As reações químicas no ensino das ciências na educação pré-escolar e no 1º ciclo do ensino básico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Calvo, Filomena do Céu Rodrigues
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.6/2785
Resumo: O presente relatório, elaborado no âmbito do Mestrado em Ensino de Física e Química no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário descreve e analisa, algumas das atividades desenvolvidas durante o Estágio Pedagógico realizado, no ano letivo de 2012/2013, na Escola Secundária Campos Melo. Pretende-se que este trabalho seja um contributo não só para melhorar o ensino das ciências no ensino Pré-escolar e no 1º Ciclo do Ensino Básico, mas também para estimular nos alunos o gosto pela ciência, preparando-os para o processo de educação científica nos níveis de escolaridade seguintes. Neste relatório é feita a sustentação teórica de uma das aulas lecionadas durante o estágio pedagógico, subordinada ao tema “Reações Químicas e nele se encontram algumas das atividades desenvolvidas durante o ano letivo de 2012/2013 com os resultados obtidos. Das atividades desenvolvidas destaca-se a análise do ensino das ciências no Ensino Pré-escolar e no 1º Ciclo do Ensino Básico, e uma proposta de atividade extracurricular aos níveis de ensino já referidos, que consiste na realização de atividades experimentais, subordinadas ao tema “Reações químicas”, com o objetivo de estimular o gosto pela ciência e formar alunos esclarecidos e com pensamento crítico num contexto sociológico, científico e tecnológico. Neste trabalho é apresentada a prática de ensino supervisionado, onde é exposto o plano de aula, os recursos educativos utilizados e uma reflexão sobre a mesma, para as aulas lecionadas na componente da Química e da Física.
id RCAP_d85b89b2662de18cb8296a3e57814523
oai_identifier_str oai:ubibliorum.ubi.pt:10400.6/2785
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling As reações químicas no ensino das ciências na educação pré-escolar e no 1º ciclo do ensino básicoRelatório de estágioEnsino da física e químicaReacções químicasO presente relatório, elaborado no âmbito do Mestrado em Ensino de Física e Química no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário descreve e analisa, algumas das atividades desenvolvidas durante o Estágio Pedagógico realizado, no ano letivo de 2012/2013, na Escola Secundária Campos Melo. Pretende-se que este trabalho seja um contributo não só para melhorar o ensino das ciências no ensino Pré-escolar e no 1º Ciclo do Ensino Básico, mas também para estimular nos alunos o gosto pela ciência, preparando-os para o processo de educação científica nos níveis de escolaridade seguintes. Neste relatório é feita a sustentação teórica de uma das aulas lecionadas durante o estágio pedagógico, subordinada ao tema “Reações Químicas e nele se encontram algumas das atividades desenvolvidas durante o ano letivo de 2012/2013 com os resultados obtidos. Das atividades desenvolvidas destaca-se a análise do ensino das ciências no Ensino Pré-escolar e no 1º Ciclo do Ensino Básico, e uma proposta de atividade extracurricular aos níveis de ensino já referidos, que consiste na realização de atividades experimentais, subordinadas ao tema “Reações químicas”, com o objetivo de estimular o gosto pela ciência e formar alunos esclarecidos e com pensamento crítico num contexto sociológico, científico e tecnológico. Neste trabalho é apresentada a prática de ensino supervisionado, onde é exposto o plano de aula, os recursos educativos utilizados e uma reflexão sobre a mesma, para as aulas lecionadas na componente da Química e da Física.This report, prepared under the Master in Teaching Physics and Chemistry in the 3rd Cycle of Basic Education and Secondary Education, aims to describe and analyze some of the activities undertaken during the Teacher Training conducted in 2012/2013 school year at Campos Melo Secondary school. It is intended that this paper contributes not only to improve the teaching of sciences in pre-school education and 1st Cycle of Basic Education, but also to stimulate students’ interest in science, preparing them for the scientific education process in the following school levels. In this report it is presented the theoretical support of one of the taught lessons during the Teacher Training under the theme “Chemical Reactions” and it can