Dispositivo de reforço da transferência de aprendizagem em formação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gonçalves, Ricardina Maria Ribeiro Mendes
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10071/2885
Resumo: Este projecto visa aumentar o grau de transferência de aprendizagem da formação num grupo composto por 10 indivíduos pertencentes ao departamento de customer service de uma multinacional americana. Para o efeito se proporá o melhoramento de variáveis organizacionais como Suporte da Organização, Suporte da Chefia e Suporte dos Pares, bem como, uma maior Adequação da Formação às Necessidades dos formandos, utilizando diferentes métodos de treino e melhores estratégias pedagógicas. Com esse propósito recolheremos as opiniões do grupo-alvo, obtendo também as perspectivas do seu supervisor, pares e indivíduos pertencentes às estruturas funcionais relacionadas. Com o objectivo de triangular as opiniões, criaremos 5 instrumentos a aplicar em diversos momentos. Ao conduzirmos este projecto, também tencionamos analisar os resultados implicados e o impacto derivado da aplicação dos novos dispositivos metodológicos que se pretende venham a aumentar a transferência da aprendizagem de formação no grupo, melhorando os processos de comunicação e o sucesso global da organização. Assim agindo, retiraremos um outro sentido prático deste trabalho, que consiste na promoção de futuros desenvolvimentos acerca do processo de transferência de aprendizagem da formação no local de trabalho.
id RCAP_d813e7c15283512bd50c30417c01f958
oai_identifier_str oai:repositorio.iscte-iul.pt:10071/2885
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Dispositivo de reforço da transferência de aprendizagem em formaçãoAprendizagemFormaçãoTransferênciaSuporte à Transferência de AprendizagemAvaliação da Transferência de AprendizagemLearningTrainingTransferTraining Transfer SupportTraining Transfer EvaluationEste projecto visa aumentar o grau de transferência de aprendizagem da formação num grupo composto por 10 indivíduos pertencentes ao departamento de customer service de uma multinacional americana. Para o efeito se proporá o melhoramento de variáveis organizacionais como Suporte da Organização, Suporte da Chefia e Suporte dos Pares, bem como, uma maior Adequação da Formação às Necessidades dos formandos, utilizando diferentes métodos de treino e melhores estratégias pedagógicas. Com esse propósito recolheremos as opiniões do grupo-alvo, obtendo também as perspectivas do seu supervisor, pares e indivíduos pertencentes às estruturas funcionais relacionadas. Com o objectivo de triangular as opiniões, criaremos 5 instrumentos a aplicar em diversos momentos. Ao conduzirmos este projecto, também tencionamos analisar os resultados implicados e o impacto derivado da aplicação dos novos dispositivos metodológicos que se pretende venham a aumentar a transferência da aprendizagem de formação no grupo, melhorando os processos de comunicação e o sucesso global da organização. Assim agindo, retiraremos um outro sentido prático deste trabalho, que consiste na promoção de futuros desenvolvimentos acerca do processo de transferência de aprendizagem da formação no local de trabalho.This project aims to improve the training transfer level of 10 individuals who compose the customer service department of an American multinational. With that goal we will propose the improvement of organizational variables such as Organizational Support, Supervisor Support and Peers Support, as well as Training Adjustment to the Needs, by using new methods and instructional strategies. We’ll enquire the individuals belonging to the focus group and gather prospects from their supervisor and peers, as well as from functional related structures’ people. With evaluation intentions, we will construct 5 instruments to triangulate respondents’ opinions, which will be applied in different moments. By conducting this project, our goal is also to analyse the implied results and impact caused by the application of the new methodological devices which are intended to increase the transfer of training in the group, improving the communication processes and the organization global success. Acting this way, we’ll acquire another practical meaning from this work, which consists of promoting new future developments on training transfer processes in the workplace.2011-08-17T10:52:27Z2011-08-17T00:00:00Z2011-08-172010info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/octet-streamhttp://hdl.handle.net/10071/2885porGonçalves, Ricardina Maria Ribeiro Mendesinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-09T17:45:12Zoai:repositorio.iscte-iul.pt:10071/2885Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:21:32.447871Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Dispositivo de reforço da transferência de aprendizagem em formação
title Dispositivo de reforço da transferência de aprendizagem em formação
spellingShingle Dispositivo de reforço da transferência de aprendizagem em formação
Gonçalves, Ricardina Maria Ribeiro Mendes
Aprendizagem
Formação
Transferência
Suporte à Transferência de Aprendizagem
Avaliação da Transferência de Aprendizagem
Learning
Training
Transfer
Training Transfer Support
Training Transfer Evaluation
title_short Dispositivo de reforço da transferência de aprendizagem em formação
title_full Dispositivo de reforço da transferência de aprendizagem em formação
title_fullStr Dispositivo de reforço da transferência de aprendizagem em formação
title_full_unstemmed Dispositivo de reforço da transferência de aprendizagem em formação
title_sort Dispositivo de reforço da transferência de aprendizagem em formação
author Gonçalves, Ricardina Maria Ribeiro Mendes
author_facet Gonçalves, Ricardina Maria Ribeiro Mendes
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Gonçalves, Ricardina Maria Ribeiro Mendes
dc.subject.por.fl_str_mv Aprendizagem
Formação
Transferência
Suporte à Transferência de Aprendizagem
Avaliação da Transferência de Aprendizagem
Learning
Training
Transfer
Training Transfer Support
Training Transfer Evaluation
topic Aprendizagem
Formação
Transferência
Suporte à Transferência de Aprendizagem
Avaliação da Transferência de Aprendizagem
Learning
Training
Transfer
Training Transfer Support
Training Transfer Evaluation
description Este projecto visa aumentar o grau de transferência de aprendizagem da formação num grupo composto por 10 indivíduos pertencentes ao departamento de customer service de uma multinacional americana. Para o efeito se proporá o melhoramento de variáveis organizacionais como Suporte da Organização, Suporte da Chefia e Suporte dos Pares, bem como, uma maior Adequação da Formação às Necessidades dos formandos, utilizando diferentes métodos de treino e melhores estratégias pedagógicas. Com esse propósito recolheremos as opiniões do grupo-alvo, obtendo também as perspectivas do seu supervisor, pares e indivíduos pertencentes às estruturas funcionais relacionadas. Com o objectivo de triangular as opiniões, criaremos 5 instrumentos a aplicar em diversos momentos. Ao conduzirmos este projecto, também tencionamos analisar os resultados implicados e o impacto derivado da aplicação dos novos dispositivos metodológicos que se pretende venham a aumentar a transferência da aprendizagem de formação no grupo, melhorando os processos de comunicação e o sucesso global da organização. Assim agindo, retiraremos um outro sentido prático deste trabalho, que consiste na promoção de futuros desenvolvimentos acerca do processo de transferência de aprendizagem da formação no local de trabalho.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010
2011-08-17T10:52:27Z
2011-08-17T00:00:00Z
2011-08-17
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10071/2885
url http://hdl.handle.net/10071/2885
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/octet-stream
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134776472371200