A educação de valores numa escola do 1º cilco do ensino básico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fernandes, Ana Filipa Jesus Soares
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/17133
Resumo: O presente Relatório do Projeto de Investigação teve como objetivo compreender o contributo da exploração da literatura infantil para a educação de valores num contexto escolar. O estudo foi desenvolvido numa turma de 1º Ciclo do Ensino Básico, mais concretamente numa turma de 2º ano de escolaridade. A investigação insere-se no paradigma interpretativo e numa abordagem qualitativa. A metodologia utilizada na realização do projeto foi a Investigação-Ação. Foram utilizados diversos dispositivos de recolha, registo e análise de informação, como a observação participante, as notas de campo, os registos fotográficos, a análise documental dos projetos pedagógicos de sala e de textos de diversos autores e as entrevistas às crianças. Apresentam-se as diversas atividades concebidas após a recolha de informação inicial e ao longo do projeto, num processo contínuo de conceção da ação e de reflexão sobre o seu desenvolvimento e sobre os seus resultados. As atividades desenvolvidas resultaram da compatibilização de algumas obras de literatura infantil com os valores considerados como mais significativos a trabalhar com o grupo. Nas considerações finais apresentam-se as maiores dificuldades assim como as aprendizagens mais significativas e os resultados obtidos com o desenvolvimento do projeto, em que é possível distinguir diferentes reações por parte das crianças.
id RCAP_d78ab266d716b1e4c0de163b3d15719d
oai_identifier_str oai:comum.rcaap.pt:10400.26/17133
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A educação de valores numa escola do 1º cilco do ensino básicouma intervenção a partir da literatura infantilLiteratura infantilEducação de valoresInterdisciplinaridadeDiário de turmaRelatório de projeto de investigaçãoRelatório de estágioChild literatureValue educationInterdisciplinarityClass diaryO presente Relatório do Projeto de Investigação teve como objetivo compreender o contributo da exploração da literatura infantil para a educação de valores num contexto escolar. O estudo foi desenvolvido numa turma de 1º Ciclo do Ensino Básico, mais concretamente numa turma de 2º ano de escolaridade. A investigação insere-se no paradigma interpretativo e numa abordagem qualitativa. A metodologia utilizada na realização do projeto foi a Investigação-Ação. Foram utilizados diversos dispositivos de recolha, registo e análise de informação, como a observação participante, as notas de campo, os registos fotográficos, a análise documental dos projetos pedagógicos de sala e de textos de diversos autores e as entrevistas às crianças. Apresentam-se as diversas atividades concebidas após a recolha de informação inicial e ao longo do projeto, num processo contínuo de conceção da ação e de reflexão sobre o seu desenvolvimento e sobre os seus resultados. As atividades desenvolvidas resultaram da compatibilização de algumas obras de literatura infantil com os valores considerados como mais significativos a trabalhar com o grupo. Nas considerações finais apresentam-se as maiores dificuldades assim como as aprendizagens mais significativas e os resultados obtidos com o desenvolvimento do projeto, em que é possível distinguir diferentes reações por parte das crianças.The present Investigation Project Report had as an objective to understand the exploration of child literature for an education of values, on a school context. The study was developed on a second year class, from the First Cicle of an Elementary School. The achieved investigation inserts itself on the interpretative paradigm and a qualitative approach. The methodology used on the realization of the project was Investigation-Action. Several research, register and analyses devices were used, such as participant observation, field notes, photographic register, classroom pedagogical projects analyses and several author texts and child interviews. There were presented several activities, conceived after the gathering of inicial information and also in the course of the project, in a process of continuous connection of the action and reflection about it’s development and about it’s results. The developed activities, were a product of compatibility between some child literature works and values considered as the most significant on working with a group. The final considerations present the greatest difficulties as well as the most significant learning and the results obtained with the development of the project, where it is possible to distinguish different reactions on the part of the children.Pessoa, Ana MariaAlmeida, FernandoRepositório ComumFernandes, Ana Filipa Jesus Soares2016-12-27T12:49:11Z2017-012017-012017-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/17133TID:201604043porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-21T09:52:30Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/17133Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T23:08:26.793206Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A educação de valores numa escola do 1º cilco do ensino básico
uma intervenção a partir da literatura infantil
title A educação de valores numa escola do 1º cilco do ensino básico
spellingShingle A educação de valores numa escola do 1º cilco do ensino básico
Fernandes, Ana Filipa Jesus Soares
Literatura infantil
Educação de valores
Interdisciplinaridade
Diário de turma
Relatório de projeto de investigação
Relatório de estágio
Child literature
Value education
Interdisciplinarity
Class diary
title_short A educação de valores numa escola do 1º cilco do ensino básico
title_full A educação de valores numa escola do 1º cilco do ensino básico
title_fullStr A educação de valores numa escola do 1º cilco do ensino básico
title_full_unstemmed A educação de valores numa escola do 1º cilco do ensino básico
title_sort A educação de valores numa escola do 1º cilco do ensino básico
author Fernandes, Ana Filipa Jesus Soares
author_facet Fernandes, Ana Filipa Jesus Soares
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Pessoa, Ana Maria
Almeida, Fernando
Repositório Comum
dc.contributor.author.fl_str_mv Fernandes, Ana Filipa Jesus Soares
dc.subject.por.fl_str_mv Literatura infantil
Educação de valores
Interdisciplinaridade
Diário de turma
Relatório de projeto de investigação
Relatório de estágio
Child literature
Value education
Interdisciplinarity
Class diary
topic Literatura infantil
Educação de valores
Interdisciplinaridade
Diário de turma
Relatório de projeto de investigação
Relatório de estágio
Child literature
Value education
Interdisciplinarity
Class diary
description O presente Relatório do Projeto de Investigação teve como objetivo compreender o contributo da exploração da literatura infantil para a educação de valores num contexto escolar. O estudo foi desenvolvido numa turma de 1º Ciclo do Ensino Básico, mais concretamente numa turma de 2º ano de escolaridade. A investigação insere-se no paradigma interpretativo e numa abordagem qualitativa. A metodologia utilizada na realização do projeto foi a Investigação-Ação. Foram utilizados diversos dispositivos de recolha, registo e análise de informação, como a observação participante, as notas de campo, os registos fotográficos, a análise documental dos projetos pedagógicos de sala e de textos de diversos autores e as entrevistas às crianças. Apresentam-se as diversas atividades concebidas após a recolha de informação inicial e ao longo do projeto, num processo contínuo de conceção da ação e de reflexão sobre o seu desenvolvimento e sobre os seus resultados. As atividades desenvolvidas resultaram da compatibilização de algumas obras de literatura infantil com os valores considerados como mais significativos a trabalhar com o grupo. Nas considerações finais apresentam-se as maiores dificuldades assim como as aprendizagens mais significativas e os resultados obtidos com o desenvolvimento do projeto, em que é possível distinguir diferentes reações por parte das crianças.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-12-27T12:49:11Z
2017-01
2017-01
2017-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.26/17133
TID:201604043
url http://hdl.handle.net/10400.26/17133
identifier_str_mv TID:201604043
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799135343451045888