A revisitação saramaguinana do mito de Don Juan à luz da ópera Il Dissoluto Punito, Ossia il Don Giovanni

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mateus, Katherine Afonso Lopes
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.14/27411
Resumo: O objetivo deste trabalho de investigação é a abordagem intertextual da obra Don Giovanni ou O Dissoluto Absolvido, de José Saramago, bem como captar as transformações que o autor operou na reescrita do mito de Don Juan. O trabalho divide-se em duas partes, na primeira são estudadas as transformações sofridas pelo tema, mais especificamente nas obras citadas pelo autor, apontando marcas comuns ou contrastantes que acreditamos terão condicionado e influenciado a metamorfose operada por Saramago no mito. A segunda parte deste trabalho de investigação incidiu na obra Don Giovanni ou O dissoluto absolvido e no diálogo e/ou tensões resultantes do estudo comparativo com os textos literários precedentes. Na análise à obra foi cuidada a língua e estilo do autor, o vasto universo paramiológico presente no texto, bem como o discurso carnavalizador e a intenção de paródia relativamente ao hipotexto Don Giovanni, Il dissoluto punito ossia il Don Giovanni de W. A. Mozart e Lorenzo da Ponte. À guia de conclusão debruçamo-nos sobre a verdade subentendida por entre as linhas da obra e no que José Saramago verdadeiramente nos pretendeu transmitir através da sua perspetiva pós-modernista do mito de Don Juan.
id RCAP_d77b5fab64412a42c975a4a499ccab78
oai_identifier_str oai:repositorio.ucp.pt:10400.14/27411
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A revisitação saramaguinana do mito de Don Juan à luz da ópera Il Dissoluto Punito, Ossia il Don GiovanniDon JuanDon GiovanniSaramagoMozartDa PonteMitoDonjuanismoTirso de MolinaMythDonjuanismDomínio/Área Científica::Humanidades::Línguas e LiteraturasO objetivo deste trabalho de investigação é a abordagem intertextual da obra Don Giovanni ou O Dissoluto Absolvido, de José Saramago, bem como captar as transformações que o autor operou na reescrita do mito de Don Juan. O trabalho divide-se em duas partes, na primeira são estudadas as transformações sofridas pelo tema, mais especificamente nas obras citadas pelo autor, apontando marcas comuns ou contrastantes que acreditamos terão condicionado e influenciado a metamorfose operada por Saramago no mito. A segunda parte deste trabalho de investigação incidiu na obra Don Giovanni ou O dissoluto absolvido e no diálogo e/ou tensões resultantes do estudo comparativo com os textos literários precedentes. Na análise à obra foi cuidada a língua e estilo do autor, o vasto universo paramiológico presente no texto, bem como o discurso carnavalizador e a intenção de paródia relativamente ao hipotexto Don Giovanni, Il dissoluto punito ossia il Don Giovanni de W. A. Mozart e Lorenzo da Ponte. À guia de conclusão debruçamo-nos sobre a verdade subentendida por entre as linhas da obra e no que José Saramago verdadeiramente nos pretendeu transmitir através da sua perspetiva pós-modernista do mito de Don Juan.The objective of this research is the intertextual approach of the book Don Giovanni or The Dissolute absolved, by José Saramago, as well as capturing the transformations that the author operated in the rewriting of the myth of Don Juan. The work is divided into two parts. In the first one the transformations undergone by the theme are studied, more specifically in the texts cited by the author, pointing out common or contrasting marks that we believe will have conditioned and influenced the metamorphosis operated by Saramago in the myth. The second part of this research focused on the book Don Giovanni or Dissolute absolved and on the dialogue and/or tensions resulting from the comparative study with previous literary texts. In this approach, we proceed to the analysis of the book, language and style of the author, the vast paramiological universe present in the text, as well as the carnival discourse and the parody intention with respect to the hypotext Don Giovanni, Il