Estudo de mercado do Reino unido na empresa Enging-Make Solutions
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10316/84539 |
Resumo: | Relatório de Estágio do Mestrado em Gestão apresentado à Faculdade de Economia |
id |
RCAP_d805bef31a170107fc4d69530e029e53 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:estudogeral.uc.pt:10316/84539 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Estudo de mercado do Reino unido na empresa Enging-Make SolutionsMarket research os United kingdom in company Enging-Make SolutionsOrientação para o mercadoEstudos de mercadoInternacionalizaçãomarket researchmarket orientationinternationalizationRelatório de Estágio do Mestrado em Gestão apresentado à Faculdade de EconomiaO presente relatório de estágio provem da realização do estágio curricular do Mestrado em Gestão, da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, realizado em uma start-up incubada no IPN – Instituto Pedro Nunes (Coimbra), esta incubadora de empresas fornece, nos primeiros anos de vida das empresas, de condições que facilitam o acesso ao sistema científico e tecnológico e um ambiente que proporciona o alargar de conhecimentos em matérias como a qualidade.A Enging – Make Solutions, foi a empresa onde realizei o meu estágio curricular, foi fundada em 2011, Esta empresa é especializada em técnicas de diagnóstico de avarias e de manutenção preditiva em sistemas eletromecânicos, a Enging aposta nas mais recentes tecnologias para oferecer soluções que protegem ativos industriais, monitorizam a condição dos equipamentos, bem como, a segurança das instalações e pessoas, tais como: Monitorização de Motores Elétricos; Monitorização Transformadores de Potência; Monitorização de Transformadores de Distribuição. O departamento onde estive inserido na empresa foi no departamento de Marketing/Comercial.Escolhi esta empresa porque, surgiu uma vaga de estágio curricular na área do marketing como eu gosto imenso da área do marketing, que é uma área onde tenho vindo a acumular experiencia, apesar de não ter gerido as redes sociais da empresa diretamente, consegui acompanhar de perto essas funções, o que se revelou uma mais-valia para mim.A elaboração do estudo de mercado do Reino Unido, foi uma experiencia realmente enriquecedora para mim, foi uma tarefa que nunca tinha realizado, e que me fez perceber a real importância da tarefa, que é extremamente benéfica para as tomadas de decisão da empresa, podendo a empresa fazer escolhas em “terra firme” visto que fica a conhecer melhor os potenciais clientes e a concorrência.Ao analisar o mercado obtém-se não só uma visão do presente, mas também do futuro, e é fundamental para toda empresa estar preparada para as tendências do seu mercado, daí surge a necessidade de analisar e acompanhar o mercado continuamente, e não de maneira esporádica ou somente em caso de necessidade urgente.No tecido empresarial torna-se cada vez mais imprescindível as empresas estarem orientadas para o mercado, esta orientação reflecte posteriormente resultados mais positivos na performance da empresa, para tal é necessário que as empresas estejam com especial atenção aos factores externos e internos. Como a minha principal tarefa na empresa foi a realização de um estudo de mercado, para uma correta fundamentação foi elaborada uma revisão da literatura afecta ao presente tema, Orientação para o mercado, determinantes da orientação para o mercado, Orientação para o mercado segundo Kolhi e Jaworski, segundo Narver e Slater e segundos os autores Deshpandé, Farley e Webster e George day, também foi abordado neste relatório as consequências da orientação para o mercado, os antecedentes da orientação para o mercado e “estudos de mercado” segundo diversos autores como Malhotra, Kinnear, Cooper e Schindler. Com base nesta revisão da literatura, obtiveram-se conhecimentos muito importantes para o trabalho efectuado no estágio e para efectuar uma avaliação do mesmo. A minha escolha recaiu na realização do estágio curricular, porque acredito que o estágio curricular deve fazer parte integral da vida académica de um estudante, uma vez que permite aos estudantes um contacto direito e concreto com a realidade laboral, colocando em prática os conceitos até aqui assimilados. O estágio teve início a 5 de Fevereiro e terminou dia 15 Junho de 2018, tendo perfazido 700 horas no total, o meu supervisor de estágio foi o Engº Marco Ferreira.This report proceeds from the curricular internship of the Masters in Management, from the Faculty of Economics of the University of Coimbra, carried out at a start-up incubated at the IPN - Pedro Nunes Institute (Coimbra). years of business life, conditions that facilitate access to the scientific and technological system and an environment that provides the widening of knowledge in matters such as quality.Enging - Make Solutions, was the company where I completed my curriculum internship, was founded in 2011, This company specializes in fault