Cidadania e direitos humanos em contexto escolar: perspectivas de formação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Dantas, Claudivania Conceição Lima
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10437/4854
Resumo: O objetivo deste estudo foi analisar direitos humanos e cidadania a partir da concepção de professores do Ensino Fundamental em duas escolas da rede pública no município de Aracaju/SE. A metodologia se baseou na pesquisa de campo, de caráter descritivo e abordagem quanti-qualitativa, utilizando-se de questionário e entrevistas como instrumentos para coleta de dados, tendo em vista os mesmos permitirem, ao pesquisador, uma informação mais precisa do que se pretende investigar, além de abranger um maior contingente de sujeitos. Participaram, voluntariamente, desse processo, 33 docentes do Ensino Fundamental, os quais narraram acerca de suas concepções sobre cidadania e direitos humanos, que se apresentam mistificadas e, por vezes, contraditórias. Os resultados do trabalho mostram que, embora os professores afirmem a função da escola como principal agente formador da cidadania, este processo educativo muitas vezes não se consolida em razão deles mesmos não construírem um real significado para o conceito, sem assumirem suas próprias condições de sujeitos de direitos. Verifica-se também, interesse plausível dos professores na discussão e aprofundamento da temática, fazendo-se necessário o estabelecimento de um espaço e tempo apropriados à discussão, quando então poderão construir uma significação que contemple suas expectativas. No educar para cidadania e direitos humanos, mais importantes que os conteúdos ministrados, são as atitudes e a postura de todos os envolvidos na educação. Assim, entendida como um direito humano, a educação permite que os docentes contribuam para a transformação das relações na escola e das relações sociais vigentes.
id RCAP_d75e41956fc48733dff224eba37fc423
oai_identifier_str oai:recil.ensinolusofona.pt:10437/4854
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Cidadania e direitos humanos em contexto escolar: perspectivas de formaçãoEDUCAÇÃOESCOLASCIDADANIADIREITOS HUMANOSBRASILARACAJUMESTRADO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃOEDUCATIONSCHOOLSCITIZENSHIPHUMAN RIGHTSBRAZILO objetivo deste estudo foi analisar direitos humanos e cidadania a partir da concepção de professores do Ensino Fundamental em duas escolas da rede pública no município de Aracaju/SE. A metodologia se baseou na pesquisa de campo, de caráter descritivo e abordagem quanti-qualitativa, utilizando-se de questionário e entrevistas como instrumentos para coleta de dados, tendo em vista os mesmos permitirem, ao pesquisador, uma informação mais precisa do que se pretende investigar, além de abranger um maior contingente de sujeitos. Participaram, voluntariamente, desse processo, 33 docentes do Ensino Fundamental, os quais narraram acerca de suas concepções sobre cidadania e direitos humanos, que se apresentam mistificadas e, por vezes, contraditórias. Os resultados do trabalho mostram que, embora os professores afirmem a função da escola como principal agente formador da cidadania, este processo educativo muitas vezes não se consolida em razão deles mesmos não construírem um real significado para o conceito, sem assumirem suas próprias condições de sujeitos de direitos. Verifica-se também, interesse plausível dos professores na discussão e aprofundamento da temática, fazendo-se necessário o estabelecimento de um espaço e tempo apropriados à discussão, quando então poderão construir uma significação que contemple suas expectativas. No educar para cidadania e direitos humanos, mais importantes que os conteúdos ministrados, são as atitudes e a postura de todos os envolvidos na educação. Assim, entendida como um direito humano, a educação permite que os docentes contribuam para a transformação das relações na escola e das relações sociais vigentes.The objective of this study was to examine human rights and citizenship from the design of elementary school teachers in two public schools in the city of Aracaju / SE. The methodology was based on field research and descriptive and quantitative and qualitative approach, using questionnaires and interviews as instruments for data collection, given the same permit, the researcher, more precise information than you want to investigate and covers a larger number of subjects. Participated voluntarily in this process, 33 elementary school teachers, who narrated about his views on citizenship and human rights, which have mystified and sometimes