Cultura Organizacional e Estratégia Empresarial: Estudo de Caso numa Empresa do Setor Financeiro

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gonçalves, Sónia Isabel Nunes
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/43241
Resumo: A forma como as empresas resolvem os seus problemas faz parte do seu ADN, a cultura organizacional é parte essencial do sucesso das organizações. Numa empresa que se encontra em processo de transformação organizacional a cultura pode ser considerada como um fator crítico de sucesso para a concretização da estratégia. O interesse pelo estudo da cultura organizacional e a sua influência na estratégia da empresa, surge num contexto em que as empresas necessitam de procurar maneiras de melhorar a eficácia das organizações (Cameron & Quinny, 2006). A cultura organizacional assenta num conjunto de crenças e comportamentos manifestados pelos trabalhadores, refletindo-se nas suas perceções, ações, nos sentimentos e pensamentos sobre a organização (Schein, 2010). Com o objetivo de compreender a relação entre a cultura da organização e a estratégia da empresarial realizou-se um estudo exploratório, segundo a metodologia de estudo de caso único de natureza qualitativa, com recurso a entrevistas e análise documental, numa empresa líder no mercado nacional do setor financeiro. Os resultados sugerem que a cultura organizacional é influenciada pela estratégia e que esta por sua vez molda os comportamentos a adotar e que caracterizam a cultura da organização. Este estudo pretende contribuir para a compreensão da relação da cultura da organizacional e a sua relação com a estratégia da empresa.
id RCAP_d808079d939270b7a2718b469e0b5f3f
oai_identifier_str oai:comum.rcaap.pt:10400.26/43241
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Cultura Organizacional e Estratégia Empresarial: Estudo de Caso numa Empresa do Setor FinanceiroGestão Estratégica de Recursos HumanosCultura OrganizacionalEstratégiaTransformação CulturalStrategic Human Resources ManagementOrganizational CultureStrategicCultural TransformationA forma como as empresas resolvem os seus problemas faz parte do seu ADN, a cultura organizacional é parte essencial do sucesso das organizações. Numa empresa que se encontra em processo de transformação organizacional a cultura pode ser considerada como um fator crítico de sucesso para a concretização da estratégia. O interesse pelo estudo da cultura organizacional e a sua influência na estratégia da empresa, surge num contexto em que as empresas necessitam de procurar maneiras de melhorar a eficácia das organizações (Cameron & Quinny, 2006). A cultura organizacional assenta num conjunto de crenças e comportamentos manifestados pelos trabalhadores, refletindo-se nas suas perceções, ações, nos sentimentos e pensamentos sobre a organização (Schein, 2010). Com o objetivo de compreender a relação entre a cultura da organização e a estratégia da empresarial realizou-se um estudo exploratório, segundo a metodologia de estudo de caso único de natureza qualitativa, com recurso a entrevistas e análise documental, numa empresa líder no mercado nacional do setor financeiro. Os resultados sugerem que a cultura organizacional é influenciada pela estratégia e que esta por sua vez molda os comportamentos a adotar e que caracterizam a cultura da organização. Este estudo pretende contribuir para a compreensão da relação da cultura da organizacional e a sua relação com a estratégia da empresa.The way companies solve their problems is part of their DNA, organizational culture is an essential part of the success of organizations. In a company that is in the process of organizational transformation, culture can be considered a critical success factor for the achievement of the strategy. The interest in the study of organizational culture and its influence on the company's strategy arises in a context in which companies need to look for ways to improve the effectiveness of organizations (Cameron & Quinny, 2006). Organizational culture is based on a set of beliefs and behaviors manifested by workers, reflected in their perceptions, actions, feelings and thoughts about the organization (Schein, 2010). With the objective of understanding the relationship between organization culture and business strategy, an exploratory study was carried out, according to the methodology of a single case