Tarefas de investigação no ensino das "reações químicas" : um estudo com alunos do 8.º ano de escolaridade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nelhas, Rute Isabel dos Santos, 1974-
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10451/8386
Resumo: Relatório da prática de ensino supervisionada, Ensino de Física e Química para o 3.º ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário, Universidade de Lisboa, 2012
id RCAP_5c3d5ffaf56eeaf83d2b5def3f0e1f9a
oai_identifier_str oai:repositorio.ul.pt:10451/8386
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Tarefas de investigação no ensino das "reações químicas" : um estudo com alunos do 8.º ano de escolaridadeEnsino da químicaReacções químicasConceitos científicosRelatórios da prática de ensino supervisionada - 2012Relatório da prática de ensino supervisionada, Ensino de Física e Química para o 3.º ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário, Universidade de Lisboa, 2012Com este trabalho pretende-se conhecer as reações dos alunos relativamente ao uso de tarefas de investigação, construídas com base no modelo dos “cinco E’s” e sobre o tema “Reações Químicas”. Para tal foram identificadas questões orientadoras deste trabalho que se relacionam com as dificuldades sentidas pelos alunos durante as fases Engagement, Exploration, Explanation e Evaluation, as dificuldades enfrentadas e potencialidades atribuídas pelos alunos à elaboração de mapas de conceitos, e a avaliação que os alunos fazem do uso de tarefas de investigação em sala de aula. A proposta didática é constituída por uma sequência de sete aulas de 90 minutos, sobre o tema “Reações Químicas”, aplicada numa turma de 28 alunos do 8.º ano de escolaridade. Como instrumentos de recolha de dados recorreu-se à observação, entrevista em grupo focado e aos documentos escritos pelos alunos. Da análise de conteúdo dos dados emergiram categorias que permitiram a organização dos mesmos. Os resultados mostraram que os alunos sentiram algumas dificuldades nas diferentes fases das tarefas, nomeadamente ler e interpretar textos, colocar questões, planear e realizar experiências, construir tabelas, tirar conclusões, escrever e realizar a reflexão sobre o trabalho desenvolvido. Relativamente à elaboração dos mapas de conceitos, os resultados revelaram, que apesar das dificuldades sentidas, os alunos conseguiram evoluir positivamente, tendo-lhes atribuído potencialidades, como a possibilidade de ser utilizado como instrumento de estudo e o facto de contribuir para o desenvolvimento de competências de raciocínio. De um modo geral, os alunos gostaram de realizar as tarefas de investigação, valorizando essencialmente a realização de experiências e o trabalho em grupo e atribuindo à sua realização uma aprendizagem mais eficiente, devido ao seu maior envolvimento e papel mais ativo.This work aims at describing pupils’ reactions to inquiry tasks, designed according to the “5 E's model” and related to the theme “Chemical Reactions”. For this purpose, were identified study guidelines related to the difficulties experienced by pupils during phases Engagement, Exploration, Explanation, and Evaluation, the difficulties and potentialities attributed by pupils to the concept maps, and the evaluation made by pupils, related to the use of the inquiry tasks in the classroom. To achieve the presented aims, inquiry tasks are implemented during seven 90 minutes classes, concerning the subject “Chemical Reactions”. The work was carried out in a 8th grade class of 28 pupils. As instruments of data collection were used observation, focus group interviews and documents written by students. From the data content analysis emerged categories that enabled their organization. The results showed that students experienced some difficulties in the different phases of the tasks, including reading and interpreting texts, asking questions, planning and conducting experiments, building tables, drawing conclusions, writing and reflecting on the work performed, being largely overcome these during the various tasks. For the concept mapping, the data show that, despite of the difficulties, the pupils were a positive development, assigning them potentialities as the possibility of being used as a study tool and that it contributes to the development of reasoning competences. In general, pupils liked to carry out inquiry tasks, valuing basically conducting experiments and group working, and relating them with their more efficient learning, due to their greater involvement and more active role.Baptista, Mónica Luísa Mendes, 1980-Repositório da Universidade de LisboaNelhas, Rute Isabel dos Santos, 1974-2013-04-26T09:16:48Z20122012-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/8386porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T15:52:14Zoai:repositorio.ul.pt:10451/8386Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:32:56.973854Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Tarefas de investigação no ensino das "reações químicas" : um estudo com alunos do 8.º ano de escolaridade
title Tarefas de investigação no ensino das "reações químicas" : um estudo com alunos do 8.º ano de escolaridade
spellingShingle Tarefas de investigação no ensino das "reações químicas" : um estudo com alunos do 8.º ano de escolaridade
Nelhas, Rute Isabel dos Santos, 1974-
Ensino da química
Reacções químicas
Conceitos científicos
Relatórios da prática de ensino supervisionada - 2012
title_short Tarefas de investigação no ensino das "reações químicas" : um estudo com alunos do 8.º ano de escolaridade
title_full Tarefas de investigação no ensino das "reações químicas" : um estudo com alunos do 8.º ano de escolaridade
title_fullStr Tarefas de investigação no ensino das "reações químicas" : um estudo com alunos do 8.º ano de escolaridade
title_full_unstemmed Tarefas de investigação no ensino das "reações químicas" : um estudo com alunos do 8.º ano de escolaridade
title_sort Tarefas de investigação no ensino das "reações químicas" : um estudo com alunos do 8.º ano de escolaridade
author Nelhas, Rute Isabel dos Santos, 1974-
author_facet Nelhas, Rute Isabel dos Santos, 1974-
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Baptista, Mónica Luísa Mendes, 1980-
Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Nelhas, Rute Isabel dos Santos, 1974-
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino da química
Reacções químicas
Conceitos científicos
Relatórios da prática de ensino supervisionada - 2012
topic Ensino da química
Reacções químicas
Conceitos científicos
Relatórios da prática de ensino supervisionada - 2012
description Relatório da prática de ensino supervisionada, Ensino de Física e Química para o 3.º ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário, Universidade de Lisboa, 2012
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012
2012-01-01T00:00:00Z
2013-04-26T09:16:48Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10451/8386
url http://hdl.handle.net/10451/8386
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134222501281792