Métodos de elaboração de materiais de educação em saúde para adultos: revisão integrativa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Eduarda Luna
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Mendez, Sandra Porciuncula, Baptista, Abrahão Fontes, Sá, Katia Nunes
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.21/11339
Resumo: Introdução – Uma boa comunicação entre profissionais de saúde e pacientes favorece vínculos e transmissão de conhecimento. Os materiais socioeducativos podem ampliar essa comunicação, complementar informações, favorecer a autonomia e serem consultados inúmeras vezes. Objetivo – Identificar a metodologia utilizada para a elaboração de materiais de educação em saúde impressos para adultos. Métodos – Foi realizada uma revisão integrativa, de acordo com o PRISMA (Preferred Reporting Items for Systematic Reviews and Meta-Analysis), por dois investigadores independentes nas bases de dados PubMed e SciELO. A seleção envolveu a leitura de títulos, resumos e textos completos. Foram incluídos estudos reprodutíveis, sem delimitação de tempo e idioma; e foram excluídos os materiais para educação profissional, de crianças e duplicados. Resultados – Foram selecionados treze artigos que envolveram a aproximação do público-alvo e/ou pesquisa do tema na literatura nas bases PubMed, SciELO, Lilacs e literatura cinzenta. Houve um consenso quanto à necessidade de linguagem clara e compreensível, ilustrações e diagramação para facilitar a compreensão. Conclusões – A metodologia para elaboração de materiais educativos em saúde é diversa, baseia-se em revisão da literatura, aproximação com o público-alvo, mas nem sempre avalia o nível de alfabetização em saúde do público-alvo.
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spelling Métodos de elaboração de materiais de educação em saúde para adultos: revisão integrativaMethods of preparation of health education materials for adults: an integrative reviewEducação em saúdeProfissional de saúdeMeios de comunicaçãoMaterial de educaçãoHealth educationHealthcare professionalMass mediaEducation mattersIntrodução – Uma boa comunicação entre profissionais de saúde e pacientes favorece vínculos e transmissão de conhecimento. Os materiais socioeducativos podem ampliar essa comunicação, complementar informações, favorecer a autonomia e serem consultados inúmeras vezes. Objetivo – Identificar a metodologia utilizada para a elaboração de materiais de educação em saúde impressos para adultos. Métodos – Foi realizada uma revisão integrativa, de acordo com o PRISMA (Preferred Reporting Items for Systematic Reviews and Meta-Analysis), por dois investigadores independentes nas bases de dados PubMed e SciELO. A seleção envolveu a leitura de títulos, resumos e textos completos. Foram incluídos estudos reprodutíveis, sem delimitação de tempo e idioma; e foram excluídos os materiais para educação profissional, de crianças e duplicados. Resultados – Foram selecionados treze artigos que envolveram a aproximação do público-alvo e/ou pesquisa do tema na literatura nas bases PubMed, SciELO, Lilacs e literatura cinzenta. Houve um consenso quanto à necessidade de linguagem clara e compreensível, ilustrações e diagramação para facilitar a compreensão. Conclusões – A metodologia para elaboração de materiais educativos em saúde é diversa, baseia-se em revisão da literatura, aproximação com o público-alvo, mas nem sempre avalia o nível de alfabetização em saúde do público-alvo.ABSTRACT: Introduction – Good communication between health professionals and patients favors links and knowledge transfer. Socio-educational materials can extend or expand this communication, complement information, promote autonomy as well as the possibility to be consulted repeatedly. Objective – To identify the methodology used for the elaboration of printed health education materials for adults Methods – Integrative review according to the PRISMA (Preferred Reporting Items for Systematic Reviews and Meta-Analysis) was performed by two independent researchers in the Pubmed, and SciELO, and Lilacs, and gray literature databases. The selection involved reading titles, abstracts, and full texts. Reproducible studies were included, without confining time and language. Also, materials for professional and child education were excluded along with recurrences. Results – Thirteen articles selected involved the approximation to the target public and/or search of the topic in the literature. There was a consensus regarding the need for a clear and understandable language, illustrations and diagrams to ease understanding. Conclusion – Methodology for the elaboration of educational materials in the health area is diverse. It is based on a literature review together with an approach to the target audience, but it does not always evaluate the health literacy level of the targeted public.Instituto Politécnico de Lisboa, Escola Superior de Tecnologia da Saúde de LisboaRCIPLSilva, Eduarda LunaMendez, Sandra PorciunculaBaptista, Abrahão FontesSá, Katia Nunes2020-03-25T15:44:28Z2019-052019-05-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/11339porSilva EL, Mendez SP, Baptista AF, Sá KN. Métodos de elaboração de materiais de educação em saúde para adultos: revisão integrativa. Saúde & Tecnologia. 2019;(21):60-7.10.25758/set.2222info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-03T10:02:29Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/11339Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:19:36.671384Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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