Business Intelligence no setor da restauração e bebidas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Inês Filipa Sousa
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/31185
Resumo: O setor da Restauração e Bebidas é o subsetor dentro setor do Turismo que apresenta maior representatividade, tanto no número de empresas, como no número de pessoas que emprega e volume de negócios. Este crescimento tem sido acompanhado por um excesso de volume de dados e por falta de mão-de-obra qualificada. Estes dois aspetos trazem uma necessidade imediata ao setor que passa por trabalhar a informação que lhes é útil e apoiar na sua tomada de decisões. As ferramentas de Business Intelligence trouxeram ao mercado a facilidade em analisar uma quantidade elevada de dados e em transformá-los em informação necessária para a gestão do dia-a-dia das empresas. O presente estudo tem como objetivo demonstrar a importância das ferramentas de Business Intelligence (BI) no setor da restauração como instrumento/ferramenta de apoio à decisão. A metodologia utilizada para a concretização dos objetivos do estudo centrou-se na aplicação de inquéritos por questionário ao setor da Restauração e Bebidas. Os resultados da investigação permitem afirmar que o conhecimento do setor no que concerne às ferramentas de Business Intelligence ainda é bastante reduzido. O não reconhecimento da informação que o setor tem disponível, é uma das fragilidades apontadas, assim como a moderada relevância das informações (técnica e estatística). Não obstante quem conhece essas ferramentas, e a informação disponibilizada para o setor, afirma que as suas principais vantagens são a análise da informação e o suporte na tomada de decisões. Logo, permite afirmar que se as empresas consultarem e analisarem a informação que lhes é disponibilizada esta pode tornar-se em um ótimo instrumento de auxílio à tomada de decisões do seu negócio, pois é uma gestão baseada em números e não em suposições.
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