Percursos de construção e desenvolvimento profissional do docente

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Simões, Filipe José Marques Cardoso
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.14/17878
Resumo: O presente relatório procura patentear a experiência profissional do docente, ao longo de 5 anos no ensino público, como professor do grupo de informática (550). Desta forma desenvolveu-se um trabalho identificando as principais funções de um Professor, no âmbito de vários cargos que ocupa numa escola e revendo a sua atuação em sala de aula com os alunos. O objetivo deste projeto é reavaliar a profissão de “Professor”, que no passar dos tempos, o seu papel foi mudando sem que para isso as escolas contribuíssem para essa mesma mudança. Com esta reorganização que tarda a acontecer nas escolas, surgem alguns “conflitos” de gerações derivado a inadaptação ou dos agentes de ensino, das suas práticas perante o público-alvo, que encontramos nos dias de hoje, nas escolas portuguesas e no mundo inteiro, paradigma, este, identificado nas sociedades contemporâneas. A forma do desenvolvimento e argumentação deste relatório foi sempre procurar numa visão construtiva a adoção de uma postura correta em sala de aula perante os nativos digitais, quebrando algumas resistências existentes até então. Procurar ser um professor do futuro, respondendo às necessidades reais dos alunos e da escola. O docente neste trabalho refere, propondo-se ser um mediador de conhecimento e não o único detentor do mesmo, recorrendo a atividades e tecnologias na aplicação das dos seus conteúdos programáticos, adotando uma prática que procura estimular os alunos para as aprendizagens, interação e motivação dos mesmos. Procurar uma resposta ativa para o paradigma das resistências das TIC e na mudança da função de docente que há muito deixou de ser uma figura que detinha todo o conhecimento.
id RCAP_d8091aabe2677924d9b8887889a89faf
oai_identifier_str oai:repositorio.ucp.pt:10400.14/17878
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Percursos de construção e desenvolvimento profissional do docentePlanificaçãoAvaliaçãoEnsinoAprendizagemProfissionalização docenteDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Outras Ciências SociaisO presente relatório procura patentear a experiência profissional do docente, ao longo de 5 anos no ensino público, como professor do grupo de informática (550). Desta forma desenvolveu-se um trabalho identificando as principais funções de um Professor, no âmbito de vários cargos que ocupa numa escola e revendo a sua atuação em sala de aula com os alunos. O objetivo deste projeto é reavaliar a profissão de “Professor”, que no passar dos tempos, o seu papel foi mudando sem que para isso as escolas contribuíssem para essa mesma mudança. Com esta reorganização que tarda a acontecer nas escolas, surgem alguns “conflitos” de gerações derivado a inadaptação ou dos agentes de ensino, das suas práticas perante o público-alvo, que encontramos nos dias de hoje, nas escolas portuguesas e no mundo inteiro, paradigma, este, identificado nas sociedades contemporâneas. A forma do desenvolvimento e argumentação deste relatório foi sempre procurar numa visão construtiva a adoção de uma postura correta em sala de aula perante os nativos digitais, quebrando algumas resistências existentes até então. Procurar ser um professor do futuro, respondendo às necessidades reais dos alunos e da escola. O docente neste trabalho refere, propondo-se ser um mediador de conhecimento e não o único detentor do mesmo, recorrendo a atividades e tecnologias na aplicação das dos seus conteúdos programáticos, adotando uma prática que procura estimular os alunos para as aprendizagens, interação e motivação dos mesmos. Procurar uma resposta ativa para o paradigma das resistências das TIC e na mudança da função de docente que há muito deixou de ser uma figura que detinha todo o conhecimento.Cardoso, Sílvia Maria Castro FortesVeritati - Repositório Institucional da Universidade Católica PortuguesaSimões, Filipe José Marques Cardoso2015-06-22T10:41:49Z2013-07-3020132013-07-30T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.14/17878TID:203017366porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-12T17:23:33Zoai:repositorio.ucp.pt:10400.14/17878Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:14:55.425752Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Percursos de construção e desenvolvimento profissional do docente
title Percursos de construção e desenvolvimento profissional do docente
spellingShingle Percursos de construção e desenvolvimento profissional do docente
Simões, Filipe José Marques Cardoso
Planificação
Avaliação
Ensino
Aprendizagem
Profissionalização docente
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Outras Ciências Sociais
title_short Percursos de construção e desenvolvimento profissional do docente
title_full Percursos de construção e desenvolvimento profissional do docente
title_fullStr Percursos de construção e desenvolvimento profissional do docente
title_full_unstemmed Percursos de construção e desenvolvimento profissional do docente
title_sort Percursos de construção e desenvolvimento profissional do docente
author Simões, Filipe José Marques Cardoso
author_facet Simões, Filipe José Marques Cardoso
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Cardoso, Sílvia Maria Castro Fortes
Veritati - Repositório Institucional da Universidade Católica Portuguesa
dc.contributor.author.fl_str_mv Simões, Filipe José Marques Cardoso
dc.subject.por.fl_str_mv Planificação
Avaliação
Ensino
Aprendizagem
Profissionalização docente
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Outras Ciências Sociais
topic Planificação
Avaliação
Ensino
Aprendizagem
Profissionalização docente
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Outras Ciências Sociais
description O presente relatório procura patentear a experiência profissional do docente, ao longo de 5 anos no ensino público, como professor do grupo de informática (550). Desta forma desenvolveu-se um trabalho identificando as principais funções de um Professor, no âmbito de vários cargos que ocupa numa escola e revendo a sua atuação em sala de aula com os alunos. O objetivo deste projeto é reavaliar a profissão de “Professor”, que no passar dos tempos, o seu papel foi mudando sem que para isso as escolas contribuíssem para essa mesma mudança. Com esta reorganização que tarda a acontecer nas escolas, surgem alguns “conflitos” de gerações derivado a inadaptação ou dos agentes de ensino, das suas práticas perante o público-alvo, que encontramos nos dias de hoje, nas escolas portuguesas e no mundo inteiro, paradigma, este, identificado nas sociedades contemporâneas. A forma do desenvolvimento e argumentação deste relatório foi sempre procurar numa visão construtiva a adoção de uma postura correta em sala de aula perante os nativos digitais, quebrando algumas resistências existentes até então. Procurar ser um professor do futuro, respondendo às necessidades reais dos alunos e da escola. O docente neste trabalho refere, propondo-se ser um mediador de conhecimento e não o único detentor do mesmo, recorrendo a atividades e tecnologias na aplicação das dos seus conteúdos programáticos, adotando uma prática que procura estimular os alunos para as aprendizagens, interação e motivação dos mesmos. Procurar uma resposta ativa para o paradigma das resistências das TIC e na mudança da função de docente que há muito deixou de ser uma figura que detinha todo o conhecimento.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-07-30
2013
2013-07-30T00:00:00Z
2015-06-22T10:41:49Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.14/17878
TID:203017366
url http://hdl.handle.net/10400.14/17878
identifier_str_mv TID:203017366
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131828054917120