O Eu e o Outro - O processo de aprendizagem intercultutal - Parte I
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10174/10135 |
Resumo: | A sociologia da consciência chama à realidade cultural quotidiana “um mundo de certezas” . “Isto significa que as estruturas basilares, através das quais a sociedade é experimentada, não são postas em causa, mas são assumidas como condições de vida aparentemente naturais e evidentes.” . Na etnologia, este espartilhamento nas evidências culturais é também descrito como etnocentrismo “natural”. Etnocentrismo é, neste sentido, como Stagl o expressa, “um egocentrismo extensível ao grupo. Cada um considera, de forma naiv, a sua posição como o centro do mundo e organiza em volta dele as suas experiências e actuações” . Para evitar confusão com uma compreensão estreita, mas entretanto muito difundida, de etnocentrismo, preferimos falar de “centrismo cultural”, porque se trata aqui dos fenómenos fundamentais da pertença a uma comunidade de comunicação, e não de uma determinada etnia, que é colocada no centro das orientações quotidiana. O centrismo cultural significa apenas: ligações ao espaço e perspectividade do sistema de orientação. As representações de superioridade cultural não são (ainda) necessárias. Insinua-se involuntariamente uma tendência de valoração, assim que esta perspectiva é utilizada na percepção, ordenamento e juízos da atitude dos grupos culturais alienígenas. A evidência do mundo próprio é vista sob a tónica da valoração positiva, a “do outro” aparece a uma luz mais “estranha” e menos natural. Apenas o princípio inquestionável do próprio sistema de sentido – bem longe de “preconceitos”étnicos ou racistas – conduz à coloração da percepção, na qual a cultura alienígena surge necessariamente pior do que a cultura própria. |
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