A emigração árabe no romance brasileiro contemporâneo : Nur na escuridão e a memória, a identidade, a alteridade e o estranhamento

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Laaouichi, El Mostafa
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10451/26285
Resumo: Nesta dissertação pretendemos examinar criticamente a problematização literária dos processos identitários derivados da imigração, através da análise do romance Nur na escuridão, do autor brasileiro de ascendência libanesa Salim Miguel. É privilegiada para este fim, contrastiva e complementarmente, a análise comparatista relativamente aos romances Gabriela, cravo e canela de Jorge Amado, Lavoura arcaica de Raduan Nassar, Amrik de Ana Miranda, Relato de um certo Oriente de Milton Hatoum e O Enigma de Qaf de Alberto Mussa, assim como Emigrantes, do português Ferreira de Castro. Através das comparações pontuais entre a obra de Salim Miguel e os romances deste pequeno corpus, selecionado ad hoc, procuramos entender a escrita migueliana em toda a sua complexidade e singularidade. Assim, num primeiro momento, estudamos a obra no seu contexto histórico, social, cultural e, igualmente, no seu contexto literário. Num segundo momento, a fim de compreender melhor a originalidade do romance, focamos alguns dos aspetos mais relevantes e significativos da recriação ficcional da experiência e da figura do imigrante árabe, nomeadamente, o estatuto atribuído à memória, no plano diegético e no plano discursivo, e a aprimorada construção da identidade das personagens. Dada a complexidade do objeto de estudo, servimo-nos de uma metodologia eclética que – com a devida coerência científica − abrange instrumentos de diversas áreas, além dos puramente literários, tais como a História, a Sociologia ou a Antropologia.
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