A construção de identidades nas interações entre professor e aluno: um olhar sobre as atividades de comunicação/produção
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | https://doi.org/10.34624/id.v7i1.2605 |
Resumo: | This article studies acts of identity - the linguistic comments with which speakers, in communicative exchanges, reveal their identity and the social role that they wish to play. The analysis allowed us to identify some necessary professor characteristics with respect to the aspects that he is able or unable to explore during communication/production activities and the consequent construction of global training plans. |
id |
RCAP_d7910b4b807a8189d55cb0d91a51b588 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:proa.ua.pt:article/2605 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
A construção de identidades nas interações entre professor e aluno: um olhar sobre as atividades de comunicação/produçãoThis article studies acts of identity - the linguistic comments with which speakers, in communicative exchanges, reveal their identity and the social role that they wish to play. The analysis allowed us to identify some necessary professor characteristics with respect to the aspects that he is able or unable to explore during communication/production activities and the consequent construction of global training plans.Dans cet article, nous étudions les actes d’identité, c’est à dire, les actes verbaux par lesquels les locuteurs (dans ce cas, des étudiants d’italien de l’enseignement supérieur pendant des cours de langue) révèlent leur identité ou le rôle social qu’ils veulent s’attribuer pendant l’interaction. L’analyse de ces actes d’identité permet d’identifier des besoins de formation de l’enseignant par rapport à ses compétences de gestion de l’interaction en salle de classe, ces besoins pouvant être exploités dans des plans de formation plus adaptés aux publics-cibles.O presente artigo propõe-se estudar os atos de identidade na aula de língua estrangeira, ou seja, os comentários linguísticos com os quais os participantes revelam sua identidade e o papel social que almejam alcançar. A análise nos permitiu identificar algumas necessidades do professor quanto aos aspectos que ele é capaz ou não de explorar no decorrer das atividades de comunicação/produção que nos permitem construir planos globais de formação.Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Formadores (CIDTFF) / Universidade de Aveiro2015-01-30info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://doi.org/10.34624/id.v7i1.2605https://doi.org/10.34624/id.v7i1.2605Indagatio Didactica; Vol 7 No 1 (2015); 25-41Indagatio Didactica; Vol. 7 Núm. 1 (2015); 25-41Indagatio Didactica; Vol. 7 No 1 (2015); 25-41Indagatio Didactica; vol. 7 n.º 1 (2015); 25-411647-3582reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPporhttps://proa.ua.pt/index.php/id/article/view/2605https://proa.ua.pt/index.php/id/article/view/2605/2038Ferroni, RobertaSá, Maria Helena Araújo einfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-09-22T10:14:53Zoai:proa.ua.pt:article/2605Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:29:57.973184Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
A construção de identidades nas interações entre professor e aluno: um olhar sobre as atividades de comunicação/produção |
title |
A construção de identidades nas interações entre professor e aluno: um olhar sobre as atividades de comunicação/produção |
spellingShingle |
A construção de identidades nas interações entre professor e aluno: um olhar sobre as atividades de comunicação/produção Ferroni, Roberta |
title_short |
A construção de identidades nas interações entre professor e aluno: um olhar sobre as atividades de comunicação/produção |
title_full |
A construção de identidades nas interações entre professor e aluno: um olhar sobre as atividades de comunicação/produção |
title_fullStr |
A construção de identidades nas interações entre professor e aluno: um olhar sobre as atividades de comunicação/produção |
title_full_unstemmed |
A construção de identidades nas interações entre professor e aluno: um olhar sobre as atividades de comunicação/produção |
title_sort |
A construção de identidades nas interações entre professor e aluno: um olhar sobre as atividades de comunicação/produção |
author |
Ferroni, Roberta |
author_facet |
Ferroni, Roberta Sá, Maria Helena Araújo e |
author_role |
author |
author2 |
Sá, Maria Helena Araújo e |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ferroni, Roberta Sá, Maria Helena Araújo e |
description |
This article studies acts of identity - the linguistic comments with which speakers, in communicative exchanges, reveal their identity and the social role that they wish to play. The analysis allowed us to identify some necessary professor characteristics with respect to the aspects that he is able or unable to explore during communication/production activities and the consequent construction of global training plans. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-01-30 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://doi.org/10.34624/id.v7i1.2605 https://doi.org/10.34624/id.v7i1.2605 |
url |
https://doi.org/10.34624/id.v7i1.2605 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://proa.ua.pt/index.php/id/article/view/2605 https://proa.ua.pt/index.php/id/article/view/2605/2038 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Formadores (CIDTFF) / Universidade de Aveiro |
publisher.none.fl_str_mv |
Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Formadores (CIDTFF) / Universidade de Aveiro |
dc.source.none.fl_str_mv |
Indagatio Didactica; Vol 7 No 1 (2015); 25-41 Indagatio Didactica; Vol. 7 Núm. 1 (2015); 25-41 Indagatio Didactica; Vol. 7 No 1 (2015); 25-41 Indagatio Didactica; vol. 7 n.º 1 (2015); 25-41 1647-3582 reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799133567596363776 |