Educação digital, a distância e em rede

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Dias, Paulo
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Freitas, João Correia de
Tipo de documento: Livro
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.2/12160
Resumo: A Sociedade Digital afirma-se hoje, cada vez mais, como uma realidade incontornável e o seu forte ritmo de desenvolvimento tem colocado desafios particularmente significativos aos modelos, processos e práticas da Educação. Constitui, para além dos novos desafios, a oportunidade para desenvolvermos o pensamento sobre a Educação Digital, a Distância e em Rede, inesperadamente reforçada pela crise pandémica que nos impôs a urgência de ação. Onde, anteriormente, se verificava a procura do enriquecimento educativo das comunidades de aprendizagem, construímos hoje, impulsionados pela força das circunstâncias e pela natural evolução do desenvolvimento neste domínio, a mudança dos cenários e contextos para a aprendizagem em rede. Deste modo, são tempos tanto de emergência como de necessária reflexão face a uma nova “normalidade”, justificando na presente publicação uma atenção especial às dimensões e valências desta temática. A Educação não pode ser planeada como um espaço de reprodução de saberes e práticas, mas deverá afirmar-se em liberdade na cultura de inovação para a sociedade da aprendizagem e do conhecimento em rede. É este o sentido da presente publicação que procura contribuir para o desenvolvimento do pensamento neste domínio, através dos textos de investigadores do Brasil, de Inglaterra e de Portugal que nos apresentam as suas reflexões sobre o pensamento estratégico e as experiências pedagógicas para promover a mudança na Educação Digital.
id RCAP_d7b81e115226507134a5093e72e78334
oai_identifier_str oai:repositorioaberto.uab.pt:10400.2/12160
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Educação digital, a distância e em redeDigital, distance and networked educationEducação digitalWeb curriculumEnsino híbridoAprendizagem em redeProjetos de aprendizagem gamificadosAvaliação digitalDigital educationHybrid teachingNetworked learningGamified learning projectsDigital assessmentODS::04:Educação de QualidadeODS::09:Indústria, Inovação e InfraestruturasA Sociedade Digital afirma-se hoje, cada vez mais, como uma realidade incontornável e o seu forte ritmo de desenvolvimento tem colocado desafios particularmente significativos aos modelos, processos e práticas da Educação. Constitui, para além dos novos desafios, a oportunidade para desenvolvermos o pensamento sobre a Educação Digital, a Distância e em Rede, inesperadamente reforçada pela crise pandémica que nos impôs a urgência de ação. Onde, anteriormente, se verificava a procura do enriquecimento educativo das comunidades de aprendizagem, construímos hoje, impulsionados pela força das circunstâncias e pela natural evolução do desenvolvimento neste domínio, a mudança dos cenários e contextos para a aprendizagem em rede. Deste modo, são tempos tanto de emergência como de necessária reflexão face a uma nova “normalidade”, justificando na presente publicação uma atenção especial às dimensões e valências desta temática. A Educação não pode ser planeada como um espaço de reprodução de saberes e práticas, mas deverá afirmar-se em liberdade na cultura de inovação para a sociedade da aprendizagem e do conhecimento em rede. É este o sentido da presente publicação que procura contribuir para o desenvolvimento do pensamento neste domínio, através dos textos de investigadores do Brasil, de Inglaterra e de Portugal que nos apresentam as suas reflexões sobre o pensamento estratégico e as experiências pedagógicas para promover a mudança na Educação Digital.Digital Society today is increasingly asserting itself as an unavoidable reality and its fast pace of development has risen particularly significant challenges to Education models, processes and practices. Not only it brings new challenges but also the opportunity to develop our thinking about Digital, Distance and Networked Education, unexpectedly reinforced by a pandemic crisis that imposed urgent action. Where we previously searched for the educational enrichment of learning communities, driven today by the strength of circumstances and the natural evolution of development in this area, we build the change of scenarios and contexts for network learning. These are therefore times of both emergence and necessary reflection upon such new “normality”, justifying a special attention to the dimensions and aspects of this theme in the present publication. Education cannot be planned as a space for the reproduction of knowledge and practices as it must assert itself freely in the culture of innovation for the society of learning and networked knowledge. Such is the purpose of this publication, seeking to contribute to the development of our thinking in this field, through the texts of researchers from Brazil, England and Portugal who present their thoughts on strategic thinking and pedagogical experiences to promote change in Digital Education.Universidade Aberta | Imprensa da Universidade de CoimbraRepositório AbertoDias, PauloFreitas, João Correia de2022-09-14T14:01:21Z20222022-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bookapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.2/12160porDias, Paulo; Freitas, João Correia de; org. - Educação digital, a distância e em rede [Em linha]. Lisboa : Universidade Aberta ; Coimbra : Imprensa da Universidade de Coimbra, 2022. 