be found some activities undertaken during 2012/2013 school year with the attained results. Among the undertaken activities it is emphasized the analysis of the teaching of sciences in pre-school education and 1st Cycle of Basic Education and a proposal of an extra-curricular activity in those referred levels, which consists of the execution of experimental activities, under the theme “Chemical Reactions”, aiming to stimulate students’ interest in science and educate clarified students with critical thought in a social, scientific and technological context. In this paper it is presented the practice of supervised teaching, where it is exposed the lesson plan, the used educational resources and a reflection of itself for the taught lessons in the component of chemistry and physics.Ciríaco, Maria de Lurdes FrancouBibliorumCalvo, Filomena do Céu Rodrigues2014-12-12T21:32:59Z2013-0620132013-06-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.6/2785porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-12-15T09:38:58Zoai:ubibliorum.ubi.pt:10400.6/2785Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T00:44:23.928701Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv As reações químicas no ensino das ciências na educação pré-escolar e no 1º ciclo do ensino básico
Relatório de estágio
title As reações químicas no ensino das ciências na educação pré-escolar e no 1º ciclo do ensino básico
spellingShingle As reações químicas no ensino das ciências na educação pré-escolar e no 1º ciclo do ensino básico
Calvo, Filomena do Céu Rodrigues
Ensino da física e química
Reacções químicas
title_short As reações químicas no ensino das ciências na educação pré-escolar e no 1º ciclo do ensino básico
title_full As reações químicas no ensino das ciências na educação pré-escolar e no 1º ciclo do ensino básico
title_fullStr As reações químicas no ensino das ciências na educação pré-escolar e no 1º ciclo do ensino básico
title_full_unstemmed As reações químicas no ensino das ciências na educação pré-escolar e no 1º ciclo do ensino básico
title_sort As reações químicas no ensino das ciências na educação pré-escolar e no 1º ciclo do ensino básico
author Calvo, Filomena do Céu Rodrigues
author_facet Calvo, Filomena do Céu Rodrigues
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Ciríaco, Maria de Lurdes Franco
uBibliorum
dc.contributor.author.fl_str_mv Calvo, Filomena do Céu Rodrigues
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino da física e química
Reacções químicas
topic Ensino da física e química
Reacções químicas
description O presente relatório, elaborado no âmbito do Mestrado em Ensino de Física e Química no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário descreve e analisa, algumas das atividades desenvolvidas durante o Estágio Pedagógico realizado, no ano letivo de 2012/2013, na Escola Secundária Campos Melo. Pretende-se que este trabalho seja um contributo não só para melhorar o ensino das ciências no ensino Pré-escolar e no 1º Ciclo do Ensino Básico, mas também para estimular nos alunos o gosto pela ciência, preparando-os para o processo de educação científica nos níveis de escolaridade seguintes. Neste relatório é feita a sustentação teórica de uma das aulas lecionadas durante o estágio pedagógico, subordinada ao tema “Reações Químicas e nele se encontram algumas das atividades desenvolvidas durante o ano letivo de 2012/2013 com os resultados obtidos. Das atividades desenvolvidas destaca-se a análise do ensino das ciências no Ensino Pré-escolar e no 1º Ciclo do Ensino Básico, e uma proposta de atividade extracurricular aos níveis de ensino já referidos, que consiste na realização de atividades experimentais, subordinadas ao tema “Reações químicas”, com o objetivo de estimular o gosto pela ciência e formar alunos esclarecidos e com pensamento crítico num contexto sociológico, científico e tecnológico. Neste trabalho é apresentada a prática de ensino supervisionado, onde é exposto o plano de aula, os recursos educativos utilizados e uma reflexão sobre a mesma, para as aulas lecionadas na componente da Química e da Física.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-06
2013
2013-06-01T00:00:00Z
2014-12-12T21:32:59Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.6/2785
url http://hdl.handle.net/10400.6/2785
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136341464711168