Comportamento do consumidor perante imitações de artigos desportivos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Marques, Tomás Afonso Reis
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.5/23626
Resumo: Mestrado Bolonha em Marketing
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spelling Comportamento do consumidor perante imitações de artigos desportivosComportamento do consumidorIntenção de compraContrafaçãoArtigos desportivosConsumer BehaviorPurchase IntentionCounterfeitingSporting GoodsMestrado Bolonha em MarketingO mercado retalhista desportivo tem vindo a crescer ao longo do tempo, tendo atingido em 2020, em termos globais, 160,61 mil milhões de USD. No entanto, o crescimento exponencial das contrafações, mais de 10000% em 20 anos, tem impedido que este crescimento do mercado de artigos desportivos seja superior. Dada a dimensão, que pode exceder os 600 mil milhões de USD, anuais, e a relevância dos produtos contrafeitos propõe-se neste estudo conhecer quais os fatores que determinam a intenção de compra de imitações de artigos desportivos entre os alunos universitários portugueses. Assim, com base na teoria do comportamento planeado, que é uma extensão da teoria da ação racional, foi aplicado o modelo conceptual, juntamente com o constructo perceção de marca. Os dados dos 127 inquiridos, válidos, foram tratados através do SPSS 26 com o método da Máxima Verosimilhança (ML). Este estudo é inédito em Portugal, e permite perceber, noutras geografias, que a atitude relativa ao comportamento do consumidor é aquela dimensão que mais impacto tem na intenção de compra de produtos desportivos contrafeitos.The sports retail market has been growing over time, reaching USD 160.61 billion globally by 2020. However, the exponential growth of counterfeits, more than 10000% in 20 years, has prevented this growth in the sporting goods market from being higher. Given the size, which may exceed 600 billion USD, annually, and the relevance of counterfeit products, we propose in this study to know what factors determine the intention to purchase imitation sporting goods among Portuguese university students. Thus, based on the theory of planned behavior, which is an extension of the theory of rational action, the conceptual model was applied, together with the construct brand consciousness. The data from 127 valid respondents were treated through SPSS 26 with the Maximum Likelihood (ML) method. This study is unprecedented in Portugal, and allows us to realize, in other geographies, that the attitude towards consumer behavior is the dimension that has the most impact on the intention to purchase counterfeit sports products.Instituto Superior de Economia e GestãoZacarias, AbílioRepositório da Universidade de LisboaMarques, Tomás Afonso Reis2022-02-19T17:23:38Z2021-102021-10-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.5/23626porMarques, Tomás Afonso Reis (2021). "Comportamento do consumidor perante imitações de artigos desportivos". Dissertação de Mestrado, Universidade de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestão.metadata only accessinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-06T14:53:12Zoai:www.repository.utl.pt:10400.5/23626Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:07:49.219561Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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