O marketing social como condutor-chave da transição para a economia circular - estudo de caso do municipio de Loulé
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | eng |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.1/17441 |
Resumo: | O atual modelo económico levanta questões ao nível da sustentabilidade nas sociedades modernas. Sendo a economia circular apontada como a solução para os problemas causados pela sobrepopulação e atividade humana, torna-se relevante estudar as estratégias dos municípios ao nível de responsabilidade social, no contexto das perceções dos residentes no sentido de definir programas de marketing mais eficazes que encorajem a alteração positiva de comportamentos e envolvimento nas iniciativas desenvolvidas. Atento à problemática das alterações climáticas e consciente dos riscos para o território e população, o município de Loulé tem sido pioneiro na implementação de estratégias de sustentabilidade e economia circular. Mas até que ponto essas estratégias influenciam a consciência ambiental dos residentes para que incorram em comportamentos pró-ambientais? Com recurso a uma abordagem exploratória, a metodologia aplicada neste estudo de caso permitiu recolher dados através de análise documental, aplicação de inquéritos e entrevista. O objetivo é compreender em que medida o marketing social serve a transição para a economia circular. Para isso são estudadas as medidas de adaptação às alterações climáticas adotadas pelo Concelho de Loulé num quadro operacional da economia circular e as consequentes perceções dos residentes do município sobre as diferentes dimensões da responsabilidade social da autarquia, assim como o seu nível de envolvimento nas atividades desenvolvidas e os seus comportamentos pró-ambientais. A relação existente entre sociedade-economia-ambiente sugere que sejam considerados aspetos sociopsicológicos e necessidades emocionais do indivíduo nas abordagens que procuram incentivar uma mudança de comportamento. Apesar de a maioria dos residentes reportarem comportamentos pró-ambientais, estes mencionam também, no geral, não ter conhecimento de programas em curso no Concelho com foco no ambiente e não se envolvem em muitas das iniciativas promovidas pelo município. Este trabalho discute resultados em torno da abordagem de marketing social. |
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Mas até que ponto essas estratégias influenciam a consciência ambiental dos residentes para que incorram em comportamentos pró-ambientais? Com recurso a uma abordagem exploratória, a metodologia aplicada neste estudo de caso permitiu recolher dados através de análise documental, aplicação de inquéritos e entrevista. O objetivo é compreender em que medida o marketing social serve a transição para a economia circular. Para isso são estudadas as medidas de adaptação às alterações climáticas adotadas pelo Concelho de Loulé num quadro operacional da economia circular e as consequentes perceções dos residentes do município sobre as diferentes dimensões da responsabilidade social da autarquia, assim como o seu nível de envolvimento nas atividades desenvolvidas e os seus comportamentos pró-ambientais. A relação existente entre sociedade-economia-ambiente sugere que sejam considerados aspetos sociopsicológicos e necessidades emocionais do indivíduo nas abordagens que procuram incentivar uma mudança de comportamento. Apesar de a maioria dos residentes reportarem comportamentos pró-ambientais, estes mencionam também, no geral, não ter conhecimento de programas em curso no Concelho com foco no ambiente e não se envolvem em muitas das iniciativas promovidas pelo município. Este trabalho discute resultados em torno da abordagem de marketing social.The current linear economic model raises sustainability problems for modern societies. Pointed out as the solution for the problems caused by human activity and overpopulation, the circular economy needs a specific approach. Studying the local government strategies on social responsibility, within the scope of its residents perceptions, is required in order to define better marketing programs, capable of encouraging a positive behaviour change. Aware of climate change issues and the risks it composes for the territory and population, the municipality of Loulé has been a pioneer in the implementation of sustainability and circular economy. But to what extent do these measures influence the environmental awareness of residents so they engage in pro-environmental behavior? Using an exploratory approach, the methodology applied in this case collects data through document analysis, application of surveys and interviews. The aim is to understand the extent to which social marketing serves the transitioning to a circular economy. To do this, the measures of adaptation to climate change adopted by the Municipality of Loulé were considered in an operational framework of the circular economy, and as a consequence the perceptions of the municipality's residents about different dimensions of the social responsibility of the municipality, as well as the level of their involvement in the activities and their practice of pro-environmental behaviors. The relationship between society-economy-environment needs to consider socio-psychological aspects and emotional needs of the individual in approaches that seek to encourage a change in behavior. Although most residents report pro-environmental behavior, they also mention, in general, not having knowledge of ongoing programs in the municipality with a focus on the environment and not getting involved in many of the initiatives promoted by the municipality. This work discusses results around the social marketing approach.Agapito, DoraValle, Patrícia Oom doSapientiaGrilo, Ana Raquel Silva Lima2022-01-06T12:41:00Z2021-11-112021-11-11T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.1/17441TID:202807746enginfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-24T10:29:37Zoai:sapientia.ualg.pt:10400.1/17441Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:07:25.544983Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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