Lean Banking : estudo de caso na empresa BNP Paribas
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | eng |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.5/19983 |
Resumo: | Mestrado em Gestão e Estratégia Industrial |
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Lean Banking : estudo de caso na empresa BNP Paribassetor bancáriosistemas de gestãolean serviceslean bankingdesperdíciosotimização de processosmapa de fluxo de valorbanking sectormanagement systemswasteprocess optimizationvalue flow mapMestrado em Gestão e Estratégia IndustrialDevido à crise existente no setor bancário verificado nos últimos anos, as instituições bancários tiveram de recorrer a novos sistemas de gestão e controlo das operações de maneira a reduzir desperdícios e conseguir manter a sua oferta de serviços com uma elevada qualidade, assumindo vantagem competitiva. Os conceitos lean services e lean banking são assim utlizados neste setor de serviços como resposta à situação atual do mercado bancário com o intuito de desenvolver um ambiente mais produtivo, que através do envolvimento de todos torna possível otimizar processos, reduzir desperdícios e aumentar a qualidade do produto final. Consequentemente, possibilita-se a redução de custos e o aumento da satisfação e confiança dos clientes. Tem como objetivo estudar os conceitos lean services aplicados a uma instituição bancária e expor as adaptações realizadas aos seus conceitos para a sua utilização como lean banking. Ao longo do presente trabalho foi realizada uma revisão sobre o estado de conhecimento da filosofia lean production e lean banking, designadamente os seus princípios, conceitos e ferramentas, desde a sua adoção na indústria automóvel até à atualidade. Foi posteriormente realizado um caso de estudo num departamento específico do BNP Paribas Portugal, onde foram implementados os conceitos lean, analisados os resultados obtidos e feita a proposta de melhoria com base nos mesmos, retirando conclusões sobre as vantagens da sua utilização.Due to the crisis in the banking sector in recent years, banking institutions have had to resort to new systems of management and control of operations in order to reduce waste and manage to maintain their offer of services with a high quality, assuming a competitive advantage. The lean services and lean banking concepts are thus used in this service sector as a response to the current situation of the banking market in order to develop a more productive environment, which, through the involvement of all, makes it possible to optimize processes, reduce waste and increase the quality of the final product. As a result, costs can be reduced and customer satisfaction and confidence increased. Its objective is to study the lean services concepts applied to a banking institution and expose the adaptations made to its concepts for their use as lean banking. Throughout this work, a review was carried out on the state of knowledge of lean production and lean banking philosophy, namely its principles, concepts and tools, from its adoption in the automotive industry to the present day. A case study was subsequently carried out in a specific department of BNP Paribas Portugal, where the lean concepts were implemented, the results obtained were analyzed and a proposal for improvement was made based on them, drawing conclusions about the advantages of their use.Instituto Superior de Economia e GestãoSilva, Graça MirandaRepositório da Universidade de LisboaEsteves, Rita Sofia Santos2020-09-28T00:30:19Z2019-102019-10-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.5/19983engEsteves, Rita Sofia Santos (2019). "Lean Banking : estudo de caso na empresa BNP Paribas", Dissertação de Mestrado. Universidade de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestão.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-06T14:49:27Zoai:www.repository.utl.pt:10400.5/19983Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:04:48.774298Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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