Educação para os valores democráticos: o conselho de turma e a literatura infantil na aprendizagem da cidadania

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Riqueza, Ana Catarina Cabral
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/19773
Resumo: Relatório da componente de Investigação de Estágio IV do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico
id RCAP_aa50a8074666e9f2b8250242dcac1a78
oai_identifier_str oai:comum.rcaap.pt:10400.26/19773
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Educação para os valores democráticos: o conselho de turma e a literatura infantil na aprendizagem da cidadaniaEducação para a cidadaniaValores democráticosDiário de turmaConselho de turmaLiteratura para a infânciaEducation for citizenshipDemocratic valuesClass diaryClass CouncilChildren's literatureRelatório da componente de Investigação de Estágio IV do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino BásicoO panorama atual das sociedades democráticas apela à escola que exerça um papel ativo na formação cívica dos cidadãos, devendo fazê-lo através da educação para a cidadania. No entanto, esta nem sempre constitui um ato intrínseco à prática pedagógica dos docentes, ficando aquém do que é pressuposto pelos documentos normativos e órgãos centrais. Considerando a importância que a educação para a cidadania e no âmbito dos valores democráticos pode acarretar para a sociedade em geral centrei a minha atenção neste projeto nas questões sociais. Assim, a intervenção desenvolvida neste contexto teve como intuito compreender de que modo o recurso a diários e conselhos de turma aliados à literatura infantil poderiam contribuir para a aprendizagem e a prática da cidadania. Relativamente à metodologia investigativa utilizada neste projeto, esta enquadra-se no âmbito da investigação-ação sendo, uma investigação qualitativa. Deste modo, os métodos e instrumentos de recolha de dados decorreram, essencialmente, da participação ativa que tive no contexto. Assim, recorri à observação participante, captando registos fotográficos, áudio e vídeo e escrevendo notas de campo. Em detrimento destas surgiu, portanto, a análise de dados que foi realizada mediante o recurso aos diários de turma e ao questionário final feito à turma. Permitindo-me constatar que a implementação das diversas metodologias em sala de aula originou, não só, uma evidente alteração dos comportamentos da turma mas, também, uma maior consciencialização dos alunos relativamente aos valores democráticos.The current panorama of democratic societies calls on the school to play an active role in citizens' civic education, and must do so through citizenship education. However, this is not always an intrinsic act to the pedagogical practice of teachers, falling short of what is presupposed by normative documents and central bodies. Considering the importance that education for citizenship and within the scope of democratic values can bring to society in general I focused my attention on this project in social issues. Thus, the intervention developed in this context was intended to understand how the use of diaries and class councils allied to children's literature could contribute to the learning and practice of citizenship. Regarding the research methodology used in this project, this is part of the research-action, being a qualitative investigation. In this way, the methods and instruments for data collection were essentially the result of the active participation I had in the context. Thus, I turned to participant observation, capturing photographic records, audio and video, and writing field notes. To the detriment of these came, therefore, the analysis of data that was made through the use of class journals and the final questionnaire made to the class. Allowing me to note that the implementation of the various methodologies in the classroom led not only to an obvious change in the behavior of the class but also to a greater awareness of students regarding democratic values.Instituto Politécnico de Setúbal. Escola Superior de EducaçãoGomes da Silva, Cristina MariaRepositório ComumRiqueza, Ana Catarina Cabral2017-12-20T12:20:36Z2017-122017-12-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/19773TID:201818493porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-21T09:52:58Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/19773Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T23:08:56.514691Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Educação para os valores democráticos: o conselho de turma e a literatura infantil na aprendizagem da cidadania
title Educação para os valores democráticos: o conselho de turma e a literatura infantil na aprendizagem da cidadania
spellingShingle Educação para os valores democráticos: o conselho de turma e a literatura infantil na aprendizagem da cidadania
Riqueza, Ana Catarina Cabral
Educação para a cidadania
Valores democráticos
Diário de turma
Conselho de turma
Literatura para a infância
Education for citizenship
Democratic values
Class diary
Class Council
Children's literature
title_short Educação para os valores democráticos: o conselho de turma e a literatura infantil na aprendizagem da cidadania
title_full Educação para os valores democráticos: o conselho de turma e a literatura infantil na aprendizagem da cidadania
title_fullStr Educação para os valores democráticos: o conselho de turma e a literatura infantil na aprendizagem da cidadania
title_full_unstemmed Educação para os valores democráticos: o conselho de turma e a literatura infantil na aprendizagem da cidadania
title_sort Educação para os valores democráticos: o conselho de turma e a literatura infantil na aprendizagem da cidadania
author Riqueza, Ana Catarina Cabral
author_facet Riqueza, Ana Catarina Cabral
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Gomes da Silva, Cristina Maria
Repositório Comum
dc.contributor.author.fl_str_mv Riqueza, Ana Catarina Cabral
dc.subject.por.fl_str_mv Educação para a cidadania
Valores democráticos
Diário de turma
Conselho de turma
Literatura para a infância
Education for citizenship
Democratic values
Class diary
Class Council
Children's literature
topic Educação para a cidadania
Valores democráticos
Diário de turma
Conselho de turma
Literatura para a infância
Education for citizenship
Democratic values
Class diary
Class Council
Children's literature
description Relatório da componente de Investigação de Estágio IV do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-12-20T12:20:36Z
2017-12
2017-12-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.26/19773
TID:201818493
url http://hdl.handle.net/10400.26/19773
identifier_str_mv TID:201818493
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico de Setúbal. Escola Superior de Educação
publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico de Setúbal. Escola Superior de Educação
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1817553669658247168