A Internet como factor de inovação no acesso a informação estatística
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2005 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10773/4603 |
Resumo: | A divulgação de informação através da Internet tem tido um crescimento notável a nível mundial nos últimos anos, constituindo por isso um factor de inovação no acesso a informação, em particular, a informação estatística. Tendo como base as perspectivas e estratégias empresariais ao nível da inovação, os comportamentos humanos na pesquisa de informação e respectivos modelos, e o papel da Internet na divulgação da informação estatística, esta investigação pretende avaliar a utilização deste tipo de informação (difundida através da Internet) como suporte à gestão empresarial. Para o efeito, foi efectuada uma análise de Institutos estrangeiros de Estatística, nomeadamente o Statistics Netherlands e Statistics Canada, e um estudo de caso do Instituto Nacional de Estatística português. Em todos os casos foi feita uma avaliação dos serviços prestados através dos respectivos websites e posterior comparação entre os serviços STATLINE, CANSIM e INFOLINE prestados pelos institutos holandês, canadiano e português, respectivamente. Relativamente ao caso português recorreu-se ainda à implementação de um inquérito junto de empresas potenciais utilizadoras do serviço INFOLINE do INE. Os resultados sugerem que as empresas recorrem à Internet para recolher informação estatística sobre possíveis consumidores, sobres os seus concorrentes e sobre os mercados, no sentido de formularem/modificarem e apoiarem as suas estratégias de gestão. |
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A Internet como factor de inovação no acesso a informação estatísticaGestão da informaçãoInformação estatísticaAcesso à informaçãoInternetInovação tecnológicaGestão de empresas - InternetA divulgação de informação através da Internet tem tido um crescimento notável a nível mundial nos últimos anos, constituindo por isso um factor de inovação no acesso a informação, em particular, a informação estatística. Tendo como base as perspectivas e estratégias empresariais ao nível da inovação, os comportamentos humanos na pesquisa de informação e respectivos modelos, e o papel da Internet na divulgação da informação estatística, esta investigação pretende avaliar a utilização deste tipo de informação (difundida através da Internet) como suporte à gestão empresarial. Para o efeito, foi efectuada uma análise de Institutos estrangeiros de Estatística, nomeadamente o Statistics Netherlands e Statistics Canada, e um estudo de caso do Instituto Nacional de Estatística português. Em todos os casos foi feita uma avaliação dos serviços prestados através dos respectivos websites e posterior comparação entre os serviços STATLINE, CANSIM e INFOLINE prestados pelos institutos holandês, canadiano e português, respectivamente. Relativamente ao caso português recorreu-se ainda à implementação de um inquérito junto de empresas potenciais utilizadoras do serviço INFOLINE do INE. Os resultados sugerem que as empresas recorrem à Internet para recolher informação estatística sobre possíveis consumidores, sobres os seus concorrentes e sobre os mercados, no sentido de formularem/modificarem e apoiarem as suas estratégias de gestão.Information disclosure through the Internet has shown a remarkable and global increase in the last years, so that it is now a factor of innovation to access information, in particular, statistical information. Based on management perspectives and strategies concerning innovation, human behaviour as concerns information search and the respective models, and the Internet role in statistical information disclosure, this research aims at analysing the utilization of this kind of information (spread through the Internet) to support business management. Therefore, analyses of foreign National Institutes of Statistics, namely Statistics Netherlands and Statistics Canada, and a case study of the Portuguese National Statistical Institute (INE), have been made. In all cases, the services offered through their respective websites have been evaluated. A comparison between STATLINE, CANSIM and INFOLINE services, offered, respectively, by the Dutch, Canadian and Portuguese Institutes, has also been made. As concerns the Portuguese case, a survey on companies, potential users of the INFOLINE service, has been implemented. The results suggest that the companies use the Internet to gather statistical information about potential consumers, about their competitors and about the markets, in order to formulate/modify and support their management strategies.Universidade de Aveiro2011-12-16T16:00:47Z2005-01-01T00:00:00Z2005info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/4603porMachado, Isabel Maria da Silvainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T11:05:27Zoai:ria.ua.pt:10773/4603Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:42:31.339198Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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