Sucesso escolar e qualidade da produção escrita em alunos do 2º ciclo do ensino básico
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10451/55643 |
Resumo: | Dissertação de mestrado, Psicologia (Área de Especialização em Psicologia da Educação e da Orientação), Universidade de Lisboa, Faculdade de Psicologia, 2021 |
id |
RCAP_d80c607acd43772b263ba7e1805a3dce |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ul.pt:10451/55643 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Sucesso escolar e qualidade da produção escrita em alunos do 2º ciclo do ensino básicoDificuldades de aprendizagemSucesso escolarIndicadores de qualidadeProdução escritaEnsino básico (2º ciclo)Teses de mestrado - 2021Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::PsicologiaDissertação de mestrado, Psicologia (Área de Especialização em Psicologia da Educação e da Orientação), Universidade de Lisboa, Faculdade de Psicologia, 2021No contexto educacional português existe um elevado número de alunos com dificuldades na produção escrita. Diversos autores referem a escrita como sendo um processo fundamental para a aprendizagem e consequente sucesso académico. Neste trabalho exploratório, analisam-se resultados de três estudos complementares. No Estudo 1 analisa-se a qualidade da produção escrita de três alunos do 6º ano de escolaridade a partir de textos produzidos no contexto de avaliação das disciplinas de Português, Ciências Naturais e História e Geografia de Portugal, comparando com as notas obtidas nas três disciplinas. No Estudo 2 analisam-se classificações qualitativas e quantitativas atribuídas por professores às produções escritas dos alunos do Estudo 1, apresentadas em três formatos: revista, transcrita e manuscrita. Por último, no Estudo 3 analisa-se a qualidade da produção escrita de dez alunos do 5º ano de escolaridade no contexto de avaliação da disciplina de Português, comparando com as notas nesta disciplina. Os resultados destes três estudos contribuem para uma seleção de indicadores de qualidade da produção escrita, ao nível da caligrafia, da ortografia e ao nível global, permitindo identificar necessidades de formação e de intervenção nas dificuldades de escrita. No Estudo 1, os resultados sugerem que os três alunos apresentam múltiplas dificuldades na qualidade de produção escrita nas três disciplinas, dificuldades que não se refletem na atribuição das notas escolares. No Estudo 2 verificou-se que a maior parte dos professores classifica as produções na forma manuscrita de forma mais benevolente, atribuindo-lhes melhor classificação do que quando as analisam na forma transcrita. O Estudo 3 confirma a existência de múltiplas dificuldades na qualidade de produção escrita, em diversos parâmetros, com influência nas notas escolares.In the Portuguese educational context there is a high number of students with difficulties in writing. Several authors refer writing as a fundamental process for learning and consequent academic success. In this exploratory paper, we analyze the results of three complementary studies. In Study 1 we analyze the quality of the written production of three sixth-grade students from texts produced in the context of the assessment of Portuguese, Natural Sciences and Portuguese History and Geography, comparing it with the grades obtained in the three subjects. In Study 2 we analyze qualitative and quantitative ratings given by teachers to the written productions of the students in Study 1, presented in three formats: revised, transcribed and handwritten. Finally, in Study 3 we analyze the quality of the written production of ten fifth-grade students in the context of Portuguese language assessment, comparing it with their grades in this subject. The results of these three studies contribute to a selection of indicators of the quality of writing production, at the level of handwriting, spelling and global level, allowing the identification of training and intervention needs in writing difficulties. In Study 1, the results suggest that the three students have several difficulties in the quality of written production in all three subjects, difficulties that are not reflected in their school grades. In Study 2, it was found that most of teachers grade productions in handwritten form more benevolently, assigning them better grades than when they analyze them in transcribed form. Study 3 confirms the existence of multiple difficulties in the quality of written production, in several parameters, with influence on school grades.Gonçalves, Maria Dulce Miguéns, 1961-Repositório da Universidade de LisboaSantos, Dany Filipe Serrano dos2023-01-04T16:49:18Z20212021-10-182021-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/55643TID:203271181porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T17:02:47Zoai:repositorio.ul.pt:10451/55643Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:06:17.078481Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Sucesso escolar e qualidade da produção escrita em alunos do 2º ciclo do ensino básico |
title |
Sucesso escolar e qualidade da produção escrita em alunos do 2º ciclo do ensino básico |
spellingShingle |
Sucesso escolar e qualidade da produção escrita em alunos do 2º ciclo do ensino básico Santos, Dany Filipe Serrano dos Dificuldades de aprendizagem Sucesso escolar Indicadores de qualidade Produção escrita Ensino básico (2º ciclo) Teses de mestrado - 2021 Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Psicologia |
title_short |
Sucesso escolar e qualidade da produção escrita em alunos do 2º ciclo do ensino básico |
title_full |
Sucesso escolar e qualidade da produção escrita em alunos do 2º ciclo do ensino básico |
title_fullStr |
Sucesso escolar e qualidade da produção escrita em alunos do 2º ciclo do ensino básico |
title_full_unstemmed |
Sucesso escolar e qualidade da produção escrita em alunos do 2º ciclo do ensino básico |
title_sort |
Sucesso escolar e qualidade da produção escrita em alunos do 2º ciclo do ensino básico |
author |
Santos, Dany Filipe Serrano dos |
author_facet |
Santos, Dany Filipe Serrano dos |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Gonçalves, Maria Dulce Miguéns, 1961- Repositório da Universidade de Lisboa |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santos, Dany Filipe Serrano dos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Dificuldades de aprendizagem Sucesso escolar Indicadores de qualidade Produção escrita Ensino básico (2º ciclo) Teses de mestrado - 2021 Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Psicologia |
topic |
Dificuldades de aprendizagem Sucesso escolar Indicadores de qualidade Produção escrita Ensino básico (2º ciclo) Teses de mestrado - 2021 Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Psicologia |
description |
Dissertação de mestrado, Psicologia (Área de Especialização em Psicologia da Educação e da Orientação), Universidade de Lisboa, Faculdade de Psicologia, 2021 |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021 2021-10-18 2021-01-01T00:00:00Z 2023-01-04T16:49:18Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10451/55643 TID:203271181 |
url |
http://hdl.handle.net/10451/55643 |
identifier_str_mv |
TID:203271181 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799134615590404096 |