Percursos de construção e desenvolvimento profissional do docente
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.14/17878 |
Resumo: | O presente relatório procura patentear a experiência profissional do docente, ao longo de 5 anos no ensino público, como professor do grupo de informática (550). Desta forma desenvolveu-se um trabalho identificando as principais funções de um Professor, no âmbito de vários cargos que ocupa numa escola e revendo a sua atuação em sala de aula com os alunos. O objetivo deste projeto é reavaliar a profissão de “Professor”, que no passar dos tempos, o seu papel foi mudando sem que para isso as escolas contribuíssem para essa mesma mudança. Com esta reorganização que tarda a acontecer nas escolas, surgem alguns “conflitos” de gerações derivado a inadaptação ou dos agentes de ensino, das suas práticas perante o público-alvo, que encontramos nos dias de hoje, nas escolas portuguesas e no mundo inteiro, paradigma, este, identificado nas sociedades contemporâneas. A forma do desenvolvimento e argumentação deste relatório foi sempre procurar numa visão construtiva a adoção de uma postura correta em sala de aula perante os nativos digitais, quebrando algumas resistências existentes até então. Procurar ser um professor do futuro, respondendo às necessidades reais dos alunos e da escola. O docente neste trabalho refere, propondo-se ser um mediador de conhecimento e não o único detentor do mesmo, recorrendo a atividades e tecnologias na aplicação das dos seus conteúdos programáticos, adotando uma prática que procura estimular os alunos para as aprendizagens, interação e motivação dos mesmos. Procurar uma resposta ativa para o paradigma das resistências das TIC e na mudança da função de docente que há muito deixou de ser uma figura que detinha todo o conhecimento. |
id |
RCAP_d8091aabe2677924d9b8887889a89faf |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ucp.pt:10400.14/17878 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Percursos de construção e desenvolvimento profissional do docentePlanificaçãoAvaliaçãoEnsinoAprendizagemProfissionalização docenteDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Outras Ciências SociaisO presente relatório procura patentear a experiência profissional do docente, ao longo de 5 anos no ensino público, como professor do grupo de informática (550). Desta forma desenvolveu-se um trabalho identificando as principais funções de um Professor, no âmbito de vários cargos que ocupa numa escola e revendo a sua atuação em sala de aula com os alunos. O objetivo deste projeto é reavaliar a profissão de “Professor”, que no passar dos tempos, o seu papel foi mudando sem que para isso as escolas contribuíssem para essa mesma mudança. Com esta reorganização que tarda a acontecer nas escolas, surgem alguns “conflitos” de gerações derivado a inadaptação ou dos agentes de ensino, das suas práticas perante o público-alvo, que encontramos nos dias de hoje, nas escolas portuguesas e no mundo inteiro, paradigma, este, identificado nas sociedades contemporâneas. A forma do desenvolvimento e argumentação deste relatório foi sempre procurar numa visão construtiva a adoção de uma postura correta em sala de aula perante os nativos digitais, quebrando algumas resistências existentes até então. Procurar ser um professor do futuro, respondendo às necessidades reais dos alunos e da escola. O docente neste trabalho refere, propondo-se ser um mediador de conhecimento e não o único detentor do mesmo, recorrendo a atividades e tecnologias na aplicação das dos seus conteúdos programáticos, adotando uma prática que procura estimular os alunos para as aprendizagens, interação e motivação dos mesmos. Procurar uma resposta ativa para o paradigma das resistências das TIC e na mudança da função de docente que há muito deixou de ser uma figura que detinha todo o conhecimento.Cardoso, Sílvia Maria Castro FortesVeritati - Repositório Institucional da Universidade Católica PortuguesaSimões, Filipe José Marques Cardoso2015-06-22T10:41:49Z2013-07-3020132013-07-30T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.14/17878TID:203017366porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-12T17:23:33Zoai:repositorio.ucp.pt:10400.14/17878Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:14:55.425752Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Percursos de construção e desenvolvimento profissional do docente |
title |
Percursos de construção e desenvolvimento profissional do docente |
spellingShingle |
Percursos de construção e desenvolvimento profissional do docente Simões, Filipe José Marques Cardoso Planificação Avaliação Ensino Aprendizagem Profissionalização docente Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Outras Ciências Sociais |
title_short |
Percursos de construção e desenvolvimento profissional do docente |
title_full |
Percursos de construção e desenvolvimento profissional do docente |
title_fullStr |
Percursos de construção e desenvolvimento profissional do docente |
title_full_unstemmed |
Percursos de construção e desenvolvimento profissional do docente |
title_sort |
Percursos de construção e desenvolvimento profissional do docente |
author |
Simões, Filipe José Marques Cardoso |
author_facet |
Simões, Filipe José Marques Cardoso |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Cardoso, Sílvia Maria Castro Fortes Veritati - Repositório Institucional da Universidade Católica Portuguesa |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Simões, Filipe José Marques Cardoso |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Planificação Avaliação Ensino Aprendizagem Profissionalização docente Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Outras Ciências Sociais |
topic |
Planificação Avaliação Ensino Aprendizagem Profissionalização docente Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Outras Ciências Sociais |
description |
O presente relatório procura patentear a experiência profissional do docente, ao longo de 5 anos no ensino público, como professor do grupo de informática (550). Desta forma desenvolveu-se um trabalho identificando as principais funções de um Professor, no âmbito de vários cargos que ocupa numa escola e revendo a sua atuação em sala de aula com os alunos. O objetivo deste projeto é reavaliar a profissão de “Professor”, que no passar dos tempos, o seu papel foi mudando sem que para isso as escolas contribuíssem para essa mesma mudança. Com esta reorganização que tarda a acontecer nas escolas, surgem alguns “conflitos” de gerações derivado a inadaptação ou dos agentes de ensino, das suas práticas perante o público-alvo, que encontramos nos dias de hoje, nas escolas portuguesas e no mundo inteiro, paradigma, este, identificado nas sociedades contemporâneas. A forma do desenvolvimento e argumentação deste relatório foi sempre procurar numa visão construtiva a adoção de uma postura correta em sala de aula perante os nativos digitais, quebrando algumas resistências existentes até então. Procurar ser um professor do futuro, respondendo às necessidades reais dos alunos e da escola. O docente neste trabalho refere, propondo-se ser um mediador de conhecimento e não o único detentor do mesmo, recorrendo a atividades e tecnologias na aplicação das dos seus conteúdos programáticos, adotando uma prática que procura estimular os alunos para as aprendizagens, interação e motivação dos mesmos. Procurar uma resposta ativa para o paradigma das resistências das TIC e na mudança da função de docente que há muito deixou de ser uma figura que detinha todo o conhecimento. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-07-30 2013 2013-07-30T00:00:00Z 2015-06-22T10:41:49Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.14/17878 TID:203017366 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.14/17878 |
identifier_str_mv |
TID:203017366 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799131828054917120 |