Refletindo sobre as Práticas Pedagógicas do 1.º e 2.º CEB e Investigando as ideias dos alunos acerca da sua transição do 1.º para o 2.º CEB

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Figueiredo, Joana Filipa Lopes
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.8/3359
Resumo: O presente relatório foi realizado no âmbito do Mestrado em Ensino do 1.º e do 2.º Ciclos do Ensino Básico (CEB) e tem como principal objetivo analisar e refletir sobre o percurso realizado nas Práticas Pedagógicas. Desta forma, dedicamos a I parte à dimensão reflexiva e a II parte à dimensão investigativa. Na dimensão reflexiva apresenta-se uma breve caracterização dos contextos e intervenientes, com os quais se contatou ao longo das Práticas Pedagógicas. Apresenta-se, ainda, uma reflexão crítica e fundamentada acerca das experiências mais significativas e as principais dificuldades e aprendizagens, tanto da professora como dos alunos, tendo em consideração as propostas pedagógicas implementadas. Na dimensão investigativa apresenta-se um estudo de caso, desenvolvido com uma turma de 4.º ano de escolaridade do 1.º Ciclo do Ensino Básico (CEB), com o objetivo de identificar, compreender e refletir sobre as ideias dos alunos acerca da sua transição do 1.º para o 2.º CEB, bem como refletir sobre a influência do projeto - “Como é o 5.º ano?” - nas ideias destes acerca da sua transição. Desta forma, foi definida a seguinte questão de investigação: Quais as ideias dos alunos do 4.º ano de escolaridade acerca da sua transição do 1.º para o 2.º CEB? As respostas obtidas pelos alunos em estudo e a sua participação com os colegas da turma, durante o desenvolvimento do projeto, evidenciaram, no geral, que as suas ideias evoluíram, positivamente, em relação às preocupações iniciais. Por exemplo, o receio de sofrerem de bullying nas escolas, foi atenuado através do diálogo estabelecido na sala de aula entre os alunos, espontaneamente ou sugerido pela professora, e do contacto estabelecido com uma escola de 2.º CEB e das informações obtidas.
id RCAP_761266c72eb9053232a8d1c09881aacf
oai_identifier_str oai:iconline.ipleiria.pt:10400.8/3359
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Refletindo sobre as Práticas Pedagógicas do 1.º e 2.º CEB e Investigando as ideias dos alunos acerca da sua transição do 1.º para o 2.º CEBTransição de cicloAvaliaçãoPlanificaçãoEnsinoEducaçãoReflexãoDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoO presente relatório foi realizado no âmbito do Mestrado em Ensino do 1.º e do 2.º Ciclos do Ensino Básico (CEB) e tem como principal objetivo analisar e refletir sobre o percurso realizado nas Práticas Pedagógicas. Desta forma, dedicamos a I parte à dimensão reflexiva e a II parte à dimensão investigativa. Na dimensão reflexiva apresenta-se uma breve caracterização dos contextos e intervenientes, com os quais se contatou ao longo das Práticas Pedagógicas. Apresenta-se, ainda, uma reflexão crítica e fundamentada acerca das experiências mais significativas e as principais dificuldades e aprendizagens, tanto da professora como dos alunos, tendo em consideração as propostas pedagógicas implementadas. Na dimensão investigativa apresenta-se um estudo de caso, desenvolvido com uma turma de 4.º ano de escolaridade do 1.º Ciclo do Ensino Básico (CEB), com o objetivo de identificar, compreender e refletir sobre as ideias dos alunos acerca da sua transição do 1.º para o 2.º CEB, bem como refletir sobre a influência do projeto - “Como é o 5.º ano?” - nas ideias destes acerca da sua transição. Desta forma, foi definida a seguinte questão de investigação: Quais as ideias dos alunos do 4.º ano de escolaridade acerca da sua transição do 1.º para o 2.º CEB? As respostas obtidas pelos alunos em estudo e a sua participação com os colegas da turma, durante o desenvolvimento do projeto, evidenciaram, no geral, que as suas ideias evoluíram, positivamente, em relação às preocupações iniciais. Por exemplo, o receio de sofrerem de bullying nas escolas, foi atenuado através do diálogo estabelecido na sala de aula entre os alunos, espontaneamente ou sugerido pela professora, e do contacto estabelecido com uma escola de 2.º CEB e das informações obtidas.Reis, Susana Alexandre dosIC-OnlineFigueiredo, Joana Filipa Lopes2018-07-24T14:05:18Z2018-06-142018-06-14T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.8/3359TID:201954117porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-17T15:47:01Zoai:iconline.ipleiria.pt:10400.8/3359Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:47:29.149868Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Refletindo sobre as Práticas Pedagógicas do 1.º e 2.º CEB e Investigando as ideias dos alunos acerca da sua transição do 1.º para o 2.º CEB