170 p. (eUAb. Educação a Distância e eLearning; 16). ISBN 978-972-674-921-9 (UAb); ISBN 978-989-26-2310-8 (IUC)978-972-674-921-9 (UAb)https://doi.org/10.34627/uab.ead.16info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-16T15:41:49Zoai:repositorioaberto.uab.pt:10400.2/12160Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:51:32.200100Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Educação digital, a distância e em rede
Digital, distance and networked education
title Educação digital, a distância e em rede
spellingShingle Educação digital, a distância e em rede
Dias, Paulo
Educação digital
Web curriculum
Ensino híbrido
Aprendizagem em rede
Projetos de aprendizagem gamificados
Avaliação digital
Digital education
Hybrid teaching
Networked learning
Gamified learning projects
Digital assessment
ODS::04:Educação de Qualidade
ODS::09:Indústria, Inovação e Infraestruturas
title_short Educação digital, a distância e em rede
title_full Educação digital, a distância e em rede
title_fullStr Educação digital, a distância e em rede
title_full_unstemmed Educação digital, a distância e em rede
title_sort Educação digital, a distância e em rede
author Dias, Paulo
author_facet Dias, Paulo
Freitas, João Correia de
author_role author
author2 Freitas, João Correia de
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Repositório Aberto
dc.contributor.author.fl_str_mv Dias, Paulo
Freitas, João Correia de
dc.subject.por.fl_str_mv Educação digital
Web curriculum
Ensino híbrido
Aprendizagem em rede
Projetos de aprendizagem gamificados
Avaliação digital
Digital education
Hybrid teaching
Networked learning
Gamified learning projects
Digital assessment
ODS::04:Educação de Qualidade
ODS::09:Indústria, Inovação e Infraestruturas
topic Educação digital
Web curriculum
Ensino híbrido
Aprendizagem em rede
Projetos de aprendizagem gamificados
Avaliação digital
Digital education
Hybrid teaching
Networked learning
Gamified learning projects
Digital assessment
ODS::04:Educação de Qualidade
ODS::09:Indústria, Inovação e Infraestruturas
description A Sociedade Digital afirma-se hoje, cada vez mais, como uma realidade incontornável e o seu forte ritmo de desenvolvimento tem colocado desafios particularmente significativos aos modelos, processos e práticas da Educação. Constitui, para além dos novos desafios, a oportunidade para desenvolvermos o pensamento sobre a Educação Digital, a Distância e em Rede, inesperadamente reforçada pela crise pandémica que nos impôs a urgência de ação. Onde, anteriormente, se verificava a procura do enriquecimento educativo das comunidades de aprendizagem, construímos hoje, impulsionados pela força das circunstâncias e pela natural evolução do desenvolvimento neste domínio, a mudança dos cenários e contextos para a aprendizagem em rede. Deste modo, são tempos tanto de emergência como de necessária reflexão face a uma nova “normalidade”, justificando na presente publicação uma atenção especial às dimensões e valências desta temática. A Educação não pode ser planeada como um espaço de reprodução de saberes e práticas, mas deverá afirmar-se em liberdade na cultura de inovação para a sociedade da aprendizagem e do conhecimento em rede. É este o sentido da presente publicação que procura contribuir para o desenvolvimento do pensamento neste domínio, através dos textos de investigadores do Brasil, de Inglaterra e de Portugal que nos apresentam as suas reflexões sobre o pensamento estratégico e as experiências pedagógicas para promover a mudança na Educação Digital.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-09-14T14:01:21Z
2022
2022-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/book
format book
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.2/12160
url http://hdl.handle.net/10400.2/12160
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Dias, Paulo; Freitas, João Correia de; org. - Educação digital, a distância e em rede [Em linha]. Lisboa : Universidade Aberta ; Coimbra : Imprensa da Universidade de Coimbra, 2022. 170 p. (eUAb. Educação a Distância e eLearning; 16). ISBN 978-972-674-921-9 (UAb); ISBN 978-989-26-2310-8 (IUC)
978-972-674-921-9 (UAb)
https://doi.org/10.34627/uab.ead.16
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Aberta | Imprensa da Universidade de Coimbra
publisher.none.fl_str_mv Universidade Aberta | Imprensa da Universidade de Coimbra
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799135106538930176