A fruição cultural de pessoas com dificuldades intelectuais e desenvolvimentais (DID) que frequentam instituições de apoio.
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.8/5854 |
Resumo: | Na atualidade, as pessoas com Dificuldades Intelectuais e Desenvolvimentais (DID) continuam a encontrar diversos obstáculos a uma participação plena no domínio cultural. Partindo desse conhecimento, esta investigação foi realizada a um nível exploratório-descritivo, dentro do paradigma qualitativo, através da observação de visitas virtuais de pessoas com DID que frequentam Centros de Atividades Ocupacionais da Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental de Coimbra, ao Museu Nacional de Machado de Castro e ao Convento São Francisco, e da realização de entrevistas semiestruturadas a pessoas com DID, a profissionais da instituição de apoio e a profissionais dos espaços culturais. O estudo pretendeu efetuar a descrição das dinâmicas e recursos usados no atendimento às pessoas com DID e das suas necessidades no acesso e fruição cultural, além da identificação das perceções dos dois grupos de profissionais sobre a fruição cultural das pessoas com DID e da apresentação de propostas que reforcem a qualidade do seu acesso e fruição cultural. Os resultados indicam que as pessoas com DID conseguem usufruir com qualidade de experiências culturais quando são pensadas e concretizadas respostas que tenham em consideração os seus perfis. Nestas circunstâncias, mais do que sobressaírem as necessidades das pessoas, ressaltam as suas potencialidades na área da fruição cultural. Para isso, destacamos como principais conclusões a importância de considerar a realização de visitas com um número reduzido de participantes, envolvendo práticas de mimetização e um trabalho de parceria entre os profissionais das instituições de apoio e dos espaços culturais, na procura de respostas conjuntas que possibilitem que as pessoas com DID desfrutem mais favoravelmente das experiências nesses contextos. |
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