study of a qualitative nature, using interviews and document analysis, in a leading company in the national market of the sector financial. The results suggest that the organizational culture is influenced by the strategy and that this, in turn, shapes the behaviors to be adopted and that characterize the organization's culture. This study aims to contribute to the understanding of the relationship between organizational culture and its relationship with the company's strategy.Cordeiro, João Pedro PinaRepositório ComumGonçalves, Sónia Isabel Nunes2024-01-01T01:30:42Z2022-122022-12-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/43241TID:203147200porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-07T03:15:43Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/43241Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T23:12:57.222434Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Cultura Organizacional e Estratégia Empresarial: Estudo de Caso numa Empresa do Setor Financeiro
title Cultura Organizacional e Estratégia Empresarial: Estudo de Caso numa Empresa do Setor Financeiro
spellingShingle Cultura Organizacional e Estratégia Empresarial: Estudo de Caso numa Empresa do Setor Financeiro
Gonçalves, Sónia Isabel Nunes
Gestão Estratégica de Recursos Humanos
Cultura Organizacional
Estratégia
Transformação Cultural
Strategic Human Resources Management
Organizational Culture
Strategic
Cultural Transformation
title_short Cultura Organizacional e Estratégia Empresarial: Estudo de Caso numa Empresa do Setor Financeiro
title_full Cultura Organizacional e Estratégia Empresarial: Estudo de Caso numa Empresa do Setor Financeiro
title_fullStr Cultura Organizacional e Estratégia Empresarial: Estudo de Caso numa Empresa do Setor Financeiro
title_full_unstemmed Cultura Organizacional e Estratégia Empresarial: Estudo de Caso numa Empresa do Setor Financeiro
title_sort Cultura Organizacional e Estratégia Empresarial: Estudo de Caso numa Empresa do Setor Financeiro
author Gonçalves, Sónia Isabel Nunes
author_facet Gonçalves, Sónia Isabel Nunes
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Cordeiro, João Pedro Pina
Repositório Comum
dc.contributor.author.fl_str_mv Gonçalves, Sónia Isabel Nunes
dc.subject.por.fl_str_mv Gestão Estratégica de Recursos Humanos
Cultura Organizacional
Estratégia
Transformação Cultural
Strategic Human Resources Management
Organizational Culture
Strategic
Cultural Transformation
topic Gestão Estratégica de Recursos Humanos
Cultura Organizacional
Estratégia
Transformação Cultural
Strategic Human Resources Management
Organizational Culture
Strategic
Cultural Transformation
description A forma como as empresas resolvem os seus problemas faz parte do seu ADN, a cultura organizacional é parte essencial do sucesso das organizações. Numa empresa que se encontra em processo de transformação organizacional a cultura pode ser considerada como um fator crítico de sucesso para a concretização da estratégia. O interesse pelo estudo da cultura organizacional e a sua influência na estratégia da empresa, surge num contexto em que as empresas necessitam de procurar maneiras de melhorar a eficácia das organizações (Cameron & Quinny, 2006). A cultura organizacional assenta num conjunto de crenças e comportamentos manifestados pelos trabalhadores, refletindo-se nas suas perceções, ações, nos sentimentos e pensamentos sobre a organização (Schein, 2010). Com o objetivo de compreender a relação entre a cultura da organização e a estratégia da empresarial realizou-se um estudo exploratório, segundo a metodologia de estudo de caso único de natureza qualitativa, com recurso a entrevistas e análise documental, numa empresa líder no mercado nacional do setor financeiro. Os resultados sugerem que a cultura organizacional é influenciada pela estratégia e que esta por sua vez molda os comportamentos a adotar e que caracterizam a cultura da organização. Este estudo pretende contribuir para a compreensão da relação da cultura da organizacional e a sua relação com a estratégia da empresa.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-12
2022-12-01T00:00:00Z
2024-01-01T01:30:42Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.26/43241
TID:203147200
url http://hdl.handle.net/10400.26/43241
identifier_str_mv TID:203147200
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799135403645599744