Gestão estratégica de recursos humanos: a gestão da mudança e os aspectos humanos da organização

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Teixeira, Ana Paula Camarinha
Data de Publicação: 2002
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/22800
Resumo: O presente trabalho propõe-se estudar o ambiente vivido pelos Recursos humanos nas empresas em restruturação, e compreender os motivos que levam à instabilidade e preocupação destes trabalhadores a nível profissional, e emocional. Este estudo irá debruçar-se sobre a vertente dos recursos humanos, mais concretamente no estudo e compreensão da mudança organizacional e estrutural num processo de gestão, bem como tentar alcançar uma “orientação estratégica” para apoio ao processo da mudança. Foram estudadas três empresas em processo de restruturação por fusão ou aquisição, sendo que os resultados obtidos evidenciaram uma forte resistência à mudança, levando mesmo os trabalhadores a manifestarem vontade de voltar à situação anterior, caso fosse possível. Pudemo-nos aperceber que estes sentimentos eram provocados pela incerteza no futuro, desde a manutenção do posto de trabalho, até às perspectivas de carreira. É notória a preocupação pelos despedimentos, a quebra de progressão da carreira, o remetimento para funções inadequadas à formação. O ambiente de trabalho degrada-se, bem como a qualidade do trabalho realizado. Ora, estas consequências são também, manifestamente negativas para a empresa, pois irão certamente provocar a diminuição da sua rentabilidade. Há então que promover soluções ajustadas a este fenómeno de fusões a que temos vindo a assistir. É pois, necessário envolver todos os recursos da empresa nesta mesma restruturação, informá- los sobre os objectivos da organização, fazer sentir que a mudança terá não só o futuro como objectivo, mas será de igual modo dada atenção ao presente, auscultar e divulgar as opiniões dos envolvidos, encorajar, reconhecer as batalhas ganhas, facilitar formação para novas tarefas. As pessoas terão que sentir que estão no presente a contribuir para um futuro melhor - o seu e o da empresa.
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