A educação de valores numa escola do 1º cilco do ensino básico
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.26/17133 |
Resumo: | O presente Relatório do Projeto de Investigação teve como objetivo compreender o contributo da exploração da literatura infantil para a educação de valores num contexto escolar. O estudo foi desenvolvido numa turma de 1º Ciclo do Ensino Básico, mais concretamente numa turma de 2º ano de escolaridade. A investigação insere-se no paradigma interpretativo e numa abordagem qualitativa. A metodologia utilizada na realização do projeto foi a Investigação-Ação. Foram utilizados diversos dispositivos de recolha, registo e análise de informação, como a observação participante, as notas de campo, os registos fotográficos, a análise documental dos projetos pedagógicos de sala e de textos de diversos autores e as entrevistas às crianças. Apresentam-se as diversas atividades concebidas após a recolha de informação inicial e ao longo do projeto, num processo contínuo de conceção da ação e de reflexão sobre o seu desenvolvimento e sobre os seus resultados. As atividades desenvolvidas resultaram da compatibilização de algumas obras de literatura infantil com os valores considerados como mais significativos a trabalhar com o grupo. Nas considerações finais apresentam-se as maiores dificuldades assim como as aprendizagens mais significativas e os resultados obtidos com o desenvolvimento do projeto, em que é possível distinguir diferentes reações por parte das crianças. |
id |
RCAP_d78ab266d716b1e4c0de163b3d15719d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:comum.rcaap.pt:10400.26/17133 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
A educação de valores numa escola do 1º cilco do ensino básicouma intervenção a partir da literatura infantilLiteratura infantilEducação de valoresInterdisciplinaridadeDiário de turmaRelatório de projeto de investigaçãoRelatório de estágioChild literatureValue educationInterdisciplinarityClass diaryO presente Relatório do Projeto de Investigação teve como objetivo compreender o contributo da exploração da literatura infantil para a educação de valores num contexto escolar. O estudo foi desenvolvido numa turma de 1º Ciclo do Ensino Básico, mais concretamente numa turma de 2º ano de escolaridade. A investigação insere-se no paradigma interpretativo e numa abordagem qualitativa. A metodologia utilizada na realização do projeto foi a Investigação-Ação. Foram utilizados diversos dispositivos de recolha, registo e análise de informação, como a observação participante, as notas de campo, os registos fotográficos, a análise documental dos projetos pedagógicos de sala e de textos de diversos autores e as entrevistas às crianças. Apresentam-se as diversas atividades concebidas após a recolha de informação inicial e ao longo do projeto, num processo contínuo de conceção da ação e de reflexão sobre o seu desenvolvimento e sobre os seus resultados. As atividades desenvolvidas resultaram da compatibilização de algumas obras de literatura infantil com os valores considerados como mais significativos a trabalhar com o grupo. Nas considerações finais apresentam-se as maiores dificuldades assim como as aprendizagens mais significativas e os resultados obtidos com o desenvolvimento do projeto, em que é possível distinguir diferentes reações por parte das crianças.The present Investigation Project Report had as an objective to understand the exploration of child literature for an education of values, on a school context. The study was developed on a second year class, from the First Cicle of an Elementary School. The achieved investigation inserts itself on the interpretative paradigm and a qualitative approach. The methodology used on the realization of the project was Investigation-Action. Several research, register and analyses devices were used, such as participant observation, field notes, photographic register, classroom pedagogical projects analyses and several author texts and child interviews. There were presented several activities, conceived after the gathering of inicial information and also in the course of the project, in a process of continuous connection of the action and reflection about it’s development and about it’s results. The developed activities, were a product of compatibility between some child literature works and values considered as the most significant on working with a group. The final considerations present the greatest difficulties as well as the most significant learning and the results obtained with the development of the project, where it is possible to distinguish different reactions on the part of the children.Pessoa, Ana MariaAlmeida, FernandoRepositório ComumFernandes, Ana Filipa Jesus Soares2016-12-27T12:49:11Z2017-012017-012017-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/17133TID:201604043porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-21T09:52:30Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/17133Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T23:08:26.793206Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
A educação de valores numa escola do 1º cilco do ensino básico uma intervenção a partir da literatura infantil |
title |
A educação de valores numa escola do 1º cilco do ensino básico |
spellingShingle |
A educação de valores numa escola do 1º cilco do ensino básico Fernandes, Ana Filipa Jesus Soares Literatura infantil Educação de valores Interdisciplinaridade Diário de turma Relatório de projeto de investigação Relatório de estágio Child literature Value education Interdisciplinarity Class diary |
title_short |
A educação de valores numa escola do 1º cilco do ensino básico |
title_full |
A educação de valores numa escola do 1º cilco do ensino básico |
title_fullStr |
A educação de valores numa escola do 1º cilco do ensino básico |
title_full_unstemmed |
A educação de valores numa escola do 1º cilco do ensino básico |
title_sort |
A educação de valores numa escola do 1º cilco do ensino básico |
author |
Fernandes, Ana Filipa Jesus Soares |
author_facet |
Fernandes, Ana Filipa Jesus Soares |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Pessoa, Ana Maria Almeida, Fernando Repositório Comum |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Fernandes, Ana Filipa Jesus Soares |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Literatura infantil Educação de valores Interdisciplinaridade Diário de turma Relatório de projeto de investigação Relatório de estágio Child literature Value education Interdisciplinarity Class diary |
topic |
Literatura infantil Educação de valores Interdisciplinaridade Diário de turma Relatório de projeto de investigação Relatório de estágio Child literature Value education Interdisciplinarity Class diary |
description |
O presente Relatório do Projeto de Investigação teve como objetivo compreender o contributo da exploração da literatura infantil para a educação de valores num contexto escolar. O estudo foi desenvolvido numa turma de 1º Ciclo do Ensino Básico, mais concretamente numa turma de 2º ano de escolaridade. A investigação insere-se no paradigma interpretativo e numa abordagem qualitativa. A metodologia utilizada na realização do projeto foi a Investigação-Ação. Foram utilizados diversos dispositivos de recolha, registo e análise de informação, como a observação participante, as notas de campo, os registos fotográficos, a análise documental dos projetos pedagógicos de sala e de textos de diversos autores e as entrevistas às crianças. Apresentam-se as diversas atividades concebidas após a recolha de informação inicial e ao longo do projeto, num processo contínuo de conceção da ação e de reflexão sobre o seu desenvolvimento e sobre os seus resultados. As atividades desenvolvidas resultaram da compatibilização de algumas obras de literatura infantil com os valores considerados como mais significativos a trabalhar com o grupo. Nas considerações finais apresentam-se as maiores dificuldades assim como as aprendizagens mais significativas e os resultados obtidos com o desenvolvimento do projeto, em que é possível distinguir diferentes reações por parte das crianças. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-12-27T12:49:11Z 2017-01 2017-01 2017-01-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.26/17133 TID:201604043 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.26/17133 |
identifier_str_mv |
TID:201604043 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799135343451045888 |