A influência do coaching nas negociações informais : um estudo de caso numa empresa hoteleira do norte do país
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10437/12277 |
Resumo: | Atualmente, as organizações pretendem otimizar ao máximo o potencial dos seus colaboradores para conseguir obter um nível ideal de produtividade. Para que seja possível o alcance desses resultados, as chefias têm apostado na formação de coaching, que visa o desenvolvimento de colaboradores mais empoderados e motivados, para que se consiga obter eficiência organizacional. O coaching é visto como uma ferramenta que potencia as competências, o conhecimento, o talento humano e, por consequência, melhora a produtividade das organizações. A presente tese estudou o impacto do coaching nas negociações informais. O estudo descreveu a evolução do coaching, enquanto processo, analisou o coaching como ferramenta de desenvolvimento pessoal, profissional e a sua contribuição nas organizações. Pretendeu-se entender o impacto que o coaching pode ter na influência das negociações informais, um estudo exploratório, probabilístico, fundamentado numa análise de conteúdo, através de uma análise qualitativa por meio de entrevistas semiestruturadas, feitas a 8 participantes da área de hotelaria. Procurou-se aferir -, através deste instrumento qualitativo, de pendor fenomenológico e de cariz exploratório (probabilístico), com recurso a um guião semiestruturado e com uma amostra de conveniência -, qual a opinião dos entrevistados em relação ao coaching como prática de desenvolvimento de Recursos Humanos, bem como o facto de esta técnica poder constituir-se como uma vantagem na gestão de equipas e eficiência organizacional. Com base nas respostas dos entrevistados, demonstrou-se que o coaching influência as negociações informais nas organizações, indo-se, na globalidade, ao encontro da natureza das hipóteses/questões levantadas. Após finalizadas as entrevistas, seguiu-se a categorização da informação. As várias categorias expostas foram, num todo, de encontro do que está escrito na literatura. Através do presente estudo é possível verificar que o coaching tem influência nas negociações informais. |
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A influência do coaching nas negociações informais : um estudo de caso numa empresa hoteleira do norte do paísMESTRADO EM GESTÃO DE RECURSOS HUMANOSGESTÃO DE RECURSOS HUMANOSCOACHINGNEGOCIAÇÃOESTUDOS DE CASOHUMAN RESOURCES MANAGEMENTNEGOTIATIONCASE STUDIESCOACHINGAtualmente, as organizações pretendem otimizar ao máximo o potencial dos seus colaboradores para conseguir obter um nível ideal de produtividade. Para que seja possível o alcance desses resultados, as chefias têm apostado na formação de coaching, que visa o desenvolvimento de colaboradores mais empoderados e motivados, para que se consiga obter eficiência organizacional. O coaching é visto como uma ferramenta que potencia as competências, o conhecimento, o talento humano e, por consequência, melhora a produtividade das organizações. A presente tese estudou o impacto do coaching nas negociações informais. O estudo descreveu a evolução do coaching, enquanto processo, analisou o coaching como ferramenta de desenvolvimento pessoal, profissional e a sua contribuição nas organizações. Pretendeu-se entender o impacto que o coaching pode ter na influência das negociações informais, um estudo exploratório, probabilístico, fundamentado numa análise de conteúdo, através de uma análise qualitativa por meio de entrevistas semiestruturadas, feitas a 8 participantes da área de hotelaria. Procurou-se aferir -, através deste instrumento qualitativo, de pendor fenomenológico e de cariz exploratório (probabilístico), com recurso a um guião semiestruturado e com uma amostra de conveniência -, qual a opinião dos entrevistados em relação ao coaching como prática de desenvolvimento de Recursos Humanos, bem como o facto de esta técnica poder constituir-se como uma vantagem na gestão de equipas e eficiência organizacional. Com base nas respostas dos entrevistados, demonstrou-se que o coaching influência as negociações informais nas organizações, indo-se, na globalidade, ao encontro da natureza das hipóteses/questões levantadas. Após finalizadas as entrevistas, seguiu-se a categorização da informação. As várias categorias expostas foram, num todo, de encontro do que está escrito na literatura. Através do presente estudo é possível verificar que o coaching tem influência nas negociações informais.Nowadays, organizations want to optimize the potential of their employees to achieve an optimal level of productivity. To achieve these results, managers have been investing in coaching, which aims to develop more empowered and motivated employees, in order to achieve organizational effectiveness. Coaching is seen as a tool that enhances skills, knowledge, and human talent and, consequently, improves the organizations' productivity. This thesis studied the impact of coaching on informal negotiations. The study described the evolution of coaching, as a process, analyzed coaching as a tool for personal and professional development and its contribution in organizations. It aimed to understand the impact that coaching can have in influencing informal negotiations, an exploratory, probabilistic study, based on a content analysis, through a qualitative analysis by means of semi-structured interviews, made to 8 participants from the hospitality area. The aim of this phenomenological and exploratory (probabilistic), qualitative instrument, using a semi-structured script and a convenience sample, was to ascertain the interviewees' opinion about coaching as a Human Resources development practice, as well as the fact that this technique may be an advantage in team management and organizational effectiveness. Based on the interviewees' answers, it was shown that coaching influences informal negotiations in organizations, thus meeting, on the whole, the nature of the hypotheses/questions raised. After the interviews were completed, categorization of the information followed. The various categories exposed were, on the whole, in line with what is written in the literature. Through the present study it is possible to verify that coaching has an influence on informal negotiations.2021-12-21T12:22:01Z2021-01-01T00:00:00Z2021info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10437/12277TID:202785580porRocha, Inês Isabel Lopes dainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-09T14:05:01Zoai:recil.ensinolusofona.pt:10437/12277Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:12:52.228330Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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