Narrativas gamificadas e difusão da ciência: potencialidades da Plataforma COMnPLAYEer
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.2/12104 |
Resumo: | A interação com artefatos tecnológicos na contemporaneidade se insere em contribuições para os processos de ensino e aprendizagem, e de controvérsias, imersas nas arquiteturas algorítmicas que regem tais artefatos na Cultura Digital. Imerso neste contexto estão as plataformas digitais gamificadas, como o COMnPLAYer, ambiente desenvolvido pela Universidade de Malta e que tenciona a popularização de saberes científicos. Desta forma, o presente estudo preliminar, que se insere no formato de ensaio investigativo, propõe apresentar as potencialidades da plataforma COMnPLAYer para a divulgação científica em diferentes espaços de ensino. Para isso, os autores exploram as interfaces interativas da plataforma, seguindo como percurso metodológico os princípios investigativos das Interfaces HumanoComputador (IHC), além da elaboração de uma matriz de análise derivada. A partir da análise realizada foi possível identificar possíveis benefícios da referida plataforma acerca das dimensões lúdica, técnica, pedagógica e científica em meio à historicidade quanto à importância de saberes das Ciências. Portanto, a Plataforma COMnPLAYer configura-se como mais um exemplo de artefato digital que intercala as controvérsias da dita sociedade de plataformas ao mesmo tempo que possibilita o engajamento e o fluxo de informações científicas aos seus interatores. |
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Narrativas gamificadas e difusão da ciência: potencialidades da Plataforma COMnPLAYEerGgamified narratives and science diffusion: potentialities of the COMnPLAYEer PlatformDifusão da ciênciaArtefatos digitaisNarrativas gamificadasDissemination of scienceDigital artifactsGamified narrativesODS::04:Educação de QualidadeODS::09:Indústria, Inovação e InfraestruturasA interação com artefatos tecnológicos na contemporaneidade se insere em contribuições para os processos de ensino e aprendizagem, e de controvérsias, imersas nas arquiteturas algorítmicas que regem tais artefatos na Cultura Digital. Imerso neste contexto estão as plataformas digitais gamificadas, como o COMnPLAYer, ambiente desenvolvido pela Universidade de Malta e que tenciona a popularização de saberes científicos. Desta forma, o presente estudo preliminar, que se insere no formato de ensaio investigativo, propõe apresentar as potencialidades da plataforma COMnPLAYer para a divulgação científica em diferentes espaços de ensino. Para isso, os autores exploram as interfaces interativas da plataforma, seguindo como percurso metodológico os princípios investigativos das Interfaces HumanoComputador (IHC), além da elaboração de uma matriz de análise derivada. A partir da análise realizada foi possível identificar possíveis benefícios da referida plataforma acerca das dimensões lúdica, técnica, pedagógica e científica em meio à historicidade quanto à importância de saberes das Ciências. Portanto, a Plataforma COMnPLAYer configura-se como mais um exemplo de artefato digital que intercala as controvérsias da dita sociedade de plataformas ao mesmo tempo que possibilita o engajamento e o fluxo de informações científicas aos seus interatores.The interaction with technological artifacts in contemporary times is part of contributions to the teaching and learning processes, and of controversies, immersed in the algorithmic architectures that conduct such artifacts in Digital Culture. Immersed in this context are gamified digital platforms, such as COMnPLAYer, an environment developed by the University of Malta that intends to popularize scientific knowledge. Thus, this preliminary study, conceived as an investigative essay, proposes to present the potential of the COMnPLAYer platform for scientific dissemination in different teaching spaces. For this, the authors explore the platform’s interactive interfaces, following as a methodological approach the investigative principles of Human-Computer Interfaces (HCI), in addition to the elaboration of a derived analysis matrix. From the analysis carried out, it was possible to identify possible benefits of the aforementioned platform regarding the playful, technical, pedagogical, and scientific dimensions amidst the historicity regarding the importance of knowledge of Science. Therefore, the COMnPLAYer Platform emerges as another example of a digital artifact that balances the controversies of the socalled platform society while enabling the engagement and flow of scientific information to its interactors.Universidade Aberta | Universidade Estadual do MaranhãoRepositório AbertoLopes, David SantanaAlves, LynnAlmeida, Beatriz Oliveira deOliveira, Marizete Pinheiro de2022-08-01T15:37:09Z2022-07-222022-07-22T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfapplication/octet-streamhttp://hdl.handle.net/10400.2/12104porLopes, D., Alves, L., Almeida, B., & Oliveira, M. (2022). Narrativas gamificadas e difusão da ciência: potencialidades da plataforma COMnPLAYER. Video Journal of Social and Human Research, 1(1). 34-48. http//doi.org/10.18817/vjshr.v1i1.14.2795-5745https://doi.org/10.18817/vjshr.v1i1.14info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-18T01:49:04Zoai:repositorioaberto.uab.pt:10400.2/12104Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:51:29.437275Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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