Influência do marketing interno na satisfação dos colaboradores e na lealdade à marca

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Darmeci, Radhika
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.5/29707
Resumo: Mestrado Bolonha em Marketing
id RCAP_34d2dff948ad08ae12b70a610d52d3dd
oai_identifier_str oai:repositorio.ul.pt:10400.5/29707
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Influência do marketing interno na satisfação dos colaboradores e na lealdade à marcaMarketing internosatisfação dos colaboradoresqualidade do serviçosatisfação dos clienteslealdade à marcamarketing de relacionamentoInternal marketingemployee satisfactionservice qualitycustomer satisfactionbrand loyaltyrelationship marketingMestrado Bolonha em MarketingA presente dissertação centra-se no estudo da influência do marketing interno na satisfação dos colaboradores e dos clientes e, consequentemente, no seu desenvolvimento de lealdade à marca. O objetivo baseou-se na exploração da relação entre as práticas de marketing interno implementadas no interior da organização e o seu impacto na criação de satisfação e lealdade do cliente à marca, por via da satisfação dos colaboradores e da qualidade do serviço prestado. Este estudo caracterizou-se por ser um estudo de natureza qualitativa e exploratória, que contou com a participação de 20 colaboradores de frente de loja, de diversas idades e pertencentes a diferentes estabelecimentos do setor terciário, que se disponibilizaram para a realização de uma entrevista em profundidade. Após a recolha de dados, as entrevistas foram codificadas com o auxílio do programa MAXQDA e os resultados obtidos demonstraram que as práticas de marketing interno influenciam a satisfação dos colaboradores e a sua intenção de permanecer na organização e, por sua vez, estes têm a capacidade de influenciar a satisfação dos clientes através do serviço prestado, conduzindo à sua lealdade à marca. Deste modo, acredita-se que os resultados obtidos neste estudo possam ser implementados no interior das organizações, demonstrando aos gestores que as estratégias de marketing interno não atuam apenas para a retenção dos colaboradores, mas também para a retenção dos clientes à marca.This dissertation focuses on studying the influence of internal marketing on employee and customer satisfaction and, consequently, on the development of brand loyalty. The objective was based on exploring the relationship between internal marketing practices implemented within the organization and their impact on creating customer satisfaction and loyalty to the brand, through employee satisfaction and the quality of the service provided. This study was characterized by being a qualitative and exploratory study, which involved the participation of 20 front office employees, of different ages and belonging to various establishments in the tertiary sector, who made themselves available to carry out an interview in depth. After data collection, the interviews were coded with the help of the MAXQDA program and the results obtained demonstrated that internal marketing practices influence employee satisfaction and their intention to remain in the organization and, in turn, they have the ability to influence customer satisfaction through the service provided, leading to their loyalty to the brand. Therefore, it is believed that the results obtained in this study can be implemented within organizations, demonstrating to managers that internal marketing strategies not only act to retain employees, but also to retain customers for the brand.Instituto Superior de Economia e GestãoVeríssimo, JoséRepositório da Universidade de LisboaDarmeci, Radhika2024-01-03T15:37:30Z2023-102023-10-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.5/29707porDarmeci, Radhika (2023). “Influência do marketing interno na satisfação dos colaboradores e na lealdade à marca”. Dissertação de Mestrado. Universidade de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-11-20T18:42:54Zoai:repositorio.ul.pt:10400.5/29707Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openairemluisa.alvim@gmail.comopendoar:71602024-11-20T18:42:54Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Influência do marketing interno na satisfação dos colaboradores e na lealdade à marca
title Influência do marketing interno na satisfação dos colaboradores e na lealdade à marca
spellingShingle Influência do marketing interno na satisfação dos colaboradores e na lealdade à marca
Darmeci, Radhika
Marketing interno
satisfação dos colaboradores
qualidade do serviço
satisfação dos clientes
lealdade à marca
marketing de relacionamento
Internal marketing
employee satisfaction
service quality
customer satisfaction
brand loyalty
relationship marketing
title_short Influência do marketing interno na satisfação dos colaboradores e na lealdade à marca
title_full Influência do marketing interno na satisfação dos colaboradores e na lealdade à marca
title_fullStr Influência do marketing interno na satisfação dos colaboradores e na lealdade à marca
title_full_unstemmed Influência do marketing interno na satisfação dos colaboradores e na lealdade à marca
title_sort Influência do marketing interno na satisfação dos colaboradores e na lealdade à marca
author Darmeci, Radhika
author_facet Darmeci, Radhika
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Veríssimo, José
Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Darmeci, Radhika
dc.subject.por.fl_str_mv Marketing interno
satisfação dos colaboradores
qualidade do serviço
satisfação dos clientes
lealdade à marca
marketing de relacionamento
Internal marketing
employee satisfaction
service quality
customer satisfaction
brand loyalty
relationship marketing
topic Marketing interno
satisfação dos colaboradores
qualidade do serviço
satisfação dos clientes
lealdade à marca
marketing de relacionamento
Internal marketing
employee satisfaction
service quality
customer satisfaction
brand loyalty
relationship marketing
description Mestrado Bolonha em Marketing
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-10
2023-10-01T00:00:00Z
2024-01-03T15:37:30Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.5/29707
url http://hdl.handle.net/10400.5/29707
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Darmeci, Radhika (2023). “Influência do marketing interno na satisfação dos colaboradores e na lealdade à marca”. Dissertação de Mestrado. Universidade de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestão
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Superior de Economia e Gestão
publisher.none.fl_str_mv Instituto Superior de Economia e Gestão
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv mluisa.alvim@gmail.com
_version_ 1817549350591528960