Conteúdos matemáticos do Ensino Médio: uma contribuição para o exercício da cidadania

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Maria Arlinda Castro
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10437/5929
Resumo: Os documentos que norteiam o Ensino Médio no Brasil, como a Lei de Diretrizes e Bases da Educação, Parâmetros Curriculares Nacionais e Orientações Curriculares, preconizam uma educação em que o estudante seja preparado para exercer seu papel de cidadão. Nesse sentido, esta pesquisa teve por objetivo, avaliar, por meio da aplicação de um Projeto Didático apoiado na leitura da realidade e na interação do aluno com o mundo, as possíveis relações entre as funções polinomiais de 1º Grau e o exercício da cidadania dos discentes do Ensino Médio Integrado. Apresentando os resultados de uma pesquisa de cunho qualitativo, no âmbito de uma pesquisa-ação, este trabalho é fruto de uma metodologia de ensino adotada em duas turmas dos Cursos de Edificações e de Eletromecânica de um Instituto Federal de Ensino, situado no município de Aracaju/SE. Participaram da pesquisa 76 alunos que, inicialmente, responderam a um questionário sociocultural, abrangendo questões abertas e fechadas, cuja finalidade consistiu em conhecer a realidade dos investigados. A etapa posterior envolveu o desenvolvimento do Projeto Didático orientado para atividades que articularam os conteúdos da Matemática com questões pertinentes à construção da cidadania. O conjunto dessas atividades foi avaliado, pelos participantes, de forma a verificar a expectativa dos alunos quanto ao uso dessa metodologia de estudo. Nos resultados da pesquisa, os alunos observaram que a aplicação, em sala de aula, dessas atividades, é viável por despertar a conscientização e o conhecimento sobre os assuntos enfocados.
id RCAP_696a6e7ac1bad6f2f0587302a636d361
oai_identifier_str oai:recil.ensinolusofona.pt:10437/5929
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Conteúdos matemáticos do Ensino Médio: uma contribuição para o exercício da cidadaniaEDUCAÇÃOMESTRADO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃOENSINOPROJETOS EDUCATIVOSCIDADANIAMATEMÁTICAFUNÇÕES MATEMÁTICASESTUDOS DE CASOBRASILARACAJUEDUCATIONBRAZILARACAJUTEACHINGEDUCATIONAL PROJECTSCITIZENSHIPMATHEMATICSMATHEMATICAL FUNCTIONSCASE STUDIESOs documentos que norteiam o Ensino Médio no Brasil, como a Lei de Diretrizes e Bases da Educação, Parâmetros Curriculares Nacionais e Orientações Curriculares, preconizam uma educação em que o estudante seja preparado para exercer seu papel de cidadão. Nesse sentido, esta pesquisa teve por objetivo, avaliar, por meio da aplicação de um Projeto Didático apoiado na leitura da realidade e na interação do aluno com o mundo, as possíveis relações entre as funções polinomiais de 1º Grau e o exercício da cidadania dos discentes do Ensino Médio Integrado. Apresentando os resultados de uma pesquisa de cunho qualitativo, no âmbito de uma pesquisa-ação, este trabalho é fruto de uma metodologia de ensino adotada em duas turmas dos Cursos de Edificações e de Eletromecânica de um Instituto Federal de Ensino, situado no município de Aracaju/SE. Participaram da pesquisa 76 alunos que, inicialmente, responderam a um questionário sociocultural, abrangendo questões abertas e fechadas, cuja finalidade consistiu em conhecer a realidade dos investigados. A etapa posterior envolveu o desenvolvimento do Projeto Didático orientado para atividades que articularam os conteúdos da Matemática com questões pertinentes à construção da cidadania. O conjunto dessas atividades foi avaliado, pelos participantes, de forma a verificar a expectativa dos alunos quanto ao uso dessa metodologia de estudo. Nos resultados da pesquisa, os alunos observaram que a aplicação, em sala de aula, dessas atividades, é viável por despertar a conscientização e o conhecimento sobre os assuntos enfocados.Documents that guide high school in Brazil, such as the Law of Guidelines and Bases of Education, National Curriculum Parameters and Curriculum Guidelines recommend an education in which the student is prepared to play its role as a citizen. Thus, this study aimed to evaluate, through the application of a Didactic Project supported reading of reality and student interaction with the world, the possible relations between polynomial functions of 1st degree and citizenship of integrated high school students. Presenting the results of a qualitative research in the context of an action research, this work is the result of a teaching methodology adopted in two groups of courses Buildings and Electrotechnics a Federal Institute of Education, located in the municipality of Aracaju / SE. 76 students participated in the research that initially responded to a