Pensar caminhos para a construção de saberes: relatório final

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Loureiro, Sandra Cristina Brites
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/11486
Resumo: O presente Relatório Final foi elaborado no âmbito da Unidade Curricular de Prática Educativa afim da obtenção do grau de Mestre em Educação Pré-Escolar. O estágio supervisionado foi, primeiramente, realizado em contexto de creche e posteriormente em contexto de jardim de infância. O documento sintetiza o meu itinerário formativo, assim como outros aspetos que considero que foram fundamentais em toda esta etapa de aprendizagem. Para tal, sucintamente, refiro alguns aspetos das duas instituições onde realizei os meus estágios, tais como a organização do ambiente educativo. É apresentada uma descrição e análise crítico-reflexiva de toda a atuação prática afim de desenvolver competências fundamentais na vida de uma futura educadora, uma vez que na vida profissional de uma educadora a reflexão deve encontrar-se sempre presente. Além disso, encontra-se presente numa das experiências o trabalho de investigação que permitiu dar voz às crianças procurando dar a perceber ao adulto, principalmente, o que as crianças pensam do ambiente educativo.
id RCAP_d754527b6a2ebad53f772973b27ce3d5
oai_identifier_str oai:comum.rcaap.pt:10400.26/11486
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Pensar caminhos para a construção de saberes: relatório finalEducação Pré-EscolarPrática PedagógicaPráticas EducativasO presente Relatório Final foi elaborado no âmbito da Unidade Curricular de Prática Educativa afim da obtenção do grau de Mestre em Educação Pré-Escolar. O estágio supervisionado foi, primeiramente, realizado em contexto de creche e posteriormente em contexto de jardim de infância. O documento sintetiza o meu itinerário formativo, assim como outros aspetos que considero que foram fundamentais em toda esta etapa de aprendizagem. Para tal, sucintamente, refiro alguns aspetos das duas instituições onde realizei os meus estágios, tais como a organização do ambiente educativo. É apresentada uma descrição e análise crítico-reflexiva de toda a atuação prática afim de desenvolver competências fundamentais na vida de uma futura educadora, uma vez que na vida profissional de uma educadora a reflexão deve encontrar-se sempre presente. Além disso, encontra-se presente numa das experiências o trabalho de investigação que permitiu dar voz às crianças procurando dar a perceber ao adulto, principalmente, o que as crianças pensam do ambiente educativo.Vale, Vera Maria Silvério do, 1961-Repositório ComumLoureiro, Sandra Cristina Brites2016-02-29T10:32:52Z2015-01-01T00:00:00Z2015-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/11486201335557porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T15:38:36Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/11486Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:14:31.824771Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Pensar caminhos para a construção de saberes: relatório final
title Pensar caminhos para a construção de saberes: relatório final
spellingShingle Pensar caminhos para a construção de saberes: relatório final
Loureiro, Sandra Cristina Brites
Educação Pré-Escolar
Prática Pedagógica
Práticas Educativas
title_short Pensar caminhos para a construção de saberes: relatório final
title_full Pensar caminhos para a construção de saberes: relatório final
title_fullStr Pensar caminhos para a construção de saberes: relatório final
title_full_unstemmed Pensar caminhos para a construção de saberes: relatório final
title_sort Pensar caminhos para a construção de saberes: relatório final
author Loureiro, Sandra Cristina Brites
author_facet Loureiro, Sandra Cristina Brites
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Vale, Vera Maria Silvério do, 1961-
Repositório Comum
dc.contributor.author.fl_str_mv Loureiro, Sandra Cristina Brites
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Pré-Escolar
Prática Pedagógica
Práticas Educativas
topic Educação Pré-Escolar
Prática Pedagógica
Práticas Educativas
description O presente Relatório Final foi elaborado no âmbito da Unidade Curricular de Prática Educativa afim da obtenção do grau de Mestre em Educação Pré-Escolar. O estágio supervisionado foi, primeiramente, realizado em contexto de creche e posteriormente em contexto de jardim de infância. O documento sintetiza o meu itinerário formativo, assim como outros aspetos que considero que foram fundamentais em toda esta etapa de aprendizagem. Para tal, sucintamente, refiro alguns aspetos das duas instituições onde realizei os meus estágios, tais como a organização do ambiente educativo. É apresentada uma descrição e análise crítico-reflexiva de toda a atuação prática afim de desenvolver competências fundamentais na vida de uma futura educadora, uma vez que na vida profissional de uma educadora a reflexão deve encontrar-se sempre presente. Além disso, encontra-se presente numa das experiências o trabalho de investigação que permitiu dar voz às crianças procurando dar a perceber ao adulto, principalmente, o que as crianças pensam do ambiente educativo.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-01-01T00:00:00Z
2015-01-01T00:00:00Z
2016-02-29T10:32:52Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.26/11486
201335557
url http://hdl.handle.net/10400.26/11486
identifier_str_mv 201335557
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130011084521473