diagnosis and predictive maintenance techniques in electromechanical systems, Enging invests in the latest technologies to offer solutions that protect industrial assets, monitor the condition of equipment, as well as the safety of facilities and people, such as: Monitoring of Electric Motors; Monitoring Power Transformers; Monitoring of Distribution Transformers.The department where I was in the company was in the Marketing / Commercial department.I chose this company because, there was a wave of curriculum internship in marketing as I really like the marketing area, which is an area where I have accumulated experience, despite not managing the company's social networks directly, I was able to follow close to these functions, which proved to be an asset to me.The preparation of the UK market study was a truly enriching experience for me. It was a task I had never done before, and it made me realize the real importance of the task, which is extremely beneficial to the company's decision making. the company make choices on "solid ground" as it gets better acquainted with potential customers and competition.When analyzing the market, one gets not only a vision of the present, but also of the future, and it is fundamental for every company to be prepared for the trends of its market, hence the need to analyze and monitor the market continuously, not in a sporadic or only in case of urgent need.In the business fabric, it becomes increasingly necessary for companies to be market oriented. This orientation subsequently reflects more positive results in the company's performance. Companies must pay special attention to external and internal factors.As my main task in the company was to carry out a market study, for a correct reasoning was elaborated a review of the literature affects the present theme, Guidance to the market, determinants of market orientation, Guidance to the market according to Kolhi and Jaworski, according to Narver and Slater and second authors Deshpandé, Farley and Webster and George day, the consequences of market orientation, market orientation antecedents and "market studies" were also discussed in this report, according to several authors such as Malhotra , Kinnear, Cooper and Schindler. Based on this review of the literature, very important knowledge was obtained for the work done in the stage and to carry out an evaluation of the same.My choice fell on the realization of the curricular internship, because I believe that the curricular internship should be an integral part of a student's academic life, since it allows students a right and concrete contact with the work reality, putting into practice the concepts so far assimilated.The internship began on February 5 and ended on June 15, 2018, and amounted to 700 hours in total. My internship supervisor was Eng. Marco Ferreira.2018-09-18info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10316/84539http://hdl.handle.net/10316/84539TID:202159930porCova, Pedro Micael Mamedeinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2019-11-07T10:58:18Zoai:estudogeral.uc.pt:10316/84539Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:06:05.093787Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Estudo de mercado do Reino unido na empresa Enging-Make Solutions Market research os United kingdom in company Enging-Make Solutions |
title |
Estudo de mercado do Reino unido na empresa Enging-Make Solutions |
spellingShingle |
Estudo de mercado do Reino unido na empresa Enging-Make Solutions Cova, Pedro Micael Mamede Orientação para o mercado Estudos de mercado Internacionalização market research market orientation internationalization |
title_short |
Estudo de mercado do Reino unido na empresa Enging-Make Solutions |
title_full |
Estudo de mercado do Reino unido na empresa Enging-Make Solutions |
title_fullStr |
Estudo de mercado do Reino unido na empresa Enging-Make Solutions |
title_full_unstemmed |
Estudo de mercado do Reino unido na empresa Enging-Make Solutions |
title_sort |
Estudo de mercado do Reino unido na empresa Enging-Make Solutions |
author |
Cova, Pedro Micael Mamede |
author_facet |
Cova, Pedro Micael Mamede |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Cova, Pedro Micael Mamede |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Orientação para o mercado Estudos de mercado Internacionalização market research market orientation internationalization |
topic |
Orientação para o mercado Estudos de mercado Internacionalização market research market orientation internationalization |
description |
Relatório de Estágio do Mestrado em Gestão apresentado à Faculdade de Economia |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-09-18 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10316/84539 http://hdl.handle.net/10316/84539 TID:202159930 |
url |
http://hdl.handle.net/10316/84539 |
identifier_str_mv |
TID:202159930 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799133951899467776 |