O design gráfico enquanto prática comunicacional

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cardoso, Sara Silva
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10348/8102
Resumo: O presente relatório tem como principal objetivo descrever o trabalho desenvolvido em contexto de projeto em ambiente empresarial, de Janeiro a Abril de 2016, na PoppDesign. A reflexão teórica por mim efetuada relaciona conceitos como o design gráfico, a constante mudança das identidades corporativas e a comunicação, revelando as novas tendências de divulgação das marcas, como é o caso das redes sociais. As minhas tarefas dentro da empresa não foram somente ligadas ao design. Assim, a minha abordagem neste relatório será, também, acerca da funcionalidade e receção do objeto final como objeto comunicacional, tendo em conta as novas tendências no mundo do design e a importância que a comunicação tem nesta área. Nesse sentido, para além de relatar as atividades profissionalizantes realizadas no período de estágio, irei refletir sobre a importância da comunicação no desenvolvimento dos projetos. Em detalhe, a reflexão desenvolvida nos termos deste trabalho incide sobre a forma como se processa a comunicação num projeto de design, o briefing, a pesquisa, as soluções e a sua avaliação final. O Projeto encontra-se dividido em duas partes distintas: a primeira corresponde ao Estado da Arte, refletindo a vertente teórica e que resume os conceitos de design mais próximos do trabalho que desenvolvi em contexto de estágio; e a segunda compõe-se pela enumeração e descrição dos trabalhos desenvolvidos em estágio.
id RCAP_d782a6c051b8ca875fb1dbd8b851a7e9
oai_identifier_str oai:repositorio.utad.pt:10348/8102
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O design gráfico enquanto prática comunicacionalDesignComunicaçãoIdentidadeO presente relatório tem como principal objetivo descrever o trabalho desenvolvido em contexto de projeto em ambiente empresarial, de Janeiro a Abril de 2016, na PoppDesign. A reflexão teórica por mim efetuada relaciona conceitos como o design gráfico, a constante mudança das identidades corporativas e a comunicação, revelando as novas tendências de divulgação das marcas, como é o caso das redes sociais. As minhas tarefas dentro da empresa não foram somente ligadas ao design. Assim, a minha abordagem neste relatório será, também, acerca da funcionalidade e receção do objeto final como objeto comunicacional, tendo em conta as novas tendências no mundo do design e a importância que a comunicação tem nesta área. Nesse sentido, para além de relatar as atividades profissionalizantes realizadas no período de estágio, irei refletir sobre a importância da comunicação no desenvolvimento dos projetos. Em detalhe, a reflexão desenvolvida nos termos deste trabalho incide sobre a forma como se processa a comunicação num projeto de design, o briefing, a pesquisa, as soluções e a sua avaliação final. O Projeto encontra-se dividido em duas partes distintas: a primeira corresponde ao Estado da Arte, refletindo a vertente teórica e que resume os conceitos de design mais próximos do trabalho que desenvolvi em contexto de estágio; e a segunda compõe-se pela enumeração e descrição dos trabalhos desenvolvidos em estágio.The main focus of this technical report is to describe the assignments I worked on at Popp Design, from January to April 2016, during my curricular internship. The report theoretical reflection written on this document relates concepts such as graphic design, the mutability of corporate identities and communication, revealing and unfolding new trends in brand disclosure, such as social media. Inside the company, my tasks were not just about design. Thus, my approach in this project will also be about the functionality and reception of the final object as communicational object, taking into account the new trends in the world of design and, as a final note, the importance that communication has in this field. In addition to reporting the professional activities carried out during the internship period, this dissertation will also reflect on the importance of communication in the development of projects. In detail, it talks about how communication is involved and implicated on not only every work of design, but also in the briefing, the search for the best solutions and final evaluation Finally, this report is divided into two different parts: the first one is more theoretical and talks about the State of Art, which focus more on the work I developed at PoppDesign; the second part enumerates and describes every work done in the internship.2017-10-26T13:06:38Z2017-01-01T00:00:00Z2017info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10348/8102TID:202033678porCardoso, Sara Silvainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-02T12:30:31Zoai:repositorio.utad.pt:10348/8102Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:00:32.585818Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O design gráfico enquanto prática comunicacional
title O design gráfico enquanto prática comunicacional
spellingShingle O design gráfico enquanto prática comunicacional
Cardoso, Sara Silva
Design
Comunicação
Identidade
title_short O design gráfico enquanto prática comunicacional
title_full O design gráfico enquanto prática comunicacional
title_fullStr O design gráfico enquanto prática comunicacional
title_full_unstemmed O design gráfico enquanto prática comunicacional
title_sort O design gráfico enquanto prática comunicacional
author Cardoso, Sara Silva
author_facet Cardoso, Sara Silva
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Cardoso, Sara Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Design
Comunicação
Identidade
topic Design
Comunicação
Identidade
description O presente relatório tem como principal objetivo descrever o trabalho desenvolvido em contexto de projeto em ambiente empresarial, de Janeiro a Abril de 2016, na PoppDesign. A reflexão teórica por mim efetuada relaciona conceitos como o design gráfico, a constante mudança das identidades corporativas e a comunicação, revelando as novas tendências de divulgação das marcas, como é o caso das redes sociais. As minhas tarefas dentro da empresa não foram somente ligadas ao design. Assim, a minha abordagem neste relatório será, também, acerca da funcionalidade e receção do objeto final como objeto comunicacional, tendo em conta as novas tendências no mundo do design e a importância que a comunicação tem nesta área. Nesse sentido, para além de relatar as atividades profissionalizantes realizadas no período de estágio, irei refletir sobre a importância da comunicação no desenvolvimento dos projetos. Em detalhe, a reflexão desenvolvida nos termos deste trabalho incide sobre a forma como se processa a comunicação num projeto de design, o briefing, a pesquisa, as soluções e a sua avaliação final. O Projeto encontra-se dividido em duas partes distintas: a primeira corresponde ao Estado da Arte, refletindo a vertente teórica e que resume os conceitos de design mais próximos do trabalho que desenvolvi em contexto de estágio; e a segunda compõe-se pela enumeração e descrição dos trabalhos desenvolvidos em estágio.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-10-26T13:06:38Z
2017-01-01T00:00:00Z
2017
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10348/8102
TID:202033678
url http://hdl.handle.net/10348/8102
identifier_str_mv TID:202033678
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137089324843008