A Internet como factor de inovação no acesso a informação estatística

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Machado, Isabel Maria da Silva
Data de Publicação: 2005
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/4603
Resumo: A divulgação de informação através da Internet tem tido um crescimento notável a nível mundial nos últimos anos, constituindo por isso um factor de inovação no acesso a informação, em particular, a informação estatística. Tendo como base as perspectivas e estratégias empresariais ao nível da inovação, os comportamentos humanos na pesquisa de informação e respectivos modelos, e o papel da Internet na divulgação da informação estatística, esta investigação pretende avaliar a utilização deste tipo de informação (difundida através da Internet) como suporte à gestão empresarial. Para o efeito, foi efectuada uma análise de Institutos estrangeiros de Estatística, nomeadamente o Statistics Netherlands e Statistics Canada, e um estudo de caso do Instituto Nacional de Estatística português. Em todos os casos foi feita uma avaliação dos serviços prestados através dos respectivos websites e posterior comparação entre os serviços STATLINE, CANSIM e INFOLINE prestados pelos institutos holandês, canadiano e português, respectivamente. Relativamente ao caso português recorreu-se ainda à implementação de um inquérito junto de empresas potenciais utilizadoras do serviço INFOLINE do INE. Os resultados sugerem que as empresas recorrem à Internet para recolher informação estatística sobre possíveis consumidores, sobres os seus concorrentes e sobre os mercados, no sentido de formularem/modificarem e apoiarem as suas estratégias de gestão.
id RCAP_d77f38b95171b45ed31fa2994d3d384b
oai_identifier_str oai:ria.ua.pt:10773/4603
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A Internet como factor de inovação no acesso a informação estatísticaGestão da informaçãoInformação estatísticaAcesso à informaçãoInternetInovação tecnológicaGestão de empresas - InternetA divulgação de informação através da Internet tem tido um crescimento notável a nível mundial nos últimos anos, constituindo por isso um factor de inovação no acesso a informação, em particular, a informação estatística. Tendo como base as perspectivas e estratégias empresariais ao nível da inovação, os comportamentos humanos na pesquisa de informação e respectivos modelos, e o papel da Internet na divulgação da informação estatística, esta investigação pretende avaliar a utilização deste tipo de informação (difundida através da Internet) como suporte à gestão empresarial. Para o efeito, foi efectuada uma análise de Institutos estrangeiros de Estatística, nomeadamente o Statistics Netherlands e Statistics Canada, e um estudo de caso do Instituto Nacional de Estatística português. Em todos os casos foi feita uma avaliação dos serviços prestados através dos respectivos websites e posterior comparação entre os serviços STATLINE, CANSIM e INFOLINE prestados pelos institutos holandês, canadiano e português, respectivamente. Relativamente ao caso português recorreu-se ainda à implementação de um inquérito junto de empresas potenciais utilizadoras do serviço INFOLINE do INE. Os resultados sugerem que as empresas recorrem à Internet para recolher informação estatística sobre possíveis consumidores, sobres os seus concorrentes e sobre os mercados, no sentido de formularem/modificarem e apoiarem as suas estratégias de gestão.Information disclosure through the Internet has shown a remarkable and global increase in the last years, so that it is now a factor of innovation to access information, in particular, statistical information. Based on management perspectives and strategies concerning innovation, human behaviour as concerns information search and the respective models, and the Internet role in statistical information disclosure, this research aims at analysing the utilization of this kind of information (spread through the Internet) to support business management. Therefore, analyses of foreign National Institutes of Statistics, namely Statistics Netherlands and Statistics Canada, and a case study of the Portuguese National Statistical Institute (INE), have been made. In all cases, the services offered through their respective websites have been evaluated. A comparison between STATLINE, CANSIM and INFOLINE services, offered, respectively, by the Dutch, Canadian and Portuguese Institutes, has also been made. As concerns the Portuguese case, a survey on companies, potential users of the INFOLINE service, has been implemented. The results suggest that the companies use the Internet to gather statistical information about potential consumers, about their competitors and about the markets, in order to formulate/modify and support their management strategies.Universidade de Aveiro2011-12-16T16:00:47Z2005-01-01T00:00:00Z2005info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/4603porMachado, Isabel Maria da Silvainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T11:05:27Zoai:ria.ua.pt:10773/4603Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:42:31.339198Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A Internet como factor de inovação no acesso a informação estatística
title A Internet como factor de inovação no acesso a informação estatística
spellingShingle A Internet como factor de inovação no acesso a informação estatística
Machado, Isabel Maria da Silva
Gestão da informação
Informação estatística
Acesso à informação
Internet
Inovação tecnológica
Gestão de empresas - Internet
title_short A Internet como factor de inovação no acesso a informação estatística
title_full A Internet como factor de inovação no acesso a informação estatística
title_fullStr A Internet como factor de inovação no acesso a informação estatística
title_full_unstemmed A Internet como factor de inovação no acesso a informação estatística
title_sort A Internet como factor de inovação no acesso a informação estatística
author Machado, Isabel Maria da Silva
author_facet Machado, Isabel Maria da Silva
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Machado, Isabel Maria da Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Gestão da informação
Informação estatística
Acesso à informação
Internet
Inovação tecnológica
Gestão de empresas - Internet
topic Gestão da informação
Informação estatística
Acesso à informação
Internet
Inovação tecnológica
Gestão de empresas - Internet
description A divulgação de informação através da Internet tem tido um crescimento notável a nível mundial nos últimos anos, constituindo por isso um factor de inovação no acesso a informação, em particular, a informação estatística. Tendo como base as perspectivas e estratégias empresariais ao nível da inovação, os comportamentos humanos na pesquisa de informação e respectivos modelos, e o papel da Internet na divulgação da informação estatística, esta investigação pretende avaliar a utilização deste tipo de informação (difundida através da Internet) como suporte à gestão empresarial. Para o efeito, foi efectuada uma análise de Institutos estrangeiros de Estatística, nomeadamente o Statistics Netherlands e Statistics Canada, e um estudo de caso do Instituto Nacional de Estatística português. Em todos os casos foi feita uma avaliação dos serviços prestados através dos respectivos websites e posterior comparação entre os serviços STATLINE, CANSIM e INFOLINE prestados pelos institutos holandês, canadiano e português, respectivamente. Relativamente ao caso português recorreu-se ainda à implementação de um inquérito junto de empresas potenciais utilizadoras do serviço INFOLINE do INE. Os resultados sugerem que as empresas recorrem à Internet para recolher informação estatística sobre possíveis consumidores, sobres os seus concorrentes e sobre os mercados, no sentido de formularem/modificarem e apoiarem as suas estratégias de gestão.
publishDate 2005
dc.date.none.fl_str_mv 2005-01-01T00:00:00Z
2005
2011-12-16T16:00:47Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10773/4603
url http://hdl.handle.net/10773/4603
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Aveiro
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Aveiro
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137473750630400