Prática de ensino supervisionada em Ensino do 1.º e 2.º Ciclo do Ensino Básico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mota, Ana
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10198/9238
Resumo: O presente relatório reflexivo retrata e analisa o trabalho desenvolvido na unidade curricular de Prática de Ensino Supervisionada, no âmbito do mestrado em Ensino do 1.º e do 2.º ciclo do Ensino Básico e é condição para a obtenção do grau do mestre. O estágio incluído na unidade curricular referida realizou-se em três instituições da rede pública da cidade de Bragança, uma do 1.º ciclo e as outras duas do 2.º ciclo, onde lecionei as quatro áreas para as quais o mestrado habilita para a docência: Ciências da Natureza, História e Geografia de Portugal, Matemática e Português. O total de alunos abrangidos é 82, com idades compreendidas entre os 6 e os 12 anos. Embora se trate de um trabalho que abrange todo o estágio, decidi dedicar um estudo mais pormenorizado a um aspeto comum a toda a prática: a utilização de materiais curriculares. A melhoria do processo de ensino-aprendizagem, proporcionando aulas mais agradáveis e dinâmicas, com uma maior motivação dos alunos, passa pela utilização de recursos e materiais diversificados, em muitos casos, manipuláveis pelos próprios alunos. Assim, promove-se a aquisição de conhecimentos mais consistentes e facilmente mobilizáveis noutros domínios, além da escola. Assim, além do relato de cinco experiências de ensino-aprendizagem (uma para o 1.º ciclo e uma por cada área do 2.º ciclo), em que utilizei materiais, debrucei-me sobre a conceção de vários autores em relação à viabilidade da utilização desses materiais curriculares, para fundamentar as minhas opções e realizei um inquérito por questionário dirigido aos alunos, de forma a perceber a sua opinião sobre as aulas em que foram utilizados. Os gostos revelados pelos alunos foram distintos quanto à utilização dos materiais manipuláveis, mas, houve consenso quanto à sua eficácia. O agrado, a ansiedade e o entusiasmo foram evidentes na manipulação destes recursos e também eu considero que contribuíram para a melhoria do processo de ensino-aprendizagem. O presente relatório traduz de forma o mais completa possível o meu percurso ao longo do estágio realizado nos diversos contextos, as preocupações que tive na preparação prévia das atividades, as reações dos alunos no decurso das aulas e as minhas reflexões no sentido de resolver os problemas surgidos.
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A melhoria do processo de ensino-aprendizagem, proporcionando aulas mais agradáveis e dinâmicas, com uma maior motivação dos alunos, passa pela utilização de recursos e materiais diversificados, em muitos casos, manipuláveis pelos próprios alunos. Assim, promove-se a aquisição de conhecimentos mais consistentes e facilmente mobilizáveis noutros domínios, além da escola. Assim, além do relato de cinco experiências de ensino-aprendizagem (uma para o 1.º ciclo e uma por cada área do 2.º ciclo), em que utilizei materiais, debrucei-me sobre a conceção de vários autores em relação à viabilidade da utilização desses materiais curriculares, para fundamentar as minhas opções e realizei um inquérito por questionário dirigido aos alunos, de forma a perceber a sua opinião sobre as aulas em que foram utilizados. Os gostos revelados pelos alunos foram distintos quanto à utilização dos materiais manipuláveis, mas, houve consenso quanto à sua eficácia. O agrado, a ansiedade e o entusiasmo foram evidentes na manipulação destes recursos e também eu considero que contribuíram para a melhoria do processo de ensino-aprendizagem. O presente relatório traduz de forma o mais completa possível o meu percurso ao longo do estágio realizado nos diversos contextos, as preocupações que tive na preparação prévia das atividades, as reações dos alunos no decurso das aulas e as minhas reflexões no sentido de resolver os problemas surgidos.This report depicts and analyzes the tasks developed during the curricular unit of Supervised Teaching Practice included in the master degree of Teaching the first and second cycles of Basic School and, as such, is a requirement to become master. The internship comprised in the curricular unit was carried out in three different public schools in Bragança, namely one of the first cycle and the other two of the second cycle. In the latter I taught the four areas this degree allows professionalization for: Natural Sciences, Portuguese History and Geography, Mathematics and Portuguese. I have contacted with 82 learners, ranging from 6 to 12 years. Although this report focuses on the whole period of internship I decided to attain myself on a more detailed study dedicates to the use of classroom materials which covers all of the mentioned areas. I believe that the improvement of the teaching and learning process, more pleasant and dynamic classes, a stronger motivation by learners, can be achieved through the use of diversified resources and materials. In many cases they can even be touched by students themselves. This is a way of promoting the acquisition of more consistent knowledge, which can be reused in other domains, namely outside the school environment. Apart from reporting my five teaching and learning experiences which allowed me the use of such materials (one experience in the first and the remaining in each area of the second cycle), I also bore in mind the concepts by several authors regarding the viability to use such materials. Their ideas were important to base my own choices and then I used a questionnaire with learners, which allowed me to realize their opinion about the classes where the materials were used. The learners revealed rather different opinions when referring to the usable materials, however there was consensus regarding its efficiency. They felt evidently enthusiastic and pleased to manipulate those materials themselves and I consider them to have positively contributed to the teaching and learning process. This report provides the complete contents of my path along the internship in the different contexts, the worries I felt when preparing the activities, the learners’ reactions during the classes and finally I depict my reflections when problem-solving was needed.Gonçalves, AdorindaBiblioteca Digital do IPBMota, Ana2014-01-31T12:20:59Z20132013-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10198/9238TID:201989590porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-21T10:22:23Zoai:bibliotecadigital.ipb.pt:10198/9238Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T23:00:30.409022Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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