A construção de identidades nas interações entre professor e aluno: um olhar sobre as atividades de comunicação/produção

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferroni, Roberta
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Sá, Maria Helena Araújo e
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://doi.org/10.34624/id.v7i1.2605
Resumo: This article studies acts of identity - the linguistic comments with which speakers, in communicative exchanges, reveal their identity and the social role that they wish to play. The analysis allowed us to identify some necessary professor characteristics with respect to the aspects that he is able or unable to explore during communication/production activities and the consequent construction of global training plans.
id RCAP_d7910b4b807a8189d55cb0d91a51b588
oai_identifier_str oai:proa.ua.pt:article/2605
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A construção de identidades nas interações entre professor e aluno: um olhar sobre as atividades de comunicação/produçãoThis article studies acts of identity - the linguistic comments with which speakers, in communicative exchanges, reveal their identity and the social role that they wish to play. The analysis allowed us to identify some necessary professor characteristics with respect to the aspects that he is able or unable to explore during communication/production activities and the consequent construction of global training plans.Dans cet article, nous étudions les actes d’identité, c’est à dire, les actes verbaux par lesquels les locuteurs (dans ce cas, des étudiants d’italien de l’enseignement supérieur pendant des cours de langue) révèlent leur identité ou le rôle social qu’ils veulent s’attribuer pendant l’interaction. L’analyse de ces actes d’identité permet d’identifier des besoins de formation de l’enseignant par rapport à ses compétences de gestion de l’interaction en salle de classe, ces besoins pouvant être exploités dans des plans de formation plus adaptés aux publics-cibles.O presente artigo propõe-se estudar os atos de identidade na aula de língua estrangeira, ou seja, os comentários linguísticos com os quais os participantes revelam sua identidade e o papel social que almejam alcançar. A análise nos permitiu identificar algumas necessidades do professor quanto aos aspectos que ele é capaz ou não de explorar no decorrer das atividades de comunicação/produção que nos permitem construir planos globais de formação.Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Formadores (CIDTFF) / Universidade de Aveiro2015-01-30info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://doi.org/10.34624/id.v7i1.2605https://doi.org/10.34624/id.v7i1.2605Indagatio Didactica; Vol 7 No 1 (2015); 25-41Indagatio Didactica; Vol. 7 Núm. 1 (2015); 25-41Indagatio Didactica; Vol. 7 No 1 (2015); 25-41Indagatio Didactica; vol. 7 n.º 1 (2015); 25-411647-3582reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPporhttps://proa.ua.pt/index.php/id/article/view/2605https://proa.ua.pt/index.php/id/article/view/2605/2038Ferroni, RobertaSá, Maria Helena Araújo einfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-09-22T10:14:53Zoai:proa.ua.pt:article/2605Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:29:57.973184Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A construção de identidades nas interações entre professor e aluno: um olhar sobre as atividades de comunicação/produção
title A construção de identidades nas interações entre professor e aluno: um olhar sobre as atividades de comunicação/produção
spellingShingle A construção de identidades nas interações entre professor e aluno: um olhar sobre as atividades de comunicação/produção
Ferroni, Roberta
title_short A construção de identidades nas interações entre professor e aluno: um olhar sobre as atividades de comunicação/produção
title_full A construção de identidades nas interações entre professor e aluno: um olhar sobre as atividades de comunicação/produção
title_fullStr A construção de identidades nas interações entre professor e aluno: um olhar sobre as atividades de comunicação/produção
title_full_unstemmed A construção de identidades nas interações entre professor e aluno: um olhar sobre as atividades de comunicação/produção
title_sort A construção de identidades nas interações entre professor e aluno: um olhar sobre as atividades de comunicação/produção
author Ferroni, Roberta
author_facet Ferroni, Roberta
Sá, Maria Helena Araújo e
author_role author
author2 Sá, Maria Helena Araújo e
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ferroni, Roberta
Sá, Maria Helena Araújo e
description This article studies acts of identity - the linguistic comments with which speakers, in communicative exchanges, reveal their identity and the social role that they wish to play. The analysis allowed us to identify some necessary professor characteristics with respect to the aspects that he is able or unable to explore during communication/production activities and the consequent construction of global training plans.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-01-30
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://doi.org/10.34624/id.v7i1.2605
https://doi.org/10.34624/id.v7i1.2605
url https://doi.org/10.34624/id.v7i1.2605
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://proa.ua.pt/index.php/id/article/view/2605
https://proa.ua.pt/index.php/id/article/view/2605/2038
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Formadores (CIDTFF) / Universidade de Aveiro
publisher.none.fl_str_mv Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Formadores (CIDTFF) / Universidade de Aveiro
dc.source.none.fl_str_mv Indagatio Didactica; Vol 7 No 1 (2015); 25-41
Indagatio Didactica; Vol. 7 Núm. 1 (2015); 25-41
Indagatio Didactica; Vol. 7 No 1 (2015); 25-41
Indagatio Didactica; vol. 7 n.º 1 (2015); 25-41
1647-3582
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133567596363776