Inventário de reconhecimento de palavras : estudos de validação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira, Taciana Sampaio Meneses
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/17920
Resumo: Dissertação de mestrado integrado em Psicologia (área de especialização em Psicologia Escolar e da Educação)
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spelling Inventário de reconhecimento de palavras : estudos de validaçãoReconhecimento de palavrasLéxico mentalModelos cognitivosRegularidadeExtensãoWord recognitionMental lexiconCognitive modelsRegularityExtent159.946.4Dissertação de mestrado integrado em Psicologia (área de especialização em Psicologia Escolar e da Educação)A leitura é uma actividade complexa que exige a activação de muitos processos cognitivo-linguísticos, processos que se inter-relacionam e de entre os quais destacamos, como alvo de estudo, o reconhecimento de palavras. A variedade de definições contribui para o acesso a um vasto leque de conceitos acerca do que é o reconhecimento de palavras. Sendo o mais geral a conversão dos grafemas em padrões fonológicos, identificando através de um processo de descodificação a palavra escrita (Morais, 1997). O reconhecimento de palavras como parte dos processos de leitura ganha importância nas investigações actuais. Constata-se, no entanto, que a nível nacional ainda são poucos os instrumentos de avaliação validados e aferidos. É neste sentido que se inscreve a presente dissertação que tem como objectivo descrever a construção e validação do Inventário de Reconhecimento de Palavras – IRP. A prova consiste na leitura em voz alta de palavras que variam quanto à regularidade, frequência e extensão. É uma prova informatizada com recurso ao programa Superlab 4.0 que apresenta sequencialmente os 40 itens no ecrã. Durante a aplicação a resposta é registada como certa ou errada. A prova foi aplicada individualmente a 146 crianças do 2.º, 3.º e 4.º anos do 1.ºciclo, de um agrupamento de escolas da zona norte do país. Efectuaram-se análises estatísticas que revelaram um índice de dificuldade dos itens relativamente elevado, indicando a facilidade da prova. Os itens problemáticos foram excluídos, nas análises seguintes revelaram-se diferenças estatisticamente significativas entre os anos de escolaridade. Foram, ainda, encontradas correlações moderadas com a avaliação da leitura efectuada pelos professores e os resultados do PRP. Considerando a importância que o IRP apresentou na análise das características psicométricas das palavras enunciadas, sugere-se a continuidade da investigação na área ultrapassando as limitações aludidas.Reading is a complex activity that requires activation of many cognitive-linguistic processes, processes that are interrelated and among whom, we highlight as the subject of study, recognition of words. The variety of definitions contributes to access to a wide range of concepts about what is word recognition. Being the most general the conversion of the graphemes in phonological patterns, identifying through a process of decoding the written word (Morais, 1997). The recognition of words as part of the reading process gains importance in currents researches. Nonetheless, it's a fact that there aren't, nationally, valid and standardized assessment instruments. In this way, is part of this dissertation aims to describe the construction and validation of the Word Recognition Inventory - WRI. The test consists of reading aloud words that vary in the regularity, frequency and extent. It is a computerized test using the program Superlab 4.0 which presents the 40 items on the screen. During application the answer is recorded as right or wrong. The test was applied individually to 146 children in second, third and fourth year of the first cycle, studying in a group of schools in the north of the country. Were carried out, statistical analysis revealed a level of difficulty of the items relatively high, giving evidence of the test easiness. The problem items were excluded, in the following analysis were revealed differences statistically significant between the years of schooling. We also found moderate correlations with the reading assessment conducted by teachers and the results of the PRP. Considering the importance of the WRI presented in the analysis of the psychometric characteristics of spoken words, it is suggested to continue the research on overcoming the limitations alluded to.Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT) - Projeto PTDC/PSI-EDU/098592/2008Ribeiro, Iolanda da SilvaUniversidade do MinhoFerreira, Taciana Sampaio Meneses20112011-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/17920porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:30:33Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/17920Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:25:46.856012Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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