A contrafação internacional: a perspetiva do consumidor português

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Alves, Joana Teixeira Machado
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.22/21363
Resumo: O consumo despreocupado e inconsciente de bens contrafeitos tem vindo a aumentar, o que coloca em perigo a segurança alimentar, a saúde pública e a proteção das marcas no comércio internacional. Perante a relevância deste fenómeno, procurou-se compreender de que forma o consumidor português conhece e compra produtos contrafeitos, bem como as razões que o impelem a comprar estes bens. Através de um inquérito por questionário realizado online, procurou-se identificar o perfil e as grandes motivações dos consumidores portugueses para a compra de bens contrafeitos, bem como a perceção de certas realidades, tais como os riscos e consequências desta atividade. Os resultados do estudo indicam que os consumidores portugueses possuem algum nível de conhecimento relativo à contrafação e do que esta representa enquanto atividade ilegal. Não obstante, essa perceção verfica-se de forma bastante superficial, já que relativamente a questões mais específicas, como os perigos e as consequências desta atividade na segurança e saúde pública, não se observou um grau de consciencialização muito elevado. A idade, o rendimento mensal, o nível de instrução e o estado civil (características ligadas ao consumidor), bem como o preço inferior, a satisfação pessoal, a qualidade do produto, a aparência pessoal e a tipologia do produto (características associadas ao produto) foram identificados como fatores que favorecem a compra de bens contrafeitos.
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