Para uma museologia da religião: análise da carta-circular “a função pastoral dos museus eclesiásticos” vinte anos depois

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Roque, Maria Isabel
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.14/41979
Resumo: A Igreja Católica assume uma longa tradição na salvaguarda do seu património cultural, histórico e artístico. Os tesouros eclesiásticos medievais, cumprindo as funções de depósito, inventariação, conservação e exposição, são os antecedentes históricos dos museus eclesiásticos e constituem uma referência obrigatória na proto-história da museologia. No entanto, apenas em finais do século XVIII, com a instituição dos museus e a conexa incorporação de bens eclesiásticos, se assinala a conversão do objeto sagrado ou religioso em objeto museológico. Desde então e, em particular, após o Concílio Vaticano II, a Igreja tem demonstrado uma crescente preocupação em garantir, aos objetos retirados do culto, um destino digno de sua condição litúrgica original. Nesse sentido, a Carta-Circular Função pastoral dos museus eclesiásticos, publicada em 2001, determinava que o museu eclesiástico fosse considerado como um recurso válido e adequado à preservação desses objetos, mantendo-os na proximidade do grupo cultural de origem e dando continuidade à sua função catequética original. Assim, o museu eclesiástico diferencia-se dos restantes por ser confessional, vinculando uma perspetiva espiritual e pastoral à função cultural dos museus, o que, garantindo o rigor da informação, se torna um fator positivo na recontextualização e inteligibilidade do objeto religioso. Além disso, ao referir a interação entre o museu eclesiástico e o território, no quadro referencial dos conceitos de museu integrado e difuso, a Carta propunha uma via de atuação que coincide com o desenvolvimento da museologia atual centrada no público e na experiência do visitante. Passadas duas décadas sobre a sua publicação, propõe-se uma análise crítica da Carta no quadro teórico dos estudos museológicos, a fim de confirmar o seu caráter atualizado, se não pioneiro, no que respeita à recuperação da função e do sentido original do objeto no discurso museológico, à ligação ao território e à cultura do lugar numa perspetiva global e diacrónica, e à interação com o público plural e heterogéneo.
id RCAP_d84a9b6aefa8e2de1705ef7cd648c8aa
oai_identifier_str oai:repositorio.ucp.pt:10400.14/41979
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Para uma museologia da religião: análise da carta-circular “a função pastoral dos museus eclesiásticos” vinte anos depoisEstudos de museuIgreja CatólicaMuseologia da religiãoMuseus eclesiásticosPatrimónio religiosoCatholic ChurchEcclesiastical museumsMuseology of religionMuseum studiesReligious heritageA Igreja Católica assume uma longa tradição na salvaguarda do seu património cultural, histórico e artístico. Os tesouros eclesiásticos medievais, cumprindo as funções de depósito, inventariação, conservação e exposição, são os antecedentes históricos dos museus eclesiásticos e constituem uma referência obrigatória na proto-história da museologia. No entanto, apenas em finais do século XVIII, com a instituição dos museus e a conexa incorporação de bens eclesiásticos, se assinala a conversão do objeto sagrado ou religioso em objeto museológico. Desde então e, em particular, após o Concílio Vaticano II, a Igreja tem demonstrado uma crescente preocupação em garantir, aos objetos retirados do culto, um destino digno de sua condição litúrgica original. Nesse sentido, a Carta-Circular Função pastoral dos museus eclesiásticos, publicada em 2001, determinava que o museu eclesiástico fosse considerado como um recurso válido e adequado à preservação desses objetos, mantendo-os na proximidade do grupo cultural de origem e dando continuidade à sua função catequética original. Assim, o museu eclesiástico diferencia-se dos restantes por ser confessional, vinculando uma perspetiva espiritual e pastoral à função cultural dos museus, o que, garantindo o rigor da informação, se torna um fator positivo na recontextualização e inteligibilidade do objeto religioso. Além disso, ao referir a interação entre o museu eclesiástico e o território, no quadro referencial dos conceitos de museu integrado e difuso, a Carta propunha uma via de atuação que coincide com o desenvolvimento da museologia atual centrada no público e na experiência do visitante. Passadas duas décadas sobre a sua publicação, propõe-se uma análise crítica da Carta no quadro teórico dos estudos museológicos, a fim de confirmar o seu caráter atualizado, se não pioneiro, no que respeita à recuperação da função e do sentido original do objeto no discurso museológico, à ligação ao território e à cultura do lugar numa perspetiva global e diacrónica, e à interação com o público plural e heterogéneo.The Catholic Church has a long tradition of safeguarding its cultural, historical and artistic heritage. Medieval ecclesiastical treasures, fulfilling the functions of deposit, inventory, conservation and exhibition, are the historical antecedents of ecclesiastical museums and century, the institution of museums and the related incorporation of ecclesiastical goods marked the conversion of the sacred or religious object into a museological object. Since then and, in particular, after the Second Vatican Council, the Church has shown a growing concern to guarantee a destination worthy of the original liturgical status for objects removed from worship. In this sense, the circular letter "The pastoral function of ecclesiastical museums", published in 2001, determined that the ecclesiastical museum should be considered a valid and adequate resource for preserving these objects, keeping them close to the cultural group of origin and giving continuity to their original catechetical function. Thus, the ecclesiastical museum differs from the others for being confessional, linking