title Refletindo sobre as Práticas Pedagógicas do 1.º e 2.º CEB e Investigando as ideias dos alunos acerca da sua transição do 1.º para o 2.º CEB
spellingShingle Refletindo sobre as Práticas Pedagógicas do 1.º e 2.º CEB e Investigando as ideias dos alunos acerca da sua transição do 1.º para o 2.º CEB
Figueiredo, Joana Filipa Lopes
Transição de ciclo
Avaliação
Planificação
Ensino
Educação
Reflexão
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short Refletindo sobre as Práticas Pedagógicas do 1.º e 2.º CEB e Investigando as ideias dos alunos acerca da sua transição do 1.º para o 2.º CEB
title_full Refletindo sobre as Práticas Pedagógicas do 1.º e 2.º CEB e Investigando as ideias dos alunos acerca da sua transição do 1.º para o 2.º CEB
title_fullStr Refletindo sobre as Práticas Pedagógicas do 1.º e 2.º CEB e Investigando as ideias dos alunos acerca da sua transição do 1.º para o 2.º CEB
title_full_unstemmed Refletindo sobre as Práticas Pedagógicas do 1.º e 2.º CEB e Investigando as ideias dos alunos acerca da sua transição do 1.º para o 2.º CEB
title_sort Refletindo sobre as Práticas Pedagógicas do 1.º e 2.º CEB e Investigando as ideias dos alunos acerca da sua transição do 1.º para o 2.º CEB
author Figueiredo, Joana Filipa Lopes
author_facet Figueiredo, Joana Filipa Lopes
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Reis, Susana Alexandre dos
IC-Online
dc.contributor.author.fl_str_mv Figueiredo, Joana Filipa Lopes
dc.subject.por.fl_str_mv Transição de ciclo
Avaliação
Planificação
Ensino
Educação
Reflexão
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Transição de ciclo
Avaliação
Planificação
Ensino
Educação
Reflexão
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
description O presente relatório foi realizado no âmbito do Mestrado em Ensino do 1.º e do 2.º Ciclos do Ensino Básico (CEB) e tem como principal objetivo analisar e refletir sobre o percurso realizado nas Práticas Pedagógicas. Desta forma, dedicamos a I parte à dimensão reflexiva e a II parte à dimensão investigativa. Na dimensão reflexiva apresenta-se uma breve caracterização dos contextos e intervenientes, com os quais se contatou ao longo das Práticas Pedagógicas. Apresenta-se, ainda, uma reflexão crítica e fundamentada acerca das experiências mais significativas e as principais dificuldades e aprendizagens, tanto da professora como dos alunos, tendo em consideração as propostas pedagógicas implementadas. Na dimensão investigativa apresenta-se um estudo de caso, desenvolvido com uma turma de 4.º ano de escolaridade do 1.º Ciclo do Ensino Básico (CEB), com o objetivo de identificar, compreender e refletir sobre as ideias dos alunos acerca da sua transição do 1.º para o 2.º CEB, bem como refletir sobre a influência do projeto - “Como é o 5.º ano?” - nas ideias destes acerca da sua transição. Desta forma, foi definida a seguinte questão de investigação: Quais as ideias dos alunos do 4.º ano de escolaridade acerca da sua transição do 1.º para o 2.º CEB? As respostas obtidas pelos alunos em estudo e a sua participação com os colegas da turma, durante o desenvolvimento do projeto, evidenciaram, no geral, que as suas ideias evoluíram, positivamente, em relação às preocupações iniciais. Por exemplo, o receio de sofrerem de bullying nas escolas, foi atenuado através do diálogo estabelecido na sala de aula entre os alunos, espontaneamente ou sugerido pela professora, e do contacto estabelecido com uma escola de 2.º CEB e das informações obtidas.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-07-24T14:05:18Z
2018-06-14
2018-06-14T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.8/3359
TID:201954117
url http://hdl.handle.net/10400.8/3359
identifier_str_mv TID:201954117
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136968894840832