Diferentes olhares sobre o currículo em jardim de infância: um estudo de caso múltiplo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sousa, Maria do Céu Abreu
Data de Publicação: 2007
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.1/675
Resumo: Dissertação mest., Ciências da Educação, Universidade do Algarve, 2007
id RCAP_d781b940e4168515d5546f6e751dcb00
oai_identifier_str oai:sapientia.ualg.pt:10400.1/675
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Diferentes olhares sobre o currículo em jardim de infância: um estudo de caso múltiploTesesEducação infantilCurrículoDesenvolvimentoParticipaçãoJardim de infânciaFamíliaDissertação mest., Ciências da Educação, Universidade do Algarve, 2007Este trabalho tem como objectivo compreender as concepções das crianças, das famílias e educadores, sobre o trabalho realizado no jardim de infância e o nível de participação dos principais intervenientes no processo de construção e desenvolvimento do currículo. Que oportunidades e/ou impedimentos, condicionam as suas participações enquanto actores intervenientes interessados no processo educativo. O estudo empírico realizou-se em três jardins de infância integrados num Agrupamento de Escolas da rede pública do Ministério da Educação. O trabalho teve por base o recurso a entrevistas às educadoras responsáveis pelos grupos, assim como a dezoito crianças integradas nas salas, onde as educadoras trabalham. Às famílias foi aplicado um questionário. Posteriormente foi elaborada a análise de todos os dados com o objectivo de se evidenciarem os elementos mais significativos e proceder-se à triangulação dos mesmos. A reflexão final permitiu compreender que neste contexto de estudo a participação destes diferentes actores no processo educativo, é muito pouco equitativa. A participação das crianças é reduzida, ou praticamente nula em alguns casos. No que se refere às famílias, observa-se que as suas participações reais, como principais responsáveis e interessados neste processo, também são minimizadas. O educador, no seu papel de gestor do currículo, não estabelece uma efectiva relação de partilha de poderes e tarefas, mas fundamentalmente, de partilha de informações decorrentes do processo. Contrariamente àquilo que é defendido a nível do discurso, que abona uma representação forte da intervenção dos diferentes parceiros, na prática parece notar-se um deficit neste domínio, nem sempre de forma consciente. A maioria da gestão do currículo está nas mãos do educador, tendo as famílias e as crianças, uma participação passiva.Antunes, Maria João Cardona CorreiaSapientiaSousa, Maria do Céu Abreu2011-09-07T16:05:17Z20072007-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.1/675por373.8 SOU*Dif Caveinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-24T10:11:28Zoai:sapientia.ualg.pt:10400.1/675Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:54:59.966660Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Diferentes olhares sobre o currículo em jardim de infância: um estudo de caso múltiplo
title Diferentes olhares sobre o currículo em jardim de infância: um estudo de caso múltiplo
spellingShingle Diferentes olhares sobre o currículo em jardim de infância: um estudo de caso múltiplo
Sousa, Maria do Céu Abreu
Teses
Educação infantil
Currículo
Desenvolvimento
Participação
Jardim de infância
Família
title_short Diferentes olhares sobre o currículo em jardim de infância: um estudo de caso múltiplo
title_full Diferentes olhares sobre o currículo em jardim de infância: um estudo de caso múltiplo
title_fullStr Diferentes olhares sobre o currículo em jardim de infância: um estudo de caso múltiplo
title_full_unstemmed Diferentes olhares sobre o currículo em jardim de infância: um estudo de caso múltiplo
title_sort Diferentes olhares sobre o currículo em jardim de infância: um estudo de caso múltiplo
author Sousa, Maria do Céu Abreu
author_facet Sousa, Maria do Céu Abreu
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Antunes, Maria João Cardona Correia
Sapientia
dc.contributor.author.fl_str_mv Sousa, Maria do Céu Abreu
dc.subject.por.fl_str_mv Teses
Educação infantil
Currículo
Desenvolvimento
Participação
Jardim de infância
Família
topic Teses
Educação infantil
Currículo
Desenvolvimento
Participação
Jardim de infância
Família
description Dissertação mest., Ciências da Educação, Universidade do Algarve, 2007
publishDate 2007
dc.date.none.fl_str_mv 2007
2007-01-01T00:00:00Z
2011-09-07T16:05:17Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.1/675
url http://hdl.handle.net/10400.1/675
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 373.8 SOU*Dif Cave
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133150446616576