A influência da responsabilidade social corporativa e do marketing interno na lealdade dos colaboradores
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.26/49439 |
Resumo: | Os estudos que abordam a responsabilidade social corporativa (RSC) e o marketing interno como construtos distintos, investigando a influência destes na lealdade dos colaboradores para com a organização, são bastante escassos. Para responder a esta lacuna identificada na literatura, este trabalho tem por objetivo investigar o efeito da RSC e do marketing interno, enquanto constructos distintos, na lealdade do colaborador, seja de forma direta, seja indireta, por intermédio da satisfação do colaborador. A investigação inicia-se com uma revisão da literatura de RSC, marketing interno, satisfação do colaborador e lealdade do colaborador. A partir desses constructos foi proposto um modelo de investigação, realizando-se um estudo empírico com uma amostra de 126 inquiridos, trabalhadores docentes e não docentes do IPC. Através do tratamento estatístico dos dados com recurso a PLS-SEM, foi demonstrado que a RSC e o marketing interno exercem um efeito positivo direto e indireto, por intermédio da satisfação, na lealdade do colaborador. Por sua vez, a satisfação exerce um efeito positivo direto na lealdade do colaborador. Tendo como base os resultados adquiridos, este estudo apresenta inúmera contribuições académicas: 1) contribui para compreender e analisar o estado da arte do tema em análise; 2) contribui para clarificar que RSC e marketing interno são constructos distintos; 3) contribui para a consolidação do constructo da lealdade do colaborador e das suas relações. Por fim, para a gestão, este estudo contribui para que as organizações percebam que as práticas de RSC e de marketing interno são fatores importantes numa estratégia que vise a satisfação e a lealdade de colaboradores. |
id |
RCAP_d781e8a5b6544896616467d4ab8d4102 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:comum.rcaap.pt:10400.26/49439 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
A influência da responsabilidade social corporativa e do marketing interno na lealdade dos colaboradoresResponsabilidade social corporativaMarketing internoSatisfação do colaboradorLealdade do colaboradorOs estudos que abordam a responsabilidade social corporativa (RSC) e o marketing interno como construtos distintos, investigando a influência destes na lealdade dos colaboradores para com a organização, são bastante escassos. Para responder a esta lacuna identificada na literatura, este trabalho tem por objetivo investigar o efeito da RSC e do marketing interno, enquanto constructos distintos, na lealdade do colaborador, seja de forma direta, seja indireta, por intermédio da satisfação do colaborador. A investigação inicia-se com uma revisão da literatura de RSC, marketing interno, satisfação do colaborador e lealdade do colaborador. A partir desses constructos foi proposto um modelo de investigação, realizando-se um estudo empírico com uma amostra de 126 inquiridos, trabalhadores docentes e não docentes do IPC. Através do tratamento estatístico dos dados com recurso a PLS-SEM, foi demonstrado que a RSC e o marketing interno exercem um efeito positivo direto e indireto, por intermédio da satisfação, na lealdade do colaborador. Por sua vez, a satisfação exerce um efeito positivo direto na lealdade do colaborador. Tendo como base os resultados adquiridos, este estudo apresenta inúmera contribuições académicas: 1) contribui para compreender e analisar o estado da arte do tema em análise; 2) contribui para clarificar que RSC e marketing interno são constructos distintos; 3) contribui para a consolidação do constructo da lealdade do colaborador e das suas relações. Por fim, para a gestão, este estudo contribui para que as organizações percebam que as práticas de RSC e de marketing interno são fatores importantes numa estratégia que vise a satisfação e a lealdade de colaboradores.Santos, Nuno Miguel Fortes FonsecaRepositório ComumBizarro, Maria Inês Martins2024-01-30T10:30:42Z2023-11-242023-10-122023-11-24T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/49439TID:203494709porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-06-25T16:09:36Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/49439Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openairemluisa.alvim@gmail.comopendoar:71602024-06-25T16:09:36Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
A influência da responsabilidade social corporativa e do marketing interno na lealdade dos colaboradores |
title |
A influência da responsabilidade social corporativa e do marketing interno na lealdade dos colaboradores |
spellingShingle |
A influência da responsabilidade social corporativa e do marketing interno na lealdade dos colaboradores Bizarro, Maria Inês Martins Responsabilidade social corporativa Marketing interno Satisfação do colaborador Lealdade do colaborador |
title_short |
A influência da responsabilidade social corporativa e do marketing interno na lealdade dos colaboradores |
title_full |
A influência da responsabilidade social corporativa e do marketing interno na lealdade dos colaboradores |
title_fullStr |
A influência da responsabilidade social corporativa e do marketing interno na lealdade dos colaboradores |
title_full_unstemmed |
A influência da responsabilidade social corporativa e do marketing interno na lealdade dos colaboradores |
title_sort |
A influência da responsabilidade social corporativa e do marketing interno na lealdade dos colaboradores |
author |
Bizarro, Maria Inês Martins |
author_facet |
Bizarro, Maria Inês Martins |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Santos, Nuno Miguel Fortes Fonseca Repositório Comum |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Bizarro, Maria Inês Martins |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Responsabilidade social corporativa Marketing interno Satisfação do colaborador Lealdade do colaborador |
topic |
Responsabilidade social corporativa Marketing interno Satisfação do colaborador Lealdade do colaborador |
description |
Os estudos que abordam a responsabilidade social corporativa (RSC) e o marketing interno como construtos distintos, investigando a influência destes na lealdade dos colaboradores para com a organização, são bastante escassos. Para responder a esta lacuna identificada na literatura, este trabalho tem por objetivo investigar o efeito da RSC e do marketing interno, enquanto constructos distintos, na lealdade do colaborador, seja de forma direta, seja indireta, por intermédio da satisfação do colaborador. A investigação inicia-se com uma revisão da literatura de RSC, marketing interno, satisfação do colaborador e lealdade do colaborador. A partir desses constructos foi proposto um modelo de investigação, realizando-se um estudo empírico com uma amostra de 126 inquiridos, trabalhadores docentes e não docentes do IPC. Através do tratamento estatístico dos dados com recurso a PLS-SEM, foi demonstrado que a RSC e o marketing interno exercem um efeito positivo direto e indireto, por intermédio da satisfação, na lealdade do colaborador. Por sua vez, a satisfação exerce um efeito positivo direto na lealdade do colaborador. Tendo como base os resultados adquiridos, este estudo apresenta inúmera contribuições académicas: 1) contribui para compreender e analisar o estado da arte do tema em análise; 2) contribui para clarificar que RSC e marketing interno são constructos distintos; 3) contribui para a consolidação do constructo da lealdade do colaborador e das suas relações. Por fim, para a gestão, este estudo contribui para que as organizações percebam que as práticas de RSC e de marketing interno são fatores importantes numa estratégia que vise a satisfação e a lealdade de colaboradores. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-11-24 2023-10-12 2023-11-24T00:00:00Z 2024-01-30T10:30:42Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.26/49439 TID:203494709 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.26/49439 |
identifier_str_mv |
TID:203494709 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
mluisa.alvim@gmail.com |
_version_ |
1817546174291247104 |