A influência da responsabilidade social corporativa e do marketing interno na lealdade dos colaboradores

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bizarro, Maria Inês Martins
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/49439
Resumo: Os estudos que abordam a responsabilidade social corporativa (RSC) e o marketing interno como construtos distintos, investigando a influência destes na lealdade dos colaboradores para com a organização, são bastante escassos. Para responder a esta lacuna identificada na literatura, este trabalho tem por objetivo investigar o efeito da RSC e do marketing interno, enquanto constructos distintos, na lealdade do colaborador, seja de forma direta, seja indireta, por intermédio da satisfação do colaborador. A investigação inicia-se com uma revisão da literatura de RSC, marketing interno, satisfação do colaborador e lealdade do colaborador. A partir desses constructos foi proposto um modelo de investigação, realizando-se um estudo empírico com uma amostra de 126 inquiridos, trabalhadores docentes e não docentes do IPC. Através do tratamento estatístico dos dados com recurso a PLS-SEM, foi demonstrado que a RSC e o marketing interno exercem um efeito positivo direto e indireto, por intermédio da satisfação, na lealdade do colaborador. Por sua vez, a satisfação exerce um efeito positivo direto na lealdade do colaborador. Tendo como base os resultados adquiridos, este estudo apresenta inúmera contribuições académicas: 1) contribui para compreender e analisar o estado da arte do tema em análise; 2) contribui para clarificar que RSC e marketing interno são constructos distintos; 3) contribui para a consolidação do constructo da lealdade do colaborador e das suas relações. Por fim, para a gestão, este estudo contribui para que as organizações percebam que as práticas de RSC e de marketing interno são fatores importantes numa estratégia que vise a satisfação e a lealdade de colaboradores.
id RCAP_d781e8a5b6544896616467d4ab8d4102
oai_identifier_str oai:comum.rcaap.pt:10400.26/49439
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A influência da responsabilidade social corporativa e do marketing interno na lealdade dos colaboradoresResponsabilidade social corporativaMarketing internoSatisfação do colaboradorLealdade do colaboradorOs estudos que abordam a responsabilidade social corporativa (RSC) e o marketing interno como construtos distintos, investigando a influência destes na lealdade dos colaboradores para com a organização, são bastante escassos. Para responder a esta lacuna identificada na literatura, este trabalho tem por objetivo investigar o efeito da RSC e do marketing interno, enquanto constructos distintos, na lealdade do colaborador, seja de forma direta, seja indireta, por intermédio da satisfação do colaborador. A investigação inicia-se com uma revisão da literatura de RSC, marketing interno, satisfação do colaborador e lealdade do colaborador. A partir desses constructos foi proposto um modelo de investigação, realizando-se um estudo empírico com uma amostra de 126 inquiridos, trabalhadores docentes e não docentes do IPC. Através do tratamento estatístico dos dados com recurso a PLS-SEM, foi demonstrado que a RSC e o marketing interno exercem um efeito positivo direto e indireto, por intermédio da satisfação, na lealdade do colaborador. Por sua vez, a satisfação exerce um efeito positivo direto na lealdade do colaborador. Tendo como base os resultados adquiridos, este estudo apresenta inúmera contribuições académicas: 1) contribui para compreender e analisar o estado da arte do tema em análise; 2) contribui para clarificar que RSC e marketing interno são constructos distintos; 3) contribui para a consolidação do constructo da lealdade do colaborador e das suas relações. Por fim, para a gestão, este estudo contribui para que as organizações percebam que as práticas de RSC e de marketing interno são fatores importantes numa estratégia que vise a satisfação e a lealdade de colaboradores.Santos, Nuno Miguel Fortes FonsecaRepositório ComumBizarro, Maria Inês Martins2024-01-30T10:30:42Z2023-11-242023-10-122023-11-24T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/49439TID:203494709porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-06-25T16:09:36Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/49439Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openairemluisa.alvim@gmail.comopendoar:71602024-06-25T16:09:36Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A influência da responsabilidade social corporativa e do marketing interno na lealdade dos colaboradores
title A influência da responsabilidade social corporativa e do marketing interno na lealdade dos colaboradores
spellingShingle A influência da responsabilidade social corporativa e do marketing interno na lealdade dos colaboradores
Bizarro, Maria Inês Martins
Responsabilidade social corporativa
Marketing interno
Satisfação do colaborador
Lealdade do colaborador
title_short A influência da responsabilidade social corporativa e do marketing interno na lealdade dos colaboradores
title_full A influência da responsabilidade social corporativa e do marketing interno na lealdade dos colaboradores
title_fullStr A influência da responsabilidade social corporativa e do marketing interno na lealdade dos colaboradores
title_full_unstemmed A influência da responsabilidade social corporativa e do marketing interno na lealdade dos colaboradores
title_sort A influência da responsabilidade social corporativa e do marketing interno na lealdade dos colaboradores
author Bizarro, Maria Inês Martins
author_facet Bizarro, Maria Inês Martins
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Santos, Nuno Miguel Fortes Fonseca
Repositório Comum
dc.contributor.author.fl_str_mv Bizarro, Maria Inês Martins
dc.subject.por.fl_str_mv Responsabilidade social corporativa
Marketing interno
Satisfação do colaborador
Lealdade do colaborador
topic Responsabilidade social corporativa
Marketing interno
Satisfação do colaborador
Lealdade do colaborador
description Os estudos que abordam a responsabilidade social corporativa (RSC) e o marketing interno como construtos distintos, investigando a influência destes na lealdade dos colaboradores para com a organização, são bastante escassos. Para responder a esta lacuna identificada na literatura, este trabalho tem por objetivo investigar o efeito da RSC e do marketing interno, enquanto constructos distintos, na lealdade do colaborador, seja de forma direta, seja indireta, por intermédio da satisfação do colaborador. A investigação inicia-se com uma revisão da literatura de RSC, marketing interno, satisfação do colaborador e lealdade do colaborador. A partir desses constructos foi proposto um modelo de investigação, realizando-se um estudo empírico com uma amostra de 126 inquiridos, trabalhadores docentes e não docentes do IPC. Através do tratamento estatístico dos dados com recurso a PLS-SEM, foi demonstrado que a RSC e o marketing interno exercem um efeito positivo direto e indireto, por intermédio da satisfação, na lealdade do colaborador. Por sua vez, a satisfação exerce um efeito positivo direto na lealdade do colaborador. Tendo como base os resultados adquiridos, este estudo apresenta inúmera contribuições académicas: 1) contribui para compreender e analisar o estado da arte do tema em análise; 2) contribui para clarificar que RSC e marketing interno são constructos distintos; 3) contribui para a consolidação do constructo da lealdade do colaborador e das suas relações. Por fim, para a gestão, este estudo contribui para que as organizações percebam que as práticas de RSC e de marketing interno são fatores importantes numa estratégia que vise a satisfação e a lealdade de colaboradores.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-11-24
2023-10-12
2023-11-24T00:00:00Z
2024-01-30T10:30:42Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.26/49439
TID:203494709
url http://hdl.handle.net/10400.26/49439
identifier_str_mv TID:203494709
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv mluisa.alvim@gmail.com
_version_ 1817546174291247104