Inovação, desenvolvimento de novos produtos e as tecnologias internet : estudo em empresas brasileiras

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Grützmann, André
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Zambalde, André Luiz, Bermejo, Paulo Henrique de Souza
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
eng
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: https://repositorio.unb.br/handle/10482/36404
https://doi.org/10.1590/0104-530x1451-19
http://orcid.org/0000-0003-3568-5655
http://orcid.org/0000-0003-0129-7451
http://orcid.org/0000-0003-2680-8342
Resumo: Este estudo investigou, a partir de abordagem qualitativa, o uso de tecnologias internet no apoio à inovação de produtos em empresas brasileiras. Uma revisão de escopo da literatura evidenciou os principais usos destas tecnologias para cada estágio da inovação. A abordagem mostrou que as empresas inovadoras entrevistadas utilizam, principalmente, as redes sociais no suporte às atividades de inovação, mas existem relatos de investimentos em plataformas de cocriação. No contexto do estudo, considerando o processo de desenvolvimento de novos produtos, as tecnologias internet podem ser utilizadas conforme o estágio de inovação. As tecnologias de suporte básico podem disponibilizar informações para todos os estágios da inovação. Os estágios iniciais, como ideação, projeto e teste, necessitam de informações mais direcionadas, as quais podem ser providas pelas tecnologias como ferramentas de competição de ideias, plataformas de cocriação e web mining. Por fim, as tecnologias blogs, wikis, fóruns de discussão e redes sociais sustentam informações para os estágios finais (lançamento e suporte) do processo de inovação de produtos.
id UNB_8b6ff5df14d9f8b5c831ead69a877de0
oai_identifier_str oai:repositorio.unb.br:10482/36404
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling Inovação, desenvolvimento de novos produtos e as tecnologias internet : estudo em empresas brasileirasInnovation, new product development and internet technologies : study in Brazilian companiesDesenvolvimento de novos produtosGestão da inovaçãoTecnologia da informaçãoInternetEste estudo investigou, a partir de abordagem qualitativa, o uso de tecnologias internet no apoio à inovação de produtos em empresas brasileiras. Uma revisão de escopo da literatura evidenciou os principais usos destas tecnologias para cada estágio da inovação. A abordagem mostrou que as empresas inovadoras entrevistadas utilizam, principalmente, as redes sociais no suporte às atividades de inovação, mas existem relatos de investimentos em plataformas de cocriação. No contexto do estudo, considerando o processo de desenvolvimento de novos produtos, as tecnologias internet podem ser utilizadas conforme o estágio de inovação. As tecnologias de suporte básico podem disponibilizar informações para todos os estágios da inovação. Os estágios iniciais, como ideação, projeto e teste, necessitam de informações mais direcionadas, as quais podem ser providas pelas tecnologias como ferramentas de competição de ideias, plataformas de cocriação e web mining. Por fim, as tecnologias blogs, wikis, fóruns de discussão e redes sociais sustentam informações para os estágios finais (lançamento e suporte) do processo de inovação de produtos.This paper focused on the use of internet technologies to support product innovation in Brazilian companies, following a qualitative approach. A scoping review of the literature revealed the main uses of the aforementioned technologies for every stage of innovation. Interviews with companies’ representatives showed that innovative companies use mainly social networks to support innovation activities, but there are reports of investments in co-creation platforms. In the scope of this work, internet technologies are used to some innovation stages. Basic technologies like e-mail, website and search mechanisms can provide basic support information for all innovation stages. The early stages (ideation, design and testing) require more targeted information which may be provided by technologies like ideas competition tools, co-creation platforms, and web mining. Finally, blogs, wikis, discussion forums and social networking sites support the final stages (launch and support) of the product innovation process.Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas (FACE)Departamento de Administração (FACE ADM)Universidade Federal de São Carlos2020-01-24T10:30:41Z2020-01-24T10:30:41Z2019info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfapplication/pdfGRUTZMANN, André; ZAMBALDE, André Luiz; BERMEJO, Paulo Henrique de Souza. Inovação, desenvolvimento de novos produtos e as tecnologias Internet: estudo em empresas brasileiras. Gestão & Produção, São Carlos, v. 26, n. 1, e1451, 2019. DOI: https://doi.org/10.1590/0104-530x1451-19. Disponível em: http://scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-530X2019000100216. Acesso em: 02 jun. 2020. ________________________________________________________________________________________________________________________________________________________GRUTZMANN, André; ZAMBALDE, André Luiz; BERMEJO, Paulo Henrique de Souza. Innovation, new product development and Internet technologies: study in Brazilian companies. Gestão & Produção, São Carlos, v. 26, n. 1, e1451, 2019. DOI: https://doi.org/10.1590/0104-530x1451-19. Disponível em: http://scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-530X2019000100216. Acesso em: 02 jun. 2020.https://repositorio.unb.br/handle/10482/36404https://doi.org/10.1590/0104-530x1451-19http://orcid.org/0000-0003-3568-5655http://orcid.org/0000-0003-0129-7451http://orcid.org/0000-0003-2680-8342poreng(CC BY)info:eu-repo/semantics/openAccessGrützmann, AndréZambalde, André LuizBermejo, Paulo Henrique de Souzareponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2023-10-19T18:09:13Zoai:repositorio.unb.br:10482/36404Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2023-10-19T18:09:13Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv Inovação, desenvolvimento de novos produtos e as tecnologias internet : estudo em empresas brasileiras
