A avaliação da "satisfação com a formação" : estudo do dispositivo de avaliação da formação de uma Sub-Região de Saúde : o exemplo da avaliação da formação no "programa Word"
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2001 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10451/27644 |
Resumo: | Tese de mestrado em Ciências da Educação (Área de Formação de Adultos) apresentada à Universidade de Lisboa através da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, 2002 |
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A avaliação da "satisfação com a formação" : estudo do dispositivo de avaliação da formação de uma Sub-Região de Saúde : o exemplo da avaliação da formação no "programa Word"FormaçãoAvaliaçãoImpactoResultadosSatisfaçãoTeses de mestrado - 2002Domínio/Área científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoTese de mestrado em Ciências da Educação (Área de Formação de Adultos) apresentada à Universidade de Lisboa através da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, 2002A formação profissional constitui uma oportunidade para os trabalhadores portugueses e, por seu intermédio, as empresas e a sociedade em geral, vencerem a batalha da competitividade. No entanto não parece ter-se dado visibilidade suficiente ao impacto da formação profissional na sociedade em geral, nem mesmo aos seus efeitos entre os que participaram nas acções de formação que se têm desenvolvido no nosso País. No sentido de averiguar em que termos as modalidades correntes de avaliar a formação permitem saber se as aprendizagens efectuadas em formação profissional (nomeadamente aquelas efectuadas sob a égide do Estado) são empregues no local de trabalho, investigaram-se num estudo de caso, as acções de formação em informática no programa Word, que decorreram no ano de 1999 na Sub-Região de Saúde de Santarém, com base no respectivo processo de avaliação. Pretendia-se, por um lado, apurar o impacto da formação nas funções dos participantes, que interpela a problemática das transferências das aprendizagens e da articulação da formação com o posto de trabalho. Por outro lado tratava-se quer de averiguar se os questionários utilizados para medir a satisfação dos formandos no final da formação eram adequados à avaliação da formação, quer de examinar a utilidade dos resultados apurados no plano da tomada de decisões por parte dos gestores da formação profissional. O método utilizado durante a investigação foi o de estudo de caso. As técnicas seguidas incluíram o estudo dos questionários aplicados aos formandos no final da formação, a aplicação de um questionário destinado a averiguar o impacto da formação e entrevistas a dois informantes chave da Sub-Região de Saúde de Santarém, a Coordenadora do Gabinete de Formação e o Sr Director dos Serviços Administrativos Gerais, que tiveram como objectivo verificar a que decisões é que os relatórios apresentados poderiam conduzir. As conclusões do trabalho sugerem que os resultados dos questionários utilizados para medir a satisfação com a formação e o impacto da formação no contexto de trabalho, fornecem informação útil para analisar e regular o dispositivo de formação, fundamentando a tomada de decisões pelas estruturas hierárquicas da formação. A análise dos resultados relativos aos questionários revela que os questionários de "avaliação da satisfação com a formação" já contém indicações importantes sobre o impacto da formação, uma vez que os seus resultados são corroborados pelo questionário que estuda o impacto que as acções de formação analisadas tiveram. No entanto, as acções de avaliação desenvolvidas no âmbito da Sub-Região de Saúde de Santarém parecem esgotar-se no cumprimento ritual da avaliação, que parece realizarem-se numa óptica exclusivamente "sumativa", final, ou certificada, descurando o seu potencial "formativo".Training constitutes an opportunity for the Portuguese workers to win the battle of the competitiveness and, through it, the companies and the society in general as well. However, the impact of the training in society has not enough visibility in our Country, not even in respect to its effects among the trainees. To discover what the common ways of evaluating training allow to know about the effects of training (developed under the State responsibility) use in the work place, we studied, in a case study, the Word computer program training, that elapsed in the year of 1999 in the Health Sub-area of Santarém, and his evaluation process. It was intended to know, on one side, the impact of training in the participants' work, which relates to the problem of the learning transfers and to the training and work relationships. On the other hand, it was intended to discover if questionnaires used to measure the satisfaction of the trainees at the training end was appropriate to evaluate training and useful in training management decision making terms. The research method used was the case study. The research techniques included the study of the questionnaires responded by the trainees at the end of the training, the application of a questionnaire intended to discover the impact of training and interviews of two key informants of the Health Sub-area of Santarém, the Training Bureau Co-ordinator and the General Administrative Services Director, with the objective of verifying which decisions evaluation results justified. This work led to the conclusion that the questionnaires used to measure the trainees satisfaction with training, and to verify the impact on the work place, can be used to analyse and to regulate training. On the other end results show that the questionnaires that evaluate the satisfaction with training contains already important indications about the training impact, as it is corroborated by the training impact questionnaire. However, despite the potential in throwing a basis for decision making the evaluation of the training that have been done the Health Sub-area of Santarém seem to have been restricted to the ritual execution of the evaluation, apparently carried out exclusively under a "summative", final, certificative perspective, that under emphasise the "formative" possibilities.Rodrigues, Pedro, 1958-Repositório da Universidade de LisboaBárbara, Manuel Luís Cruz, 1947-2017-05-09T15:31:02Z20012001-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/27644porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T16:18:31Zoai:repositorio.ul.pt:10451/27644Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:43:55.384362Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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