sociocultural questionnaire comprising open and closed questions, whose purpose was to know the reality of the investigation. The next stage involved the development of Didactic design oriented activities that articulated the contents of mathematics relevant to the construction of citizenship issues. All of these activities has been evaluated by the participants in order to verify the expectations of students regarding the use of this method of study. In the search results, students observed that the implementation in the classroom, these activities is viable by raising awareness and knowledge about the highlighted issues.2015-01-23T10:38:29Z2014-01-01T00:00:00Z2014info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10437/5929TID:201252660porSantos, Maria Arlinda Castroinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-09T14:04:00Zoai:recil.ensinolusofona.pt:10437/5929Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:12:05.765016Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Conteúdos matemáticos do Ensino Médio: uma contribuição para o exercício da cidadania
title Conteúdos matemáticos do Ensino Médio: uma contribuição para o exercício da cidadania
spellingShingle Conteúdos matemáticos do Ensino Médio: uma contribuição para o exercício da cidadania
Santos, Maria Arlinda Castro
EDUCAÇÃO
MESTRADO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO
ENSINO
PROJETOS EDUCATIVOS
CIDADANIA
MATEMÁTICA
FUNÇÕES MATEMÁTICAS
ESTUDOS DE CASO
BRASIL
ARACAJU
EDUCATION
BRAZIL
ARACAJU
TEACHING
EDUCATIONAL PROJECTS
CITIZENSHIP
MATHEMATICS
MATHEMATICAL FUNCTIONS
CASE STUDIES
title_short Conteúdos matemáticos do Ensino Médio: uma contribuição para o exercício da cidadania
title_full Conteúdos matemáticos do Ensino Médio: uma contribuição para o exercício da cidadania
title_fullStr Conteúdos matemáticos do Ensino Médio: uma contribuição para o exercício da cidadania
title_full_unstemmed Conteúdos matemáticos do Ensino Médio: uma contribuição para o exercício da cidadania
title_sort Conteúdos matemáticos do Ensino Médio: uma contribuição para o exercício da cidadania
author Santos, Maria Arlinda Castro
author_facet Santos, Maria Arlinda Castro
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Maria Arlinda Castro
dc.subject.por.fl_str_mv EDUCAÇÃO
MESTRADO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO
ENSINO
PROJETOS EDUCATIVOS
CIDADANIA
MATEMÁTICA
FUNÇÕES MATEMÁTICAS
ESTUDOS DE CASO
BRASIL
ARACAJU
EDUCATION
BRAZIL
ARACAJU
TEACHING
EDUCATIONAL PROJECTS
CITIZENSHIP
MATHEMATICS
MATHEMATICAL FUNCTIONS
CASE STUDIES
topic EDUCAÇÃO
MESTRADO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO
ENSINO
PROJETOS EDUCATIVOS
CIDADANIA
MATEMÁTICA
FUNÇÕES MATEMÁTICAS
ESTUDOS DE CASO
BRASIL
ARACAJU
EDUCATION
BRAZIL
ARACAJU
TEACHING
EDUCATIONAL PROJECTS
CITIZENSHIP
MATHEMATICS
MATHEMATICAL FUNCTIONS
CASE STUDIES
description Os documentos que norteiam o Ensino Médio no Brasil, como a Lei de Diretrizes e Bases da Educação, Parâmetros Curriculares Nacionais e Orientações Curriculares, preconizam uma educação em que o estudante seja preparado para exercer seu papel de cidadão. Nesse sentido, esta pesquisa teve por objetivo, avaliar, por meio da aplicação de um Projeto Didático apoiado na leitura da realidade e na interação do aluno com o mundo, as possíveis relações entre as funções polinomiais de 1º Grau e o exercício da cidadania dos discentes do Ensino Médio Integrado. Apresentando os resultados de uma pesquisa de cunho qualitativo, no âmbito de uma pesquisa-ação, este trabalho é fruto de uma metodologia de ensino adotada em duas turmas dos Cursos de Edificações e de Eletromecânica de um Instituto Federal de Ensino, situado no município de Aracaju/SE. Participaram da pesquisa 76 alunos que, inicialmente, responderam a um questionário sociocultural, abrangendo questões abertas e fechadas, cuja finalidade consistiu em conhecer a realidade dos investigados. A etapa posterior envolveu o desenvolvimento do Projeto Didático orientado para atividades que articularam os conteúdos da Matemática com questões pertinentes à construção da cidadania. O conjunto dessas atividades foi avaliado, pelos participantes, de forma a verificar a expectativa dos alunos quanto ao uso dessa metodologia de estudo. Nos resultados da pesquisa, os alunos observaram que a aplicação, em sala de aula, dessas atividades, é viável por despertar a conscientização e o conhecimento sobre os assuntos enfocados.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-01-01T00:00:00Z
2014
2015-01-23T10:38:29Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10437/5929
TID:201252660
url http://hdl.handle.net/10437/5929
identifier_str_mv TID:201252660
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131218316361728