Innovation, new product development and internet technologies : study in Brazilian companies
title Inovação, desenvolvimento de novos produtos e as tecnologias internet : estudo em empresas brasileiras
spellingShingle Inovação, desenvolvimento de novos produtos e as tecnologias internet : estudo em empresas brasileiras
Grützmann, André
Desenvolvimento de novos produtos
Gestão da inovação
Tecnologia da informação
Internet
title_short Inovação, desenvolvimento de novos produtos e as tecnologias internet : estudo em empresas brasileiras
title_full Inovação, desenvolvimento de novos produtos e as tecnologias internet : estudo em empresas brasileiras
title_fullStr Inovação, desenvolvimento de novos produtos e as tecnologias internet : estudo em empresas brasileiras
title_full_unstemmed Inovação, desenvolvimento de novos produtos e as tecnologias internet : estudo em empresas brasileiras
title_sort Inovação, desenvolvimento de novos produtos e as tecnologias internet : estudo em empresas brasileiras
author Grützmann, André
author_facet Grützmann, André
Zambalde, André Luiz
Bermejo, Paulo Henrique de Souza
author_role author
author2 Zambalde, André Luiz
Bermejo, Paulo Henrique de Souza
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Grützmann, André
Zambalde, André Luiz
Bermejo, Paulo Henrique de Souza
dc.subject.por.fl_str_mv Desenvolvimento de novos produtos
Gestão da inovação
Tecnologia da informação
Internet
topic Desenvolvimento de novos produtos
Gestão da inovação
Tecnologia da informação
Internet
description Este estudo investigou, a partir de abordagem qualitativa, o uso de tecnologias internet no apoio à inovação de produtos em empresas brasileiras. Uma revisão de escopo da literatura evidenciou os principais usos destas tecnologias para cada estágio da inovação. A abordagem mostrou que as empresas inovadoras entrevistadas utilizam, principalmente, as redes sociais no suporte às atividades de inovação, mas existem relatos de investimentos em plataformas de cocriação. No contexto do estudo, considerando o processo de desenvolvimento de novos produtos, as tecnologias internet podem ser utilizadas conforme o estágio de inovação. As tecnologias de suporte básico podem disponibilizar informações para todos os estágios da inovação. Os estágios iniciais, como ideação, projeto e teste, necessitam de informações mais direcionadas, as quais podem ser providas pelas tecnologias como ferramentas de competição de ideias, plataformas de cocriação e web mining. Por fim, as tecnologias blogs, wikis, fóruns de discussão e redes sociais sustentam informações para os estágios finais (lançamento e suporte) do processo de inovação de produtos.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019
2020-01-24T10:30:41Z
2020-01-24T10:30:41Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv GRUTZMANN, André; ZAMBALDE, André Luiz; BERMEJO, Paulo Henrique de Souza. Inovação, desenvolvimento de novos produtos e as tecnologias Internet: estudo em empresas brasileiras. Gestão & Produção, São Carlos, v. 26, n. 1, e1451, 2019. DOI: https://doi.org/10.1590/0104-530x1451-19. Disponível em: http://scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-530X2019000100216. Acesso em: 02 jun. 2020. ________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
GRUTZMANN, André; ZAMBALDE, André Luiz; BERMEJO, Paulo Henrique de Souza. Innovation, new product development and Internet technologies: study in Brazilian companies. Gestão & Produção, São Carlos, v. 26, n. 1, e1451, 2019. DOI: https://doi.org/10.1590/0104-530x1451-19. Disponível em: http://scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-530X2019000100216. Acesso em: 02 jun. 2020.
https://repositorio.unb.br/handle/10482/36404
https://doi.org/10.1590/0104-530x1451-19
http://orcid.org/0000-0003-3568-5655
http://orcid.org/0000-0003-0129-7451
http://orcid.org/0000-0003-2680-8342
identifier_str_mv GRUTZMANN, André; ZAMBALDE, André Luiz; BERMEJO, Paulo Henrique de Souza. Inovação, desenvolvimento de novos produtos e as tecnologias Internet: estudo em empresas brasileiras. Gestão & Produção, São Carlos, v. 26, n. 1, e1451, 2019. DOI: https://doi.org/10.1590/0104-530x1451-19. Disponível em: http://scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-530X2019000100216. Acesso em: 02 jun. 2020. ________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
GRUTZMANN, André; ZAMBALDE, André Luiz; BERMEJO, Paulo Henrique de Souza. Innovation, new product development and Internet technologies: study in Brazilian companies. Gestão & Produção, São Carlos, v. 26, n. 1, e1451, 2019. DOI: https://doi.org/10.1590/0104-530x1451-19. Disponível em: http://scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-530X2019000100216. Acesso em: 02 jun. 2020.
url https://repositorio.unb.br/handle/10482/36404
https://doi.org/10.1590/0104-530x1451-19
http://orcid.org/0000-0003-3568-5655
http://orcid.org/0000-0003-0129-7451
http://orcid.org/0000-0003-2680-8342
dc.language.iso.fl_str_mv por
eng
language por
eng
dc.rights.driver.fl_str_mv (CC BY)
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv (CC BY)
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Carlos
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Carlos
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@unb.br
_version_ 1810580741647499264