a spiritual and pastoral perspective to the museum's cultural function. If the information accuracy is assured, this particularity becomes a positive factor in the recontextualisation and intelligibility of the religious object. The Charter proposes an interaction between the ecclesiastical museum and the territory within the integrated and diffuse museum context, which coincides with the development of current museology centred on the public and the visitor's experience. Two decades after its publication, a critical analysis of the Letter is proposed within the theoretical framework of museological studies. Considering the recovery object's original meaning in the museum discourse, the connection to the territory, and the interaction with the plural and heterogeneous audience, the updated and, in some way, pioneer character of the Letter is underlined. So, it is aimed to evaluate how the Letter remains actualised and adapted to contemporaneity, and the challenges and transformations museums face now.Veritati - Repositório Institucional da Universidade Católica PortuguesaRoque, Maria Isabel2023-07-28T11:09:03Z2022-12-012023-07-28T10:57:23Z2022-12-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.14/41979por2182-7605cv-prod-331219910.34632/gaudiumsciendi.2022.12963info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-01T23:53:23Zoai:repositorio.ucp.pt:10400.14/41979Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:10:21.247761Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Para uma museologia da religião: análise da carta-circular “a função pastoral dos museus eclesiásticos” vinte anos depois
title Para uma museologia da religião: análise da carta-circular “a função pastoral dos museus eclesiásticos” vinte anos depois
spellingShingle Para uma museologia da religião: análise da carta-circular “a função pastoral dos museus eclesiásticos” vinte anos depois
Roque, Maria Isabel
Estudos de museu
Igreja Católica
Museologia da religião
Museus eclesiásticos
Património religioso
Catholic Church
Ecclesiastical museums
Museology of religion
Museum studies
Religious heritage
title_short Para uma museologia da religião: análise da carta-circular “a função pastoral dos museus eclesiásticos” vinte anos depois
title_full Para uma museologia da religião: análise da carta-circular “a função pastoral dos museus eclesiásticos” vinte anos depois
title_fullStr Para uma museologia da religião: análise da carta-circular “a função pastoral dos museus eclesiásticos” vinte anos depois
title_full_unstemmed Para uma museologia da religião: análise da carta-circular “a função pastoral dos museus eclesiásticos” vinte anos depois
title_sort Para uma museologia da religião: análise da carta-circular “a função pastoral dos museus eclesiásticos” vinte anos depois
author Roque, Maria Isabel
author_facet Roque, Maria Isabel
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Veritati - Repositório Institucional da Universidade Católica Portuguesa
dc.contributor.author.fl_str_mv Roque, Maria Isabel
dc.subject.por.fl_str_mv Estudos de museu
Igreja Católica
Museologia da religião
Museus eclesiásticos
Património religioso
Catholic Church
Ecclesiastical museums
Museology of religion
Museum studies
Religious heritage
topic Estudos de museu
Igreja Católica
Museologia da religião
Museus eclesiásticos
Património religioso
Catholic Church
Ecclesiastical museums
Museology of religion
Museum studies
Religious heritage
description A Igreja Católica assume uma longa tradição na salvaguarda do seu património cultural, histórico e artístico. Os tesouros eclesiásticos medievais, cumprindo as funções de depósito, inventariação, conservação e exposição, são os antecedentes históricos dos museus eclesiásticos e constituem uma referência obrigatória na proto-história da museologia. No entanto, apenas em finais do século XVIII, com a instituição dos museus e a conexa incorporação de bens eclesiásticos, se assinala a conversão do objeto sagrado ou religioso em objeto museológico. Desde então e, em particular, após o Concílio Vaticano II, a Igreja tem demonstrado uma crescente preocupação em garantir, aos objetos retirados do culto, um destino digno de sua condição litúrgica original. Nesse sentido, a Carta-Circular Função pastoral dos museus eclesiásticos, publicada em 2001, determinava que o museu eclesiástico fosse considerado como um recurso válido e adequado à preservação desses objetos, mantendo-os na proximidade do grupo cultural de origem e dando continuidade à sua função catequética original. Assim, o museu eclesiástico diferencia-se dos restantes por ser confessional, vinculando uma perspetiva espiritual e pastoral à função cultural dos museus, o que, garantindo o rigor da informação, se torna um fator positivo na recontextualização e inteligibilidade do objeto religioso. Além disso, ao referir a interação entre o museu eclesiástico e o território, no quadro referencial dos conceitos de museu integrado e difuso, a Carta propunha uma via de atuação que coincide com o desenvolvimento da museologia atual centrada no público e na experiência do visitante. Passadas duas décadas sobre a sua publicação, propõe-se uma análise crítica da Carta no quadro teórico dos estudos museológicos, a fim de confirmar o seu caráter atualizado, se não pioneiro, no que respeita à recuperação da função e do sentido original do objeto no discurso museológico, à ligação ao território e à cultura do lugar numa perspetiva global e diacrónica, e à interação com o público plural e heterogéneo.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-12-01
2022-12-01T00:00:00Z
2023-07-28T11:09:03Z
2023-07-28T10:57:23Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.14/41979
url http://hdl.handle.net/10400.14/41979
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 2182-7605
cv-prod-3312199
10.34632/gaudiumsciendi.2022.12963
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133353109094400