Desafios no retalho Homedecor : omnicanalidade, sustentabilidade e comportamento de compra do consumidor

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Mariana Claro dos
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.5/22811
Resumo: Mestrado Bolonha em Marketing
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Desta forma, a presente dissertação pretende estudar: (1) os desafios do retalho, (2) o papel da omnicanalidade, (3) a influência da sustentabilidade no comportamento de compra offline e online e nas motivações utilitárias online, (4) a relação entre as motivações de compra hedónicas e utilitárias e o comportamento de compra offline e online, e (5) a relação entre os riscos percebidos online e o comportamento de compra online, no contexto do homedecor, em Portugal. O presente estudo segue uma ótica de investigação principalmente quantitativa, mas também qualitativa. Inicialmente o estudo é conduzido por uma abordagem qualitativa e uma amostragem não-probabilística intencional heterógena, inerente aos colaboradores da marca de retalho Gato Preto, através de nove entrevistas exploratórias não-padronizadas. De seguida é realizado um estudo quantitativo, com uma amostragem não-probabilística intencional heterogénea, relativa aos clientes da marca de retalho Gato Preto, com recurso a um questionário difundido via online na base de dados de clientes da marca, a partir do qual foram analisadas quantitativamente 590 respostas válidas. Os resultados obtidos permitiram concluir que (1) os principais desafios que o retalho enfrenta são a omnicanalidade, a digitalização e a pandemia, (2) o papel da omnicanalidade na melhoria da experiência e satisfação do consumidor, (3) a influencia positiva da sustentabilidade percebida pelos consumidores no comportamento de compra offline e online, (4) o valor utilitário dos consumidores com consciência sustentável no canal online, (5) a predominância de motivações hedónicas nos canais offline e online, e (6) a preocupação inerente a riscos percebidos online de performance. A nível académico o presente estudo permitiu desenvolver uma adaptação do modelo conceptual, estabelecendo relações num contexto que não tinha sido previamente estudado, e preencher assim uma lacuna existente na literatura académica. A nível empresarial forneceu insights importantes a gestores e profissionais de marketing para potenciar as estratégias das marcas, e a experiência e satisfação do consumidor.The exponential growth of online shopping, driven by the pandemic, has resulted in new challenges for homedecor retail. With the digitalization of processes, the omnichannel strategy is an increasingly present reality for brands and consumers. Therefore, it is pertinent to analyze the consumer's buying behavior in the different channels. Thus, this dissertation aims to study: (1) the retail challenges, (2) the role of omnichannel strategy, (3) the influence of sustainability on offline and online purchase behavior and on online utilitarian motivations, (4) the relationship between hedonic and utilitarian purchase motivations and offline and online purchase behavior, and (5) the relationship between perceived online risks and online purchase behavior, in the context of homedecor, in Portugal. The present study follows mainly quantitative research, but also qualitative research. Initially the study is conducted by a qualitative approach and a non-probabilistic intentional heterogeneous sampling, inherent to the employees of the retail brand Gato Preto, through nine non-standardized exploratory interviews. Next a quantitative study is carried out, with a non-probabilistic intentional heterogeneous sampling, concerning the customers of the retail brand Gato Preto, using a questionnaire disseminated online in the customer database of the brand, from which 590 valid answers were quantitatively analyzed. The results obtained allowed to conclude that (1) the main challenges of retail are omnichannel strategy, digitalization and pandemic, (2) the role of omnichannel strategy in improving consumer experience and satisfaction, (3) the positive influence of perceived sustainability by consumers in offline and online buying behavior, (4) the utilitarian value of consumers with sustainable awareness in the online channel, (5) the predominance of hedonic motivations in offline and online channels, and (6) the online concern inherent to performance perceived risks. At the academic level the present study allowed developing an adaptation of the conceptual model, establishing relationships in a context that had not been previously studied, and thus filling an existing gap in the academic literature. At the business level it provided important insights to managers and marketers to enhance brand strategies, and consumer experience and satisfaction.Instituto Superior de Economia e GestãoAfonso, Ana CarolinaRepositório da Universidade de LisboaSantos, Mariana Claro dos2021-12-22T18:31:58Z2021-102021-10-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.5/22811porSantos, Mariana Claro dos (2021). "Desafios no retalho Homedecor : omnicanalidade, sustentabilidade e comportamento de compra do consumidor". Dissertação de Mestrado, Universidade de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestão.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-06T14:52:21Zoai:www.repository.utl.pt:10400.5/22811Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:07:08.666762Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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