O comportamento dos consumidores Millennials face ao turismo de aventura

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Bruno Filipe Fernandes da
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/26781
Resumo: Em Portugal o turismo possui bastante importância e verifica-se uma crescente procura pelo turismo aventura, principalmente pelas gerações mais jovens. Os objetivos desta dissertação passam por fazer um estudo sobre o comportamento dos consumidores Millennials (indivíduos nascidos entre os anos de 1980 a 2000) face ao turismo na generalidade, e face ao turismo de aventura em particular. Para o efeito, foi utilizada uma metodologia quantitativa com recurso a questionário, onde se inquiriram 194 respondentes entre os 18 a 38 anos acerca das suas práticas de turismo de aventura, e a subsequente análise de dados com recurso ao software estatístico IBM SPSS Statistics 25 (Statistical Program for Social Sciences). Os resultados mostram que os indivíduos que fazem mais turismo, tendem a fazer mais turismo de aventura e que quem faz mais turismo de aventura, por norma tende a preferir atividades mais desafiantes. Além disso, os comportamentos motivacionais dos Millennials para fazerem turismo de aventura estão concentrados em participar em atividades emocionantes, sentir adrenalina e estar no ambiente da floresta.
id RCAP_d78b2e64526330a3172b2ced96f6b7b2
oai_identifier_str oai:ria.ua.pt:10773/26781
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O comportamento dos consumidores Millennials face ao turismo de aventuraMillennialsComportamento do consumidorTurismo de aventuraPortugalEm Portugal o turismo possui bastante importância e verifica-se uma crescente procura pelo turismo aventura, principalmente pelas gerações mais jovens. Os objetivos desta dissertação passam por fazer um estudo sobre o comportamento dos consumidores Millennials (indivíduos nascidos entre os anos de 1980 a 2000) face ao turismo na generalidade, e face ao turismo de aventura em particular. Para o efeito, foi utilizada uma metodologia quantitativa com recurso a questionário, onde se inquiriram 194 respondentes entre os 18 a 38 anos acerca das suas práticas de turismo de aventura, e a subsequente análise de dados com recurso ao software estatístico IBM SPSS Statistics 25 (Statistical Program for Social Sciences). Os resultados mostram que os indivíduos que fazem mais turismo, tendem a fazer mais turismo de aventura e que quem faz mais turismo de aventura, por norma tende a preferir atividades mais desafiantes. Além disso, os comportamentos motivacionais dos Millennials para fazerem turismo de aventura estão concentrados em participar em atividades emocionantes, sentir adrenalina e estar no ambiente da floresta.In Portugal, tourism possesses a lot of importance and there is a growing demand for adventure tourism, especially for the younger generations. The objectives of this Master’s Thesis are to study the behavior of Millennials consumers (individuals born between 1980 and 2000) in relation to tourism in general, and to adventure tourism in particular. For this purpose, a quantitative methodology with resource to questionnaire was used, in which 194 respondents between 18 and 38 years old were asked about their adventure tourism practices and subsequent data analysis using the statistical software IBM SPSS Statistics 25 (Statistical Program for Social Sciences). The results show that individuals who do more tourism tend to do more adventure tourism and that those who do more adventure tourism usually tend to prefer more challenging activities. In addition, the Millennials motivational behaviors for adventure tourism are focused on engaging in thrilling activities, adrenaline rush, and being in the forest environment.2019-12-10T00:00:00Z2018-01-01T00:00:00Z2018info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/26781TID:202237443porSilva, Bruno Filipe Fernandes dainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T11:51:55Zoai:ria.ua.pt:10773/26781Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:59:41.647364Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O comportamento dos consumidores Millennials face ao turismo de aventura
title O comportamento dos consumidores Millennials face ao turismo de aventura
spellingShingle O comportamento dos consumidores Millennials face ao turismo de aventura
Silva, Bruno Filipe Fernandes da
Millennials
Comportamento do consumidor
Turismo de aventura
Portugal
title_short O comportamento dos consumidores Millennials face ao turismo de aventura
title_full O comportamento dos consumidores Millennials face ao turismo de aventura
title_fullStr O comportamento dos consumidores Millennials face ao turismo de aventura
title_full_unstemmed O comportamento dos consumidores Millennials face ao turismo de aventura
title_sort O comportamento dos consumidores Millennials face ao turismo de aventura
author Silva, Bruno Filipe Fernandes da
author_facet Silva, Bruno Filipe Fernandes da
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Bruno Filipe Fernandes da
dc.subject.por.fl_str_mv Millennials
Comportamento do consumidor
Turismo de aventura
Portugal
topic Millennials
Comportamento do consumidor
Turismo de aventura
Portugal
description Em Portugal o turismo possui bastante importância e verifica-se uma crescente procura pelo turismo aventura, principalmente pelas gerações mais jovens. Os objetivos desta dissertação passam por fazer um estudo sobre o comportamento dos consumidores Millennials (indivíduos nascidos entre os anos de 1980 a 2000) face ao turismo na generalidade, e face ao turismo de aventura em particular. Para o efeito, foi utilizada uma metodologia quantitativa com recurso a questionário, onde se inquiriram 194 respondentes entre os 18 a 38 anos acerca das suas práticas de turismo de aventura, e a subsequente análise de dados com recurso ao software estatístico IBM SPSS Statistics 25 (Statistical Program for Social Sciences). Os resultados mostram que os indivíduos que fazem mais turismo, tendem a fazer mais turismo de aventura e que quem faz mais turismo de aventura, por norma tende a preferir atividades mais desafiantes. Além disso, os comportamentos motivacionais dos Millennials para fazerem turismo de aventura estão concentrados em participar em atividades emocionantes, sentir adrenalina e estar no ambiente da floresta.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-01-01T00:00:00Z
2018
2019-12-10T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10773/26781
TID:202237443
url http://hdl.handle.net/10773/26781
identifier_str_mv TID:202237443
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137651864895488