hdl.handle.net/10400.22/23506
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Moreira, F., Jesus, Â., Oliveira, A. I., Pinho, C., Santos, M., Correia, P., Oliveira, R., & Cruz, A. (2022). Implementação de um modelo pedagógico de estudos de caso: Colaboração entre estudantes e profissionais de Farmácia em atividade. 132–137.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Escola Superior de Enfermagem de Coimbra
publisher.none.fl_str_mv Escola Superior de Enfermagem de Coimbra
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1777304697139363840