Monotorização de indicadores de qualidade da escrita em alunos do 2º ciclo do ensino básico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carvalho, Cláudia Sofia Rato
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10451/55992
Resumo: Dissertação de mestrado, Psicologia (Área de Especialização em Psicologia da Educação e da Orientação), Universidade de Lisboa, Faculdade de Psicologia, 2021
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spelling Monotorização de indicadores de qualidade da escrita em alunos do 2º ciclo do ensino básicoComposição escritaLeitura oralFluênciaDificuldades de aprendizagemIndicadores de qualidadeEnsino básico (2º ciclo)Dissertações de mestrado - 2021Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::PsicologiaDissertação de mestrado, Psicologia (Área de Especialização em Psicologia da Educação e da Orientação), Universidade de Lisboa, Faculdade de Psicologia, 2021A monitorização de progressos acompanha, com frequência e ao longo do tempo, o desempenho dos alunos, permitindo verificar de forma precoce as necessidades que existem no contexto de sala de aula, o que permite a cada professor planear e oferecer uma resposta efetiva. Assim, de uma maneira fundamentada, é possível prevenir e remediar o agravamento das dificuldades e consequente aumento das taxas de insucesso. Com base numa abordagem multinível de resposta à intervenção, realizou-se um estudo descritivo no âmbito da monitorização de progresso na fluência de leitura oral e na composição escrita, para a identificação de dificuldades e indicadores de qualidade, e para a sugestão de estratégias de estimulação, de acordo com os resultados observados. Ao longo de dois anos letivos (2019/2020; 2020/2021) e a meio da escolaridade obrigatória, foi estabelecida uma relação próxima de colaboração com um professor titular da disciplina de Língua Portuguesa e seus 49 alunos do 6º ano do 2º Ciclo do Ensino Básico, de duas turmas distintas (Turma 2019 – N=27; Turma 2020 – N=22), inseridos numa escola pública da Área Metropolitana de Lisboa. Esta investigação, compreendeu uma entrevista semiestruturada ao professor titular, a recolha dos resultados obtidos no último período do 5º ano de escolaridade e a recolha dos resultados alcançados no ano seguinte. Também foi possível recolher, num período trimestral, três amostras de composição escritas realizadas pelos alunos em contexto natural. Com recurso às Provas de Aferição de Língua Portuguesa de 2016 e de 2018, foram selecionados excertos e enunciados, que permitiram ainda um registo individual de leitura em voz sussurrada e a recolha de composições em formato de texto narrativo, para além de excertos retirados de obras literárias, sugeridas pelo Plano Nacional de Leitura, que possibilitaram o registo individual de leitura em voz alta. Os resultados obtidos, representam uma análise comparada entre anos letivos e períodos diferentes, onde foram observados parâmetros de Precisão, Velocidade e total de Erros na leitura e na escrita (não se observaram diferenças significativas), e uma análise de correlação entre a Precisão na leitura e na escrita (significância de p<0,01 na primeira avaliação informal e significância de p<0,05 na segunda avaliação informal). Estes dados sugerem possíveis práticas ao nível da intervenção do professor em sala de aula e, complementarmente, no seio da equipa multidisciplinar, proporcionando informação e formação a nível da fluência de leitura oral e da composição escrita.Progress monitoring goes along, frequently and over time, with the students accomplishments, allowing to verify in a premature way the needs that exist in the classroom context, allowing the teacher to plan and to offer an effective response. Therefore, in a fundamented way, it is possible to prevent and remediate the aggravation of difficulties and consequent increase of the insuccess rate. Based in a multilevel aproach of response to intervention, a descriptive study took place under the progress monitoring of reading fluency and writing composition, for the identification of difficulties and quality indicators, and for the sugestion of estimulation strategies, acording to the obtained results. Along two lective years (2019/2020; 2020/2021) and in the middle of compulsory education, it was established a close relation of colaboration with one titular professor of the Portuguese Language discipline and his 49 students from the 6th year of the 2nd cicle of basic education, from two distinct classes (Class of 2019 – N=27; Class of 2020 – N=22), inserted in a public school from the Metropolitan Area of Lisbon. This investigation, comprised an semistructured interview to the titular professor, the collection of the results obtained in the last trimester of the 5th school year and the collection of the results achieved in the next year. It was also possible to collect, in a trimestral period, three samples of writing composition made by the students in a natural context. Using the Portuguese Language aferition tests from 2016 and 2018, were selected excerpts and statements, that still allowed an individual registration of the whispered reading and the collection of compositions in a narrative format, in adition of the excerpts retrieved from literary works, suggested by the National Plan of Reading, that allowed the individual registration of the oral reading. The obtained results, represent a compared analisys between diferent lective years and periods, where it was observed Precision, Speed and total of Errors parameters in reading and in writing (no significant diferences were observed), and a correlation analysis between Precision in reading and in writing (significance level of p<0,01 in the first informal evaluation and significance level of p<0,05 in the second informal evaluation). This data suggests possible practices on an interventional level by the teacher in the classroom and, completely, in the womb of the multidisciplinary team, providing information and formation at the level of reading fluency and writing composition.Gonçalves, Maria Dulce Miguéns, 1961-Repositório da Universidade de LisboaCarvalho, Cláudia Sofia Rato2023-01-24T14:57:47Z20212021-10-152021-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/55992TID:203271157porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T17:03:18Zoai:repositorio.ul.pt:10451/55992Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:06:33.485341Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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