contradictory. The results of the study show that while the teachers claim the school's function as the main agent of citizenship trainer, this education process is often not consolidated because they do not build them a real meaning to the concept, without taking their own terms of subject of rights. It is also plausible interest of teachers and deepening the discussion of the issue, making it necessary to establish an appropriate space and time for discussion, when he can build a meaning that covers your expectations. In educating for citizenship and human rights more important than the content taught, are the attitudes and the attitude of everyone involved in education. Thus, understood as a human right, education allows teachers to contribute to the transformation of relationships in school and of current social relations.2014-05-30T11:14:50Z2013-01-01T00:00:00Z2013info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10437/4854porDantas, Claudivania Conceição Limainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-09T14:09:03Zoai:recil.ensinolusofona.pt:10437/4854Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:16:09.249630Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Cidadania e direitos humanos em contexto escolar: perspectivas de formação
title Cidadania e direitos humanos em contexto escolar: perspectivas de formação
spellingShingle Cidadania e direitos humanos em contexto escolar: perspectivas de formação
Dantas, Claudivania Conceição Lima
EDUCAÇÃO
ESCOLAS
CIDADANIA
DIREITOS HUMANOS
BRASIL
ARACAJU
MESTRADO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO
EDUCATION
SCHOOLS
CITIZENSHIP
HUMAN RIGHTS
BRAZIL
title_short Cidadania e direitos humanos em contexto escolar: perspectivas de formação
title_full Cidadania e direitos humanos em contexto escolar: perspectivas de formação
title_fullStr Cidadania e direitos humanos em contexto escolar: perspectivas de formação
title_full_unstemmed Cidadania e direitos humanos em contexto escolar: perspectivas de formação
title_sort Cidadania e direitos humanos em contexto escolar: perspectivas de formação
author Dantas, Claudivania Conceição Lima
author_facet Dantas, Claudivania Conceição Lima
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Dantas, Claudivania Conceição Lima
dc.subject.por.fl_str_mv EDUCAÇÃO
ESCOLAS
CIDADANIA
DIREITOS HUMANOS
BRASIL
ARACAJU
MESTRADO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO
EDUCATION
SCHOOLS
CITIZENSHIP
HUMAN RIGHTS
BRAZIL
topic EDUCAÇÃO
ESCOLAS
CIDADANIA
DIREITOS HUMANOS
BRASIL
ARACAJU
MESTRADO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO
EDUCATION
SCHOOLS
CITIZENSHIP
HUMAN RIGHTS
BRAZIL
description O objetivo deste estudo foi analisar direitos humanos e cidadania a partir da concepção de professores do Ensino Fundamental em duas escolas da rede pública no município de Aracaju/SE. A metodologia se baseou na pesquisa de campo, de caráter descritivo e abordagem quanti-qualitativa, utilizando-se de questionário e entrevistas como instrumentos para coleta de dados, tendo em vista os mesmos permitirem, ao pesquisador, uma informação mais precisa do que se pretende investigar, além de abranger um maior contingente de sujeitos. Participaram, voluntariamente, desse processo, 33 docentes do Ensino Fundamental, os quais narraram acerca de suas concepções sobre cidadania e direitos humanos, que se apresentam mistificadas e, por vezes, contraditórias. Os resultados do trabalho mostram que, embora os professores afirmem a função da escola como principal agente formador da cidadania, este processo educativo muitas vezes não se consolida em razão deles mesmos não construírem um real significado para o conceito, sem assumirem suas próprias condições de sujeitos de direitos. Verifica-se também, interesse plausível dos professores na discussão e aprofundamento da temática, fazendo-se necessário o estabelecimento de um espaço e tempo apropriados à discussão, quando então poderão construir uma significação que contemple suas expectativas. No educar para cidadania e direitos humanos, mais importantes que os conteúdos ministrados, são as atitudes e a postura de todos os envolvidos na educação. Assim, entendida como um direito humano, a educação permite que os docentes contribuam para a transformação das relações na escola e das relações sociais vigentes.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-01-01T00:00:00Z
2013
2014-05-30T11:14:50Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10437/4854
url http://hdl.handle.net/10437/4854
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131258740015104