Integrar num único sistema de gestão de serviço público a ISO 9001, a CAF e o SIADAP - Estudo de caso

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carvalho, Diana Mocho de
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10884/1397
Resumo: Num contexto de constrangimento de recursos, quer humanos, quer financeiros, e crescentes exigências por parte da sociedade, um dos principais desafios que se coloca à Administração Pública prende-se com a criação de valor para os cidadãos e empresas. Este argumento associa-se à melhoria da qualidade dos serviços públicos, surgindo como uma prioridade e introduzindo uma nova orientação na abordagem da reforma e modernização administrativa. Considerando as partes envolvidas no serviço público, designadamente a organização, o cidadão/cliente e a sociedade, pretende-se, com este estudo, analisar a aplicabilidade da ISO 9001, da CAF e do SIADAP, de forma integrada, como ferramentas de autoavaliação na Direcção-Geral da Educação. Para tal, desenvolveu-se e aplicou-se um questionário de diagnóstico, prévio a esta integração, associando-o à autiavaliação já realizada por esta entidade e estudando os resultados e a possível integração à luz da realidade desta Dirrecção-Geral, numa óptica de estudo de caso. Foi possível, assim, aferir quais os pontos fracos, os pontos fortes as ameaças e as oportunidades na integração num único sistema de gestão de serviço público das ferramentas ISO 9001, CAF e SIADAP.
id RCAP_d7e840d4cfbd474ee99729370b61f3e9
oai_identifier_str oai:repositorio-cientifico.uatlantica.pt:10884/1397
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Integrar num único sistema de gestão de serviço público a ISO 9001, a CAF e o SIADAP - Estudo de casoISO 9001CAFSIADAPAutoavaliaçãoAdministração PúblicaNum contexto de constrangimento de recursos, quer humanos, quer financeiros, e crescentes exigências por parte da sociedade, um dos principais desafios que se coloca à Administração Pública prende-se com a criação de valor para os cidadãos e empresas. Este argumento associa-se à melhoria da qualidade dos serviços públicos, surgindo como uma prioridade e introduzindo uma nova orientação na abordagem da reforma e modernização administrativa. Considerando as partes envolvidas no serviço público, designadamente a organização, o cidadão/cliente e a sociedade, pretende-se, com este estudo, analisar a aplicabilidade da ISO 9001, da CAF e do SIADAP, de forma integrada, como ferramentas de autoavaliação na Direcção-Geral da Educação. Para tal, desenvolveu-se e aplicou-se um questionário de diagnóstico, prévio a esta integração, associando-o à autiavaliação já realizada por esta entidade e estudando os resultados e a possível integração à luz da realidade desta Dirrecção-Geral, numa óptica de estudo de caso. Foi possível, assim, aferir quais os pontos fracos, os pontos fortes as ameaças e as oportunidades na integração num único sistema de gestão de serviço público das ferramentas ISO 9001, CAF e SIADAP.2019-01-30T15:01:20Z2019-01-01T00:00:00Z2019-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10884/1397porCarvalho, Diana Mocho deinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-04T11:08:08Zoai:repositorio-cientifico.uatlantica.pt:10884/1397Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:29:56.642746Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Integrar num único sistema de gestão de serviço público a ISO 9001, a CAF e o SIADAP - Estudo de caso
title Integrar num único sistema de gestão de serviço público a ISO 9001, a CAF e o SIADAP - Estudo de caso
spellingShingle Integrar num único sistema de gestão de serviço público a ISO 9001, a CAF e o SIADAP - Estudo de caso
Carvalho, Diana Mocho de
ISO 9001
CAF
SIADAP
Autoavaliação
Administração Pública
title_short Integrar num único sistema de gestão de serviço público a ISO 9001, a CAF e o SIADAP - Estudo de caso
title_full Integrar num único sistema de gestão de serviço público a ISO 9001, a CAF e o SIADAP - Estudo de caso
title_fullStr Integrar num único sistema de gestão de serviço público a ISO 9001, a CAF e o SIADAP - Estudo de caso
title_full_unstemmed Integrar num único sistema de gestão de serviço público a ISO 9001, a CAF e o SIADAP - Estudo de caso
title_sort Integrar num único sistema de gestão de serviço público a ISO 9001, a CAF e o SIADAP - Estudo de caso
author Carvalho, Diana Mocho de
author_facet Carvalho, Diana Mocho de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Carvalho, Diana Mocho de
dc.subject.por.fl_str_mv ISO 9001
CAF
SIADAP
Autoavaliação
Administração Pública
topic ISO 9001
CAF
SIADAP
Autoavaliação
Administração Pública
description Num contexto de constrangimento de recursos, quer humanos, quer financeiros, e crescentes exigências por parte da sociedade, um dos principais desafios que se coloca à Administração Pública prende-se com a criação de valor para os cidadãos e empresas. Este argumento associa-se à melhoria da qualidade dos serviços públicos, surgindo como uma prioridade e introduzindo uma nova orientação na abordagem da reforma e modernização administrativa. Considerando as partes envolvidas no serviço público, designadamente a organização, o cidadão/cliente e a sociedade, pretende-se, com este estudo, analisar a aplicabilidade da ISO 9001, da CAF e do SIADAP, de forma integrada, como ferramentas de autoavaliação na Direcção-Geral da Educação. Para tal, desenvolveu-se e aplicou-se um questionário de diagnóstico, prévio a esta integração, associando-o à autiavaliação já realizada por esta entidade e estudando os resultados e a possível integração à luz da realidade desta Dirrecção-Geral, numa óptica de estudo de caso. Foi possível, assim, aferir quais os pontos fracos, os pontos fortes as ameaças e as oportunidades na integração num único sistema de gestão de serviço público das ferramentas ISO 9001, CAF e SIADAP.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-01-30T15:01:20Z
2019-01-01T00:00:00Z
2019-01
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10884/1397
url http://hdl.handle.net/10884/1397
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136782041743360