dissoluto punito ossia il Don Giovanni by W. A. Mozart and Lorenzo da Ponte. The conclusion guide deals with the truth implied by the lines of the book and what José Saramago truly intended to convey to us through his postmodernist perspective of the myth of Don Juan.Lopes, Maria José de Araújo FerreiraVeritati - Repositório Institucional da Universidade Católica PortuguesaMateus, Katherine Afonso Lopes2019-04-15T10:05:59Z2018-02-0920172018-02-09T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.14/27411TID:201865300porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-12T17:32:58Zoai:repositorio.ucp.pt:10400.14/27411Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:21:57.353104Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A revisitação saramaguinana do mito de Don Juan à luz da ópera Il Dissoluto Punito, Ossia il Don Giovanni
title A revisitação saramaguinana do mito de Don Juan à luz da ópera Il Dissoluto Punito, Ossia il Don Giovanni
spellingShingle A revisitação saramaguinana do mito de Don Juan à luz da ópera Il Dissoluto Punito, Ossia il Don Giovanni
Mateus, Katherine Afonso Lopes
Don Juan
Don Giovanni
Saramago
Mozart
Da Ponte
Mito
Donjuanismo
Tirso de Molina
Myth
Donjuanism
Domínio/Área Científica::Humanidades::Línguas e Literaturas
title_short A revisitação saramaguinana do mito de Don Juan à luz da ópera Il Dissoluto Punito, Ossia il Don Giovanni
title_full A revisitação saramaguinana do mito de Don Juan à luz da ópera Il Dissoluto Punito, Ossia il Don Giovanni
title_fullStr A revisitação saramaguinana do mito de Don Juan à luz da ópera Il Dissoluto Punito, Ossia il Don Giovanni
title_full_unstemmed A revisitação saramaguinana do mito de Don Juan à luz da ópera Il Dissoluto Punito, Ossia il Don Giovanni
title_sort A revisitação saramaguinana do mito de Don Juan à luz da ópera Il Dissoluto Punito, Ossia il Don Giovanni
author Mateus, Katherine Afonso Lopes
author_facet Mateus, Katherine Afonso Lopes
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Lopes, Maria José de Araújo Ferreira
Veritati - Repositório Institucional da Universidade Católica Portuguesa
dc.contributor.author.fl_str_mv Mateus, Katherine Afonso Lopes
dc.subject.por.fl_str_mv Don Juan
Don Giovanni
Saramago
Mozart
Da Ponte
Mito
Donjuanismo
Tirso de Molina
Myth
Donjuanism
Domínio/Área Científica::Humanidades::Línguas e Literaturas
topic Don Juan
Don Giovanni
Saramago
Mozart
Da Ponte
Mito
Donjuanismo
Tirso de Molina
Myth
Donjuanism
Domínio/Área Científica::Humanidades::Línguas e Literaturas
description O objetivo deste trabalho de investigação é a abordagem intertextual da obra Don Giovanni ou O Dissoluto Absolvido, de José Saramago, bem como captar as transformações que o autor operou na reescrita do mito de Don Juan. O trabalho divide-se em duas partes, na primeira são estudadas as transformações sofridas pelo tema, mais especificamente nas obras citadas pelo autor, apontando marcas comuns ou contrastantes que acreditamos terão condicionado e influenciado a metamorfose operada por Saramago no mito. A segunda parte deste trabalho de investigação incidiu na obra Don Giovanni ou O dissoluto absolvido e no diálogo e/ou tensões resultantes do estudo comparativo com os textos literários precedentes. Na análise à obra foi cuidada a língua e estilo do autor, o vasto universo paramiológico presente no texto, bem como o discurso carnavalizador e a intenção de paródia relativamente ao hipotexto Don Giovanni, Il dissoluto punito ossia il Don Giovanni de W. A. Mozart e Lorenzo da Ponte. À guia de conclusão debruçamo-nos sobre a verdade subentendida por entre as linhas da obra e no que José Saramago verdadeiramente nos pretendeu transmitir através da sua perspetiva pós-modernista do mito de Don Juan.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017
2018-02-09
2018-02-09T00:00:00Z
2019-04-15T10:05:59Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.14/27411
TID:201865300
url http://hdl.handle.net/10400.14/27411
identifier_str_mv TID:201